ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como descobrir seu público alvo no Google Adwords?

Qualquer negócio, independente, de sua área de atuação ou porte, tem como alvo um determinado grupo de pessoas, com características semelhantes quanto ao comportamento e preferências na hora do consumo.

Esse grupo pode ser denominado de público alvo, ou seja, indivíduos, que por essas características tendem a ter mais probabilidade de se interessar por algo que você oferta, comercializa.

O público alvo é, se não o maior, um dos maiores responsáveis por fazer um negócio ser um sucesso ou um grande fracasso.

Isso acontece porque se você direciona suas campanhas de marketing, sua comunicação, seus produtos, serviços e ofertas, ou seja, todas ações do seu negócio a um público alvo errado, que não tem interesse nem potencial para ser seu cliente, certamente você não obterá bons resultados.

Por muitas vezes, nós, aqui do Mestre do Adwords, falamos sobre a importância da segmentação nas ações de marketing.

Seja no Google Adwords, no Facebook Ads ou até mesmo em um conteúdo voltado ao tráfego orgânico.

Não é à toa que sempre estamos batendo nessa tecla, afinal, disso depende, na maioria das vezes, as suas conversões.

Enfim… Apesar de muitos saberem da grande importância de determinar muito bem quem é o seu público alvo, poucos sabem como fazê-lo adequadamente.

Uma prova disso é ter campanhas muito bem feitas e estruturadas e poucas conversões, aí surgem questionamentos como:

  • “Nossa, escolho as melhores palavras-chave no Adwords, invisto bem e não tenho retorno, porque?”.
  • “Estou fazendo conteúdos fantásticos, minhas página do Facebook tem muitas curtidas, mas nenhuma interação nas publicações, acho que isso não é para mim”.

Se você já passou por situações como essas ou similares, pode ser que você não esteja direcionando os seus materiais para o público alvo certo.

Sabendo que esse panorama não é algo raro, nós resolvemos te ajudar quanto a isso e, portanto criamos esse conteúdo que irá te mostrar como descobrir seu público alvo no Google Adwords.

Você vem com a gente?

 

Como descobrir seu público alvo no Google Adwords

 

#Público Personalizado de Afinidade?

Você já deve estar se perguntando o que é público personalizado de afinidade e, provavelmente já constatou que é algo extremamente complexo.

Olha, nós temos uma boa notícia para você: Não se preocupe! Trata-se de algo muito mais simples do que você imagina.

Para acabar com esse mistério de uma vez por todas, nós já precisamos lhe alertar que esse nome enorme é uma simples configuração de segmentação.

Ela é a sua mais nova parceira para descobrir o seu público alvo no Google Adwords, pode acreditar.

Apesar de ser uma forma de direcionar e restringir a exibição de suas campanhas, ela também permite que seja possível descobrir qual o perfil do seu potencial consumidor.

Veja como…

#Como a segmentação por público alvo de afinidade vai me ajudar nesse caso?

É simples! Vamos imaginar que você deseja anunciar um produto, um serviço ou até mesmo o seu negócio.

Muito provavelmente, você terá no mercado em que atua, alguns concorrentes que têm sites, que fazem campanhas, que utilizam uma linguagem específica em suas ações que visam atingir um alvo…

No outro lado do jogo, está você, que não sabe quem é o seu público alvo e, portanto não tem certeza de como deve estruturar suas campanhas.

Aqui entra a grande sacada, ter como base o seus concorrentes para descobrir qual é o perfil do seu potencial consumidor, sabendo quem entra no site deles, quem interage, quem fala sobre assuntos relacionados ao do seu negócio e tudo mais.

Você deve estar pensando agora:

  • “Ah, mas fazer isso manualmente vai demorar meses e pode ainda ter uma margem de erro grande!”.

Sim! Você está correto e o Google também sabe disso…

A solução apresentada no Adwords é, justamente, a segmentação por público alvo de afinidade, que te passará dados importantes automaticamente.

Basicamente, o que ocorrerá é um espelhamento. A partir do momento em que você escolher segmentar por público alvo de afinidade, o Google baseará a exibição do seu anúncio de acordo com o perfil do usuário dos seus concorrentes.

Não serão as mesmas pessoas, é claro, mas serão usuários que possuem as mesmas características que elas, fazendo com que você exiba seus anúncios com maior assertividade.

Afinal, esse perfil já demonstrou certo tipo de interesse no assunto e no mercado em que você está inserido. Ok?

A base para definir as características do seu público alvo é bem completa, pois ela leva em consideração dados demográficos, assuntos de afinidade, interesses e tudo mais.

Nesse momento, você deve estar querendo saber como aplicar isso na prática, certo? Nós vamos te ajudar através de um passo a passo que preparamos.

Vai ficar parado aí?

 

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#Como aplicar a segmentação de público alvo de afinidade?

O primeiro passo é obvio, você deve logar na sua conta Google Adwords, onde será aplicada a segmentação de público alvo de afinidade.

Após fazer isso:

  • Vá até a campanha da Rede de Display que deseja modificar ou crie uma nova para realizar um primeiro teste.
  • Uma vez dentro do menu da rede de display, vá até a aba “escolher” para definir o grupo de anúncios.

Agora é hora de editar a campanha…

  • Clique no “lápis” ao lado do nome, abrirá a página com opções de segmentação.
  • Clique na aba do lado superior esquerdo “selecionar categoria”. Em seguida escolha a opção “Público Alvo de Afinidade”.
  • Você verá que uma grande lista de novas opções surgirão, basta rolar a página e visualizar um botão “+ Criar afinidade personalizada”. Clique sobre ele.

Essa opção permitirá que você crie um grupo de afinidade personalizado especificamente do seu negócio…

  • Uma vez selecionado, abrirá a página onde será preciso preencher alguns dados, como nome, descrição e claro, os interesses e sites com conteúdo que agrade o seu público alvo.

O próprio Google Adwords diz que nessa segmentação ele toma como base para o perfil do público alvo, as palavras-chave que você insere e as Urls, identificando assim temas e assuntos relacionados a eles.

A partir disso, quando um usuário demonstrar interesse nesses assuntos ou temas, há grandes chances dele ser integrante do seu público alvo e, portanto seu anúncio poderá ser exibido.

Nessa fase, você deve tomar muito cuidado na hora de apontar quais serão as palavras-chave e Urls de base.

Nós, aqui, costumamos utilizar mais Urls do que termos, mas isso você terá que testar efetivamente para ver o que mais traz retorno para seu negócio.

Nós vamos exemplificar para que fique tudo ainda mais claro:

  • Imagine que você tenha uma escola de inglês.
  • Então voltando ali na última fase, o nome do seu público alvo de afinidade personalizado é inglês e a descrição é “concorrentes”.
  • Na hora de colocar as Urls e palavras-chaves, vá até o Google e pesquise, por exemplo, “escolas de inglês”.

 

Como descobrir seu público alvo no Google Adwords,

 

Muitas opções aparecerão na página de retorno de busca, certo? Todos eles são seus concorrentes, alguns diretos outros indiretos.

  • Selecione os melhores nomes, nesse caso, pegamos o site da Wizard, uma URL que oferta curso de inglês em São Paulo… Enfim, você pode pegar diversos sites, dando preferência para os concorrentes diretos do seu negócio e mais bem posicionados.

Selecionou todos os sites? Agora volte até a página do Google Adwords e coloque as URLS na aba correspondente. Basta apertar enter e você verá que a URL ficará destacada em verde.

Uma sacada interessante é mesclar a sua lista de Urls entre sites institucionais como o da Wizard, mas também blogs que ofertam conteúdo sobre o assunto. Dessa forma, você atingirá um público alvo mais completo.

  • Depois de tudo colocado, aperte o botão na parte inferior central “visualizar público-alvo personalizado”.

O Google vai analisar as Urls que você colocou e em poucos segundos te dará um retorno sobre o perfil e a quantidade das pessoas que tem interesse no que você está ofertando.

Ele apresentará uma lista com os principais tópicos de interesse, como por exemplo, estudos de língua estrangeira, recursos da língua estrangeira.

Além disso, uma série de informações demográficas desse perfil de público, com a idade, gênero e status parental.

Percebe que com essa simples segmentação foi possível descobrir perfeitamente qual é o perfil do público alvo? Com essas informações básicas você pode montar as suas campanhas de maneira muito mais assertiva e ir só aprimorando de acordo com o desempenho de seus anúncios frente ao alvo.

Sem contar que dessa maneira, tendo um norte para iniciar, você aplica seu investimento de forma mais segura e passível de retorno positivo.

 

Esperamos que você tenha gostado desse material e que ele tenha sido, sobretudo, muito relevante, útil e esclarecedor.

Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Então deixe sua pergunta nos comentários ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Acredite! Nós queremos muito lhe ouvir, afinal, todos os nossos canais foram feitos para você. Será um prazer poder solucionar questionamentos inteligentes que nos fazem ir mais longe.

Não se esqueça de conferir os nossos vídeos no Youtube, certamente você irá aproveitar muito os conteúdos que estão sempre atualizados.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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