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4 dicas para diminuir a taxa de rejeição de e-commerce?

A taxa de rejeição é uma métrica bastante importante para sites e blogs da internet, pois ela mostra de forma bem clara como está o aceite de nosso público em relação aos nossos conteúdos, serviços e etc.

Para quem não sabe ou está começando agora e nunca ouviu falar de taxa de rejeição, ela funciona mais ou menos assim: O usuário chega a sua página através das buscas pelo Google, encontra seu site, entra nele, porém não encontra exatamente o que estava procurando e aí, acaba retornando as buscas. Justamente esse retorno é tido como uma “rejeição”, afinal não houve uma boa experiência para o usuário.

Só que se você pensava que apenas sites e blogs tinham uma preocupação muito grande com isso, sabia que os e-commerces e lojas virtuais preocupam-se igual ou mais com essa métrica.

Você tem ideia do porquê?

Bom, do que adianta estar bem posicionado na busca de um produto ou então, conquistar um tráfego gigantesco através de anúncios, se quando o usuário entra em sua loja, a oferta não é interessante ao ponto de gerar uma conversão?

Se essa taxa está elevada demais ai em seus métricas, precisamos identificar o porquê de isso estar acontecendo para que seja possível corrigir rapidamente, pois seus resultados acabam se alterando demais.

Então, para ajudar você a diminuir a taxa de rejeição de e-commerce, o Blog do Mestre do Adwords, separou alguns dicas que irão melhorar suas métricas.

Confira!

email

 

1º Dica – Conteúdo de engajamento

Quando se fala de e-commerce, você precisa entender que o usuário já entrou ali com a intenção de obter alguma informação relaciona ao produto que você vende. Então, ou ele quer saber o valor, seu prazo de entrega, valor do frete ou as opções que você pode oferecer.

Essa é a sua chance de fazer a diferença e motivar ele a fazer a conversão.

Independente da onde seja: na página do produto, na descrição, em sua landing page ou até mesmo na página inicial de sua loja virtual, todo o conteúdo precisa gerar muito valor, entregar qualidade e inspirar confiança.

É claro que para cada local há um tipo de conteúdo ideal, porém em todos você precisa destacar esse engajamento, pois será fundamental para que as conversões ocorram.

Na descrição dos produtos, procure sempre ser o mais claro e objetivo possível. Muitos acham que ninguém lê, porém estão enganados, quem vai comprar quer saber as medidas, o tamanho, o tipo de material ou qualquer outro detalhe que não fique tão claro nas fotos, principalmente em alguns segmento de mercado, como no caso de móveis.

Quando essas informações faltam, acabam indo efetuar a compra em locais dos quais todas as informações estejam ao alcance, pois sentem-se mais confiantes para finalizar. Então, não perca clientes por conta disso, sempre coloque o maior número de informações possíveis, por mais que você entenda que ninguém lê, pois ás vezes, essa atenção especial que você deu as informações é que será decisivo nas vendas.

 

taxa de rejeição de e-commerce

 

2º Dica – Layout organizado

Acredite, se o usuário não consegue nem encontrar o produto que ele está procurando, como é que você quer que ele consiga finalizar a compra?

Não adianta ter um conteúdo impecável com informações excelentes, fotos da maior qualidade e riqueza de detalhes possíveis, se as páginas de sua loja virtual é uma verdadeira bagunça, toda desorganizada e bagunçada.

Você precisa tornar o ambiente limpo, muito bem organizado e de fácil acesso. Pois, muitas pessoas que vão comprar de você não estão 100% familiarizadas com a utilização da internet, então se algo estiver muito complicado, elas simplesmente vão desistir da compra.

Quanto as cores, opte sempre pela utilização de um fundo neutro que coloque em destaque apenas as imagens do produto. Além disso, os botões de call to action merecem saltar aos olhos, então é nesse ponto que você deverá investir em cores quentes.

Em tratando-se de e-commerces e lojas virtuais, também vem destaque especial para prazo de entrega, frete grátis, formas de pagamento, possibilidades de parcelamento e cupons de desconto, caso haja, pois são informações que ajudam os usuários e acelerar o processo de compra.

 

diminuir a taxa de rejeição de e-commerce

 

3º Dica – Sugestão de produtos relacionados

Outra boa dica é sempre deixar um local que faça a indicação de produtos relacionados ao que os usuários estão procurando, pois isso pode ser que ele não encontre em você o exato produto, mas acabe se interessando em algum relacionado.

Isso deve acontecer, principalmente, em produtos que estão com estoque zerados ou que não estão sendo vendidos naquele momento. Por exemplo, você já deve ter feito a busca por algum produto e ao entrar na página da loja, recebeu um aviso de que eles estava esgotado, não é mesmo?

Normalmente, quando isso acontece, o usuário volta a página de busca para procurar em outra loja, correto? Pois bem, se você consegue destacar para ele que, realmente, o produto que ele procura está em falta, porém você consegue oferecer outro que é bem parecido, você aumenta, nem que seja minimamente, a retenção na sua página e pode até mesmo, efetuar algumas vendas.

Faça alguns testes e comprove que o que estamos falando é verdade!

 

4º Dica – Call to action sempre criativos

Por fim, call to action bem trabalhados na página de um e-commerce conseguem aumentar as vendas de forma surpreendente, principalmente, se for relacionado a ofertas em um curto espaço de tempo.

Sabe aquelas promoções que ficam com o cronometro? Elas acabam tendo uma taxa de conversão muito maior, pois o usuário ficar com medo de perder aquele preço praticado e com isso, efetua a ação de compra muito mais rapidamente.

Então, faça alguns testes e veja o que melhor funciona para a sua marca!

 

 

Com essas 4 dicas simples para diminuir a taxa de rejeição de e-commerce, já será possível melhorar significativamente seus resultados.

Agora está na sua mão começar a aplicar tudo o que te ensinamos e colher os frutos de suas ações!

Se ficar com alguma dúvida, não deixe de mandar para nós!

Até breve!

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