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Dicas Para Usar o Analytics

Você já conhece essa ótima ferramenta de monitoramento, já ouviu falar das maravilhas em forma de dados que ela pode trazer para os seus negócios, mas não sabe como utilizar o Analytics da melhor forma. E agora?

E agora que eu estou aqui para lhe ajudar. Preciso deixar claro que você pode sempre contar comigo.

Como não poderia ser diferente, devido ao tema proposto, nesse conteúdo lhe entregarei dicas de como você deve usar o Analytics da melhor forma.

Quero que você possa sair daqui pronto para melhorar os seus resultados, o seu monitoramento, análise e tudo que acerca a plataforma. Por isso vou direto ao ponto, não vou lhe contar muito sobre como foi a minha escolha quanto a esse tema, a única coisa que eu preciso dizer é que eu soube que você podia estar precisando de ajuda e, portanto eu vim me apresentar para ajudar.

 

Dicas Para Usar o Analytics.

 

Preparei um artigo recheado de informação relevante. Se você é um profissional que se encaixa nas seguintes situações que vou lhe apresentar abaixo, fique certo de que você deveria estar aqui mesmo, pois tenho dicas incríveis e importantes no que se diz respeito a melhorar resultados.

  • Você se inscreveu no Analytics, colocou o código de rastreio no site e nunca mais mexeu em nada.
  • Você não sabia que o Analytics precisava de configurações específicas ao seu negócio.

Agora uma pergunta importante:

  • Você sabia que o Analytics pode lhe entregar dados essenciais e extraordinários, tais quais sobre o seu público alvo, tipos de acesso ao seu site, tecnologia e qualidade técnica do site?

Como eu lhe disse acima, se você se encaixa nessas situações e a resposta para a pergunta foi não. Tenho duas notícias para você, a primeira é péssima e a segunda é ótima.

  1. Você tem grandes chances de estar perdendo dinheiro, conversões e muitos, muitos clientes.
  2. Eu posso lhe ajudar a deixar essa realidade ruim para traz. Vou lhe mostrar tudo que eu sei sobre Analytics no quesito potencializar resultados.

Ficou interessado? Então vamos juntos nesse tour incrível de conhecimento. A seguir lhe apresentarei dicas importantes e, talvez, fatos que você ainda não sabia sobre o Analytics.

 

Utilizando o Analytics em 5 Passos

A primeira dica, eu já pude lhe entregar logo no início desse conteúdo, lembre-se que para utilizar o Analytics da melhor forma, é necessário que você faça configurações específicas de acordo com o seu negócio, mas calma, vou lhe mostrar tudo de forma mais aprofundada a seguir:

 

Dicas Para Usar o Analytics,

 

  1. Configurando as Conversões: A partir do momento em que o Analytics passa a monitorar o seu site, ele lhe trará dados sobre diversos âmbitos, mas eu preciso lhe fazer uma pergunta de extrema importância: Quais são os seus objetivos? O que é uma conversão para você? Isso é importante que você saiba, pois não é possível fazer análise de dados quando não se tem um objetivo traçado. Você não conseguirá saber se os seus resultados são bons ou ruins, se suas metas não estão estipuladas dentro da plataforma, afinal, o Analytics gira totalmente em torno disso. Para acabar com esse problema, você deve saber responder as perguntas que te fiz acima, logo em seguida deve estabelecer essas metas dentro da plataforma. É importante lembrar que cada negócio tem um tipo meta, isso vai ser determinado pelo seu ramo de atuação e por você. Por exemplo, seu objetivo pode ser:
    • A captação de Lead
    • Vendas
    • Número de Tráfego
    • Download

Quando o Analytics souber o que é uma conversão para o seu negócio, será mais fácil visualizar informações mais relevantes, como por exemplo, qual o termo que mais converte ou o tráfego mais qualificado.

  1. Configurar Termos de Buscas Internas: Essa possibilidade que o Google Analytics lhe dá, muitas vezes passa despercebida, mas não deveria. Isso porque ela pode lhe entregar informações simplesmente sensacionais sobre o interesse do seu público alvo, facilitando a criação de campanhas, elaboração de técnicas de SEO mais contundentes, enfoque em produtos de maior interesse, e etc. Não entendeu ainda? Esse recurso fornece informações sobre o que o seu público digitou na barra de pesquisa interna do seu site, possibilitando que você visualize os termos exatos, abrindo um leque de possibilidades. Para aproveitar essa oportunidade, basta que você habilite a opção na própria plataforma do Analytics. Obviamente você precisa ter uma barra para pesquisa interna no site.

 

  1. Tempo de Carregamento: Tenho duas perguntas para você:
    • Você sabia que o Analytics lhe oferece uma análise sobre o tempo de carregamento do seu site?
    • Você sabia que o tempo de carregamento das páginas do seu site está diretamente ligado ao SEO e consequentemente ao ranqueamento?

Bom se você não sabia, preciso lhe deixar a par do assunto, assim você também já entende o porquê é interessante habilitar essa opção no Analytics. O tempo de carregamento do site é uma das bases de análise qualitativa do Google, isso porque, ele entende que quanto mais rápido a página carregar e retornar com a resposta para o usuário, melhor é o nível de experiência que você oferece. E que tal, ter uma análise desse quesito feita diretamente pelo Google? Por isso que eu lhe digo que é muito interessante habilitar essa opção, além do mais, um feedback do chefe com a possibilidade de apontamentos para a melhoria do que aparentemente não está tão bom, não se pode desperdiçar. Não é verdade?

  1. Fluxo: Esse é um recurso disponibilizado na nova versão do Analytics, mas é um dos melhores no quesito extração de informação de qualidade, portanto não o deixe de lado. O fluxo lhe fornece dados sobre o caminho percorrido pelo tráfego em seu site, mas também oferece dados sobre o fluxo baseado na conversão pré-estabelecida por você. Para que você entenda melhor:
    • Fluxo de Tráfego: Funcionando de forma mais avançada, mais parecida com os funis, ele mostra informações sobre qual o caminho percorrido pelo seu tráfego, tais como origem, termo pesquisado, página de conversão, página de saída e variações entre os usuários.
    • Fluxo de Conversões: Apresenta os caminhos utilizados até o momento da conversão, além de dados do tráfego que converteu.

Habilite essa função e você poderá ter informações mais precisas, além de ideias adicionais sobre como você deve agir para atrair maiores resultados.

  1. Webmaster: Essa dica é matadora, mas não é porque se trata de uma novidade, não. Muita gente já a utiliza em conjunto com o Analytics e isso atesta a grandiosidade e a qualidade dessa ação. Se você não acredita que isso pode melhorar ainda mais seus resultados, vou lhe mostrar quais os benefícios trazidos por essa junção do Google Webmasters Tools e do Analytics. Ao ter o Webmaster Tools habilitado na plataforma, você terá acesso:
    • Aos dados sobre Ranqueamento.
    • Volume de Pesquisas para determinadas palavras-chaves.
    • Tipo de estrutura de links do seu site.
    • Análise do Próprio Google sobre o desempenho e a “leitura” do seu site.
    • Envio de Sitemap e análise.

Está achando que é pouco, pois você já tem acesso a tudo isso separadamente? Então, tudo bem. Eu posso lhe dizer que tem mais, pois ao utilizá-los em conjunto, você terá em mãos três diferentes tipos de relatórios baseados em SEO, que lhe dará dados sobre pesquisas realizadas por seus usuários, páginas de entrada, saída, conversão, além de localização do seu tráfego. Não sabe para o que você pode utilizar esses dados? Olha só:

  • Ajudar a avaliar e modificar suas páginas com base no CTR.
  • Analisar as páginas de entrada com melhores resultados.
  • Visualizar qual a principal fonte de tráfego regional (País, Estado, Cidade).
  • Saber qual o seu setor mais atuante.

Sensacional, não é mesmo? Espero que eu tenha conseguido lhe mostrar as principais grandes possibilidades do Analytics.

Nesse momento é hora de você começar a agir para alcançar e agarrar com todas as forças as oportunidades, sem dúvidas você melhorará e muito os seus resultados, com base em análises mais precisas e voltadas aos seus objetivos e metas.

 

Dicas Para Usar o Analytics

 

Quero lhe dizer que você pode contar comigo caso surjam dúvidas no percurso rumo ao seu objetivo, basta que você entre em contato comigo por meio dos comentários ou até mesmo pelas minhas redes sociais.

Volte sempre que quiser ou tiver necessidade, sempre terá conteúdos atualizados e interessantes sobre o mercado digital com o intuito de lhe auxiliar.

Até a Próxima. Forte Abraço!

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