ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como definir o preço de um produto digital?

Quando colocamos algo a venda, precisamos previamente pensar em qual valor será cobrado por ele, concorda? No entanto, apesar de ser um dos momentos mais aguardados, pois será o momento de faturar, essa definição não é tão simples como muitos pensam…

Você não pode ter um número em mente e achar que seu público irá concordar com o valor ou então, que seus concorrentes irão utilizar o mesmo senso de valor que você está utilizando e na realidade, nem sempre funciona dessa forma.

Saber definir o preço de um produto digital é fundamental para que os lucros e o sucesso que você tanto busca aparecem, isso porque trabalhar com um preço muito acima do mercado não te dará o fluxo de vendas que você tanto espera, porém aplicar um valor muito baixo poderá colocar em risco a imagem da sua marca, passando uma impressão de baixa qualidade.

Você já deve estar aí do outro lado todo assustado, achando que será uma missão quase impossível executar essa precificação, não é mesmo?

Pode ficar tranquilo que o blog do Mestre do Adwords já pensou em tudo para você. Nesse material, vamos te ensinar a como definir o preço de um produto digital da forma certa, seguindo um pensamento coerente que ao mesmo tempo que imprima a qualidade do seu produto, seja justo com seus clientes.

Quer descobrir por onde começar?

Então, vem com a gente!

 

Como definir o preço de um produto digital

 

Não pense apenas em lucro

Muitos negócios acreditam que bastam cobrar 20% a mais do valor que o seu fornecedor trabalha e está tudo certo… Acredite, não é assim que funciona. Isso, claro, falando de um produto físico.

O que já acontece é que o público, de um modo geral, já entendeu que revendedores ganham porcentagem na vendas, então já estão indo direto a fonte para economizar.

Em produtos digitais, você torna-se afiliado, porém o que acontece é que você será comissionado por venda, com um valor já pré definido no ato da sua afiliação. Sendo assim, você não terá o direito de cobrar um valor a mais ou a menos, devendo seguir o que já foi acordado.

Não ache que por que uma regra dessas existe, você não pode implementar essa venda e fazer diferente, pois você pode…

Nada te impede de montar estratégias de vendas que dê brindes e bônus para os usuários que comprar de você, entende? Por exemplo, ao comprar o curso X, você ganha sem custo algum o curso Y.

Isso é uma ação bastante utilizada, pois oferece uma vantagem, atraindo bem mais a atenção do público.

O importante é que você não pense só em lucro, como dissemos logo acima, esqueça esse negócio de ganhar em cima de um valor, isso não funciona tão bem quando parece. Procure sempre fazer o seu trabalho da melhor forma possível, mostrando que está preocupado em ajudar a solucionar um problema, pois será essa ação que lhe trará resultados impressionantes.

Agora, seu você não é um afiliados e sim um produtor digital, ou seja, é você quem está criando um produto, será uma das suas atividades colocar um preço, concorda? Então, para te ajudar, separamos 3 dicas que podem te mostrar um caminho a seguir.

 

produto-digital

 

Dicas para definir o preço de um produto digital

Como você já deve ter percebido, o mercado digital apresenta um fluxo de produtos muito alto e com isso, obriga os produtores a trabalharem com preços atraentes e flexíveis para que a conversão em vendas possa ocorrer da melhor maneira possível, sempre com um fluxo alto.

Pensando nisso, separamos 3 dicas que poderão lhe ajudar nessa definição, pois seguem os preceitos básicos.

Conheça quais são!

 

1 – O público dará a pista do preço

De nada vai adiantar trabalhar um produto de ticket alto, se o seu público alvo não tem valor aquisitivo para tal, compreende? No entanto, trabalhar um valor muito baixo para um público do mercado de luxo, transmite a impressão de que é algo de poucos valor.

Consegue perceber como é uma linha tênue entre elevar demais o valor do produto ou abaixar tanto que ele acaba perdendo o valor? Pois então, você precisará descobrir quem são essas pessoas, quais seus hábito, poder de compra, classe econômica, as formas que se sentem mais a vontade para comprar, os métodos de pagamento mais utilizados e o que mais puder te dar uma direção.

Com essas informações em mãos, ficará mais fácil criar a persona de seu negócio e assim, oferecer um valor condizente com o seu mercado.

 

2 – Valor da marca

Por que você acha que o consumidor pagam tão caros por marcas como Apple, Nike, Addicas, Zara, entre outras famosas no mercado e não apostam tanto em marcas menos conhecidas?

Muitas vezes não é nem pela qualidade do produto, pois muitos são de igual ou até superior, porém não conseguem se posicionar no mercado como as referência e com isso, o consumidor não valoriza essa marca.

Será preciso atribuir valor a sua marca, deixando bem nítido quais são os seus diferenciais, o que você tem de melhor para oferecer que seus concorrentes não tem, como você pode ajudar seu público e demais ações que lhe deem destaque, pois será dessa forma que sua marca conseguirá ser valorizada.

Quando o seu público alvo perceber o quão bom você é, você poderá elevar o seu ticket médio que eles pagaram da mesma forma.

 

preço de um produto digital

 

3 – Conheça seu concorrente

Analisar criteriosamente quem são seus concorrentes te dará uma gama de possibilidades muito maiores, por exemplo, trabalhar produtos com preços menores, lhe garantido uma vantagem competitiva muito mais interessante.

Então, vá buscar entender quem são eles, como eles oferecem seus produtos ou serviços, quais são as estratégias para impactar e o que mais de informação você puder descobrir, assim você terá mais chances de ter destaque no mercado, fazendo com que os usuários comprem de você e não de seu concorrente.

 

O que achou das dicas? Acha que elas podem te ajudar a definir o preço de um produto digital?

Claro que sim, não é mesmo!?

Qualquer dúvida, manda para nós!

 

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