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Dicas para ter mais sucesso nas transmissões no Facebook

Os vídeos são grandes sucessos e não há mais por onde fugir! Conteúdo escrito é importante e é o que ranqueia, porém os vídeos se tornaram uma forma prática e rápida de transmitir informação, se conectar com o público alvo e engajar.

O formato em vídeo está em toda a internet, nos canais do Youtube, dentro de infoprodutos e até mesmo nas redes sociais, inclusive massivamente no Facebook.

Dentro dessa rede social é possível encontrar 2 tipos de conteúdo em vídeo: Aqueles que são upados diretamente e as transmissões ao vivo em vídeo que é um recurso, relativamente, novo. Esse novo formato, permite que você faça transmissões ao vivo, mas que ficam gravadas para serem assistidas depois.

Sabemos que o edgerank do Facebook tem ficado cada vez mais exigente e dá para perceber isso com o nosso feed de notícias cada vez mais segmentado e exibindo conteúdo de interesse com base no comportamento do usuário.

É justamente por isso que a Live no Facebook ou transmissões ao vivo é uma excelente ferramenta para atrair olhares e engajar. Então, o blog do Mestre do Adwords irá te dar algumas dicas para que você tenha sucesso nas transmissões no Facebook.

Vamos lá?

 

Dicas para ter mais sucesso nas transmissões no Facebook.

 

Por que as transmissões no Facebook melhoram meu Edgerank?

A gente sabia que isso iria te gerar dúvidas, então queremos matar isso já de uma vez. Exemplificando ficará mais fácil de você compreender…

Quando você anuncia no Facebook é necessário segmentar os usuários que irão ver seus anúncios, não é mesmo? Pois bem, o edgerank seria essa “segmentação”, porém voltado para a exibição natural, como se fosse os motores de busca do Google dentro da rede social.

O edgerank é o grande responsável pelo que será exibido no feed de uma pessoa e ele valoriza MUITO conteúdo com engajamento, ou seja, quanto mais curtido, comentado e compartilhado uma publicação, mais alcance ela terá.

Você já deve ter percebido que quando um postagem ganha curtida, ela ganha várias. Enquanto outras ficam “às moscas”, não é mesmo?

Então, se o que você está procurando é uma forma natural de gerar engajamento em seus negócios do Facebook, prepare-se para fazer transmissões.

Queremos te ajudar a fazer lives interessantes e que te ajudem a atrair a atenção de seu público alvo. Para isso, separamos algumas dicas.

Confira com bastante atenção!

 

#1 – Escolha do tema

O tema é fundamental para atrair a atenção e deixar seu público atento no que você está falando, por isso tenha muito cuidado ao escolher o assunto que irá abordar, afinal ele pode levar a sua transmissão a ser um sucesso ou um fracasso por completo.

Seria interessante conversar com sua audiência e entender o que eles esperam de você, o que eles querem ouvir, pois com isso você aumenta as chances de abordar algo de interesse do senso comum.

Caso você ainda não tenha um audiência formada que pode te ajudar escolher o tema, opte por falar sobre algum assunto do seu segmento de atuação, afinal quem te acompanha é porque curte o seu trabalho ou tem interesse pelos mesmos assuntos que você.

Temas que estão em alta também são interessantes de serem trabalhados, mas é preciso tomar muito cuidado com o tipo de abordagem que você irá fazer, pois não queremos que isso afete a nossa imagem de forma alguma, não é mesmo?

O ideal mesmo é que inicie com temas de seu ramo de atuação para garantir os primeiros passos do sucesso, então se você é especialista em e-commerce, aborde assuntos que irão ajudar as pessoas a vender mais, a organizar melhor sua loja virtual ou mesmo, criar estratégias de recuperação de carrinho.

Tudo isso mostrará que você é uma autoridade no assunto, já que domina o tema proposto e ainda mostrará a sua clara intenção de ajudar quem está ali te acompanhando, entende?

 

Dicas para ter mais sucesso nas transmissões no Facebook,

 

#2 – Atenção especial para os primeiros minutos da transmissão

O Facebook dá uma atenção muito especial para transmissões ao vivo, principalmente, em seus primeiros minutos é como se ele divulgasse automaticamente para seus amigos e seguidores que você está ali, tanto que já existe uma notificação que mostra para toda a sua rede que você está ao vivo naquele exato momento.

A grande sacada é atrair o maior número de visualizações possíveis nesses primeiros minutos, pois é ai que o Facebook irá filtrar o interesse e continuar exibindo sua Live ou então, irá diminuir o alcance gradativamente, afinal se não tem ninguém assistindo é porque não é interessante.

Incentive a interação no início, desperte a curiosidade, peça para mandarem perguntas, para dizerem a cidade de onde se encontram ou qualquer coisa que interaja com a transmissão, isso te manterá em alto alcance durante toda a live.

Um detalhe importante aqui, verifique a sua conexão com a internet, pois devido à baixa qualidade do vídeo, travamentos e imagens pixalizadas, os telespectadores tendem a deixar a transmissão. Hoje, eles são exigentes e se você não oferece qualidade, eles não pensam 2x antes de continuar rolando o feed de notícias.

 

#3 – Mantenha frequência de nas suas lives

Falamos sempre em manter a frequência e a constância nas publicações do seu site, blog, fanpage e com suas lives não poderia ser diferente…

Você terá que doutrinar seu público para que eles percebam que suas aparições são constantes e que você está ali com a missão de conversar com eles e ajudar proporcionando conteúdo de qualidade.

Em um primeiro momento, mostre-se ativo e faça transmissões mais frequentes. Quando eles já estiverem mais acostumados com sua presença, fixe um dia para que elas ocorram e preparem para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Você pode engajar esse público e pedir para que eles contribuam com a transmissão, enviando perguntas, dúvidas e até mesmo assunto que eles gostariam de ver abordados ali, isso te ajudará a garantir a presença deles.

 

Dicas para ter mais sucesso nas transmissões no Facebook

 

#4 –  Fique de olho nos números

O Facebook permite que você verifique como foi o desempenho total de suas transmissões e isso lhe dará parâmetros para entender se está na direção certa ou se é preciso alterar algo.

Nessa análise, você conseguirá informações sobre:

  • Números de pessoas ao vivo;
  • Minutos de visualizações;
  • Número de pessoas alcançadas;
  • Visualizações do vídeo;
  • Visualizações de 10 segundos;
  • Visualizadores únicos;
  • Comentários e compartilhamentos;
  • E por fim, a média de conclusão.

Todos esses dados juntos poderão colaborar para que você melhore cada vez mais suas transmissões!

Ah, se você acha que precisa de um mega estúdio e diversos aparelhos para fazer uma boa transmissão, você está completamente errado. Tudo o que você, realmente, precisa é um local tranquilo que tenha uma boa iluminação, uma boa internet para que a transmissão seja de qualidade e uma boa qualidade de áudio para que as pessoas escutem você bem… Pronto, aí é só começar a gravar.

Tem alguma dúvida? Então, deixa aqui pra gente que vamos adorar te ajudar.

Aproveite!

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  • Gabriel

    Olá, em “Minutos de visualizações”, o que essa métrica pode nos mostrar?

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