ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 Dicas para Direcionar Suas Estratégias de Marketing Para o Alvo Certo

Muitas vezes temos a ideia errada de que o marketing tem como papel principal atrair pessoas.

O erro desse pensamento está justamente no ponto de que o marketing é essencialmente construído com base nas pessoas, no comportamento do potencial consumidor.

Por isso, a definição mais acertada para ele é: Um conjunto de ações que é delineada de acordo com o comportamento de um grupo de pessoas, visando se comunicar, passar uma mensagem e se conectar. À nível que elas percebam o valor imensurável que você tem à oferecer e, consequentemente, se interessem em lhe ouvir.

Com certeza, você já deve ter visto negócios com enorme potencial, com excelentes produtos ou serviços em mãos, mas que não conseguem retorno, atenção do público.

  • Já parou para pensar porque isso acontece?

Nós podemos lhe assegurar que, na grande maioria das vezes, a grande culpada é a falta de direção nas estratégias.

Basicamente, esses negócios não estão sabendo direcionar suas estratégias de marketing para o alvo certo.

É óbvio que ninguém quer falar com a parede, com o breu da internet. Por isso, hoje, nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo.

A gente vai te entregar 5 dicas para conseguir atingir o público certo, aquele que enxerga o seu valor, a importância das suas soluções.

Vem com a gente!

 

Marketing-Para-o-Alvo-Certo

 

1ª Dica – Direcionar Suas Estratégias de Marketing pelas leis de Kotler

Philip Kotler é um dos nomes mais importantes do marketing e isso não é novidade para ninguém.

Por isso, o grande pai do marketing é uma excelente referência se você está precisando direcionar suas estratégias.

Há pouco tempo, Kotler deu uma declaração simples, mas poderosa sobre o marketing na atualidade.

Ele disse que os profissionais desse setor precisam utilizar 3 pilares conceituais para construir estratégias de marketing assertivas. Que conquistam e tornam clientes recorrentes. São elas:

  1. Foco no potencial consumidor.
  2. Gerar comunicação e oferecer valor com base nos comportamentos e características de seu alvo.
  3. Entregar soluções expressivas, deixando o alvo satisfeito e cativado.

Para conquistar tudo isso, no entanto, é preciso que você faça algumas perguntas à si mesmo, sobre seu negócio.

2ª Dica – À quem você deseja direcionar suas estratégia de marketing?

Não adianta você adotar os 3 pilares de referência dados por Kotler, se você não sabe responder perguntas básicas sobre o que pretende conquistar.

A primeira delas é:

  • “Com que você quer se comunicar?”.

Para haver uma comunicação é preciso que o outro lado se interesse em, ao menos, inicia-la.

Geralmente, os negócios erram em achar que todo mundo vai ter interesse em seus produtos ou serviços.

Entenda de uma vez por todas que por mais que a sua solução seja perfeita, nem todo mundo será seu público alvo. As pessoas possuem suas preferências, dores, comportamentos particulares e plurais que a integram em um grupo de afinidades e as distanciam de outros.

Então, para direcionar suas estratégias de marketing para o alvo certo você terá que responder:

  • Qual o alvo que eu desejo atingir?
  • Qual problema minha solução resolve?
  • Quem é o público que possui esse problema?
  • Quais características o define?

A ideia é criar um “personagem” com as características do público alvo que suas estratégias deveriam se comunicar.

Preste atenção nas dores, afinidades, faixa etária, poder aquisitivo, localização, gênero e tudo mais que pode influenciar em suas decisões e comportamentos como consumidor.

 

Direcionar-Suas-Estratégias-de-Marketing-Para-o-Alvo-Certo

 

3ª Dica – O que o meu alvo procura em meu negócio?

Responder essa pergunta vai te ajudar a estabelecer uma comunicação mais assertiva.

Isso porque, basicamente, é por meio dessa definição bem feita que você consegue mostrar o seu verdadeiro valor. O que você tem a oferecer.

  • Se aquela pessoa é o seu alvo, o que ela espera ouvir de você?

Para conseguir chegar o mais próximo da resposta, ouça-os!

Nada melhor que colher a opinião da fonte, certo? Isso te dá a chance de criar estratégias de marketing personalizada.

Que converse de forma muito aproximada do seu público alvo. Tocando nos interesses dele, certamente ele te ouvirá.

Então, olhe e preste atenção no seu público. Leia os comentários, as opiniões, as mensagens, faça pesquisas, convide-os a se expressarem. Responda as perguntas.

4ª Dica – Se conecte com seu público por meio de valores e ideais

Para que suas estratégias de marketing consigam conectar o público alvo certo à sua marca, é preciso que você invista em construir um relacionamento.

O problema de muitas marcas nesse quesito é que, muitas vezes, elas não possuem os mesmos valores e ideais que seu alvo.

Isso, automaticamente, afasta-os e torna a conexão fraca demais para durar.

Lembra que falamos sobre o marketing ser sobre o comportamento das pessoas?

Bem, entre outras coisas, isso quer dizer implicitamente que o consumo é construído por meio de um bom relacionamento.

E para que um relacionamento se estabeleça é preciso de conexão, certo? A conexão pode surgir por meio de diversas características, mas de modo geral, ela é formada por empatia, por compartilhamento de ideias, valores, ideais.

Quando você “se parece” com o seu potencial cliente, o relacionamento e a conexão tornam-se mais fortes e duradouras.

Por isso, verifique essa questão e, claro, exponha os seus valores, ideais, missões. Certamente, por meio delas, sua marca conquistará conexões com seu alvo de forma mais assertiva.

 

5-Dicas-para-Direcionar-Suas-Estratégias-de-Marketing-Para-o-Alvo-Certo

 

5ª Dica – Como suas estratégias de marketing serão entregues ao alvo certo?

Agora que você já sabe quem é o seu alvo, chegou o momento de descobrir como serão entregues as suas mensagens à ele.

Claro, você precisará se comunicar, entregar valor e conectar tudo isso ao produto, serviço, posteriormente.

Então, olhe para o seu público mais uma vez, ele te entregará a resposta que você procura.

Verifique quais plataformas e canais eles são mais ativos. Qual tipo de conteúdo preferem consumir. E comece por eles.

Depois, se você perceber a necessidade de estar presente em mais de uma plataforma, entregando outros formatos, avance.

Trabalhe na jornada de consumo integralmente. Alimentando com conteúdos, entregando valor, doutrinando, conectando, mas não se esqueça de oferecer a sua solução. Seja ela um produto ou serviço.

Claro, é preciso dosar a incidência entre conteúdos de valor e vendas, mas não adianta esperar o potencial consumidor te procurar, é necessário mostrar o caminho a ele.

Suas estratégias de marketing devem trabalhar basicamente nisso. Em formar um caminho estratégico para gerar conversões. Baseadas no comportamento do público alvo certo, nas necessidades, valores e tudo mais.

Por hoje é só! Esperamos ter lhe ajudado.

Dúvidas? Escreva para nós.

Forte Abraço.

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