ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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É verdade que o Facebook vai cobrar pelo acesso às notícias?

Muita gente se deparou com essa informação nos últimos dias. Há quem desacreditou da possibilidade e outros que se preocuparam muito.

Fato é que qualquer notícia que tenha relação com o Facebook acaba impactando as pessoas de um modo ou de outro.

Isso porque trata-se da maior rede social do mundo, a mais utilizada no Brasil, depois do WhatsApp, além de ser uma das maiores plataformas de links patrocinados da atualidade.

Muitos profissionais trabalham com o apoio do Facebook Ads, promovendo seus produtos e serviços, gerando conversões, captando leads, enfim…

De modo geral, podemos dizer que qualquer alteração no funcionamento do Facebook é de interesse de muitos, se não todos!

Quer uma prova?

O próprio Facebook tem em sua relação de perguntas dentro das políticas de privacidade e uso as seguintes questões:

  • O uso do Facebook é gratuito?
  • É verdade que o Facebook vai cobrar pelo uso do site?

Isso só demonstra o quanto estas são preocupações do público em geral.

Há muitas buscas relacionadas ao tema e também inúmeras notícias falsas sobre isso.

Você deve estar constatando em sua mente agora:

  • “Então essa recente notícia é só mais um boato criado com a força da internet!”.

Só que precisamos te alertar que, dessa vez, a história é um pouco diferente!

Quer saber se é verdade que o Facebook vai cobrar pelo acesso às notícias?

Então vem com a gente. Nós, do Mestre do Adwords, criamos um conteúdo especial para lhe explicar o que está, realmente, acontecendo.

Não fique parado aí e confira tudo a seguir.

 

Facebook

 

O Facebook será pago agora?

Calma! Antes de qualquer coisa é preciso que você saiba que o Facebook não será pago.

Pelo menos, não quanto ao acesso à plataforma como Rede Social. Você não terá que pagar uma mensalidade ou qualquer tipo de valor para poder ter uma conta como essa que possui hoje.

Quanto a isso, pode ficar tranquilo. A informação, inclusive, está na página oficial do Facebook, na sessão de políticas.

Se você não tem ainda um perfil no Facebook ou está pensando em criar uma nova fanpage na rede social, também pode ficar tranquilo, isso não será cobrado de você.

A história sobre as cobranças enfocam uma outra área, você vai descobrir tudo de forma detalhada à seguir.

É verdade que eu vou ter que pagar para ler notícias no Facebook?

Muitos duvidaram dessa possibilidade e ainda duvidam, mas a resposta para a pergunta acima é: Sim!

Segundo a diretora responsável pelas parcerias da Rede Social, Campbell Brown, o sistema que tornará essa possibilidade real já está em fase de testes e implementação.

A notícia foi divulgada no portal The Street, que também informou que os primeiros testes práticos começarão antes do final de 2017, mais especificamente, no mês de outubro.

A bomba que mexeu com muita gente foi confirmada durante uma conferência que aconteceu na última terça feira, dia 18 de julho de 2017, na cidade de Nova York.

No evento, Campbell Brown garantiu que o Facebook vai começar a trabalhar com uma espécie de programa de assinaturas de notícias próprio, que será implementado na plataforma da rede social.

 

Facebook-vai-cobrar-pelo-acesso-às-notícias

 

Como será feita a cobrança ao acesso de notícias no Facebook?

O novo projeto do Facebook visa realmente passar a cobrar dos usuários pelo acesso à determinadas notícias e conteúdos.

Conforme a diretora de parcerias da Rede Social afirmou no congresso que esteve em Nova York na última terça feira, dia 18 de julho, será uma espécie de programa de assinaturas.

O que já é bastante conhecido aqui no Brasil e no mundo, não diretamente no Facebook, mas nos portais de notícias como a Folha de S. Paulo e o The Wall Street Journal.

Já há diversos jornais e portais de notícias que oferecem o sistema Paywall.

Você pode estar se perguntando:

  • “O que é sistema Paywall?”.

Não se preocupe, a gente lhe explica! Trata-se de forma básica, de um modelo diferenciado de oferecer seus conteúdos.

No qual os produtores, seja ele o jornal, blog ou portal, oferece um determinado número de conteúdos gratuitos aos usuários e após esse valor exceder, para ter acesso à outras matérias, é necessário pagar, fazendo uma assinatura.

 

Facebook-vai-cobrar-pelo-acesso

 

A ideia do Facebook é exatamente essa. E seu funcionamento não deve ter grandes diferenças, já que a base é bastante semelhante.

O sistema de assinaturas da plataforma já está sendo implementado e provavelmente será lançado em parceria com grandes jornais e portais de notícias.

Segundo informações obtidas diretamente no evento em que a diretora do Facebook se pronunciou, a novidade terá apoio do recurso Instant Articles.

Também de lançamento recente, que tornou mais simples e rápido o acesso ao conteúdo de produtores externos compartilhados na plataforma.

Além disso, o Paywall do Facebook também vai direcionar o usuário para a página oficial do produtor do conteúdo, seja o jornal ou qualquer outro site, já que o intuito é impulsionar o usuário a realizar a assinatura.

Embora a restrição de acesso em conteúdos para incentivar assinaturas pareça ser uma tendência no mercado digital, a ação do Facebook em direção a ela não aparenta ter somente esse motivo.

Não estamos dizendo isso à toa! Na verdade, a própria Campbell Brown disse que tem ouvido muito dos donos dos jornais, como o New York Times, que eles possuem interesse em utilizar um produto de assinatura próprio do Facebook.

Por outro lado, há mais de uma mês, em declarações, os emissários do Wall Street Journal e New York Times declararam, mesmo não sendo diretos, que o Paywall da rede social já estava com sua implementação em andamento.

Apesar de todas as evidências apontarem para que em breve os usuários terão que lidar com mais restrições nos acessos de conteúdos dentro do Facebook, não há datas oficiais para o lançamento.

Também não é conhecida informações sobre em quais países ele será disponibilizado primeiro e nem quais serão os valores e métodos de cobranças.

É isso!

Ficou com dúvidas? Mande suas perguntas para nós!

Até a próxima.

Forte Abraço.

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