ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Custo de Aquisição no Adwords – O Que É e Como Reduzir?

Se você faz parte, há algum tempo, do universo digital, mais especificamente, dos links patrocinados, sem dúvidas já ouviu falar do Custo de aquisição no Adwords.

O grande problema é que apesar de muita gente já ter ouvido falar, poucos sabem exatamente do que se trata e isso traz consequências negativas. Dentre elas, um menor índice lucrativo para o seu negócio!

Pode ser que nesse momento, você não entenda exatamente como o custo de aquisição no Adwords pode diminuir sua lucratividade, mas talvez, esse seja só um sintoma da falta de conhecimento sobre o que ele representa dentro de suas estratégias.

Analisando esse cenário, nós, do Mestre do Adwords, descobrimos que muitos anunciantes têm perdas financeiras consideráveis por desconhecerem efetivamente o custo de aquisição.

E foi pensando em ajudar, que resolvemos criar esse conteúdo. A ideia é te explicar de forma simples e objetiva o que é o custo de aquisição no Adwords e como reduzi-lo.

Ficou interessado? Então não fique parado aqui, vem com a gente e aproveite todas as informações disponibilizadas até o final desse material.

Vamos nessa?

 

Custo de Aquisição,

 

Afinal, o que é o custo de aquisição no Adwords?

Conhecido como custo de aquisição de clientes no Adwords, trata-se de uma “métrica” que ajuda aos anunciantes a entenderem quanto eles “pagam” para que um usuário gere uma conversão por meio do seu marketing.

De forma objetiva, podemos dizer que o custo de aquisição de clientes é o quanto um anunciante precisa investir para que um potencial cliente se torne efetivamente um consumidor.

Há quem diga que o custo de aquisição de clientes ou CPA (Custo por aquisição) é um método de cobrança dos anúncios.

Isso quer dizer, quando você opta pelo método de cobrança por CPA, você só paga ao Adwords quando um usuário realiza a ação de conversão. Geralmente, esse método é escolhido por quem quer vender mais.

Então a cada venda, o anunciante paga uma taxa estipulada ao Google Adwords, afinal, ele adquiriu um cliente.

O grande problema é que muitos anunciantes esquecem de olhar para essa métrica com cuidado e no final das contas, estão pagando mais do que lucrando.

Óbvio, para vender, você precisará investir, no entanto é preciso ter cautela, porque um investimento precisa ser lucrativo para o negócio.

O ideal é que você sempre busque diminuir o valor do investimento para o seu lucro ser cada vez maior. Claro, sem perder performance.

O que estamos tentando te dizer é que há grandes chances do seu custo de aquisição estar alto demais e, portanto ser um grande ladrão da sua lucratividade.

Quer saber como solucionar esse problema?

Então veja a seguir 3 dicas para reduzir o seu custo por aquisição de clientes no Adwords.

Dica Nº 1 – Você Segmenta Seus Anúncios por Localização?

Se você deseja diminuir o seu custo por aquisição de clientes no Adwords, uma das soluções que podem trazer um excelente retorno é a segmentação geográfica.

 

 

  • Você já faz isso?

Bem, você precisa saber que o Adwords adota como padrão, na hora que você cria seus anúncios, a segmentação geográfica nacional.

  • O que isso quer dizer?

Que quando você começa a anunciar e não altera a segmentação geográfica o Adwords exibe seus anúncios para todos usuários estipulados nas especificações apontadas, independente, em que parte do Brasil eles estejam.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha uma loja online de sapatos.
  • Ao configurar sua campanha no Adwords, sem mexer na segmentação geográfica, os anúncios serão mostrados à usuários de todo o Brasil que podem estar interessados pelos seus produtos.

Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo das características do seu negócios.

Se você é um novato e ainda não tem métricas para ser avaliadas, anunciar para todo o Brasil, caso você tenha a facilidade de enviar para todas as regiões, pode ser uma boa maneira de descobrir quais regiões são mais lucrativas para a sua loja.

O Adwords fornece por meio de relatórios, quais são as regiões com melhor desempenho.

Então a partir disso você pode adequar a sua estratégia, investindo mais em locais que lhe traz melhor retorno e diminuindo em outros que não há boa aceitação.

Isso fará com que você tenha uma satisfatória redução no seu custo de aquisição de clientes.

De forma simples, você precisa saber trabalhar as regiões de forma mais específica a partir dos interesses dos usuários.

Não adianta oferecer tudo para todo mundo. Isso só aumentará seu CPA e diminuirá seus rendimentos.

Atente-se à segmentação!

Dica Nº2 – Lances Adequados ao Nicho

Nós precisamos deixar algo muito claro a você que deseja diminuir seu custo por aquisição de clientes no Adwords:

  • A segmentação adequada é tudo!

Para ter custos menores, de modo geral, você precisa otimizar sempre as suas campanhas, olhando com critério para a sua estratégia de segmentação.

O objetivo central dessa otimização é agregar valor à sua conta no Adwords. Então, você precisa considerar tudo, desde os dispositivos utilizados pelo seu alvo, até os horários de maior movimento do seu público.

Conhecendo seu público perfeitamente, é possível adequar os lances de acordo com o comportamento deles e com o movimento do seu mercado.

Obviamente, é preciso estar sempre analisando as métricas de desempenho das suas campanhas e por meio delas realinhar as estratégias, inclusive, a de lances para otimizá-los.

Resumindo, o objetivo aqui é dar lances de acordo com os resultados, conversões, já obtidos, o que, sem dúvidas, é mais inteligente do que dar lances sem base nenhuma.

Se você nunca anunciou antes, poderá utilizar rascunhos e experiências para fazer alguns testes mais confiáveis.

 

Custo de Aquisição no Adwords – O Que É e Como Reduzir

 

Dica Nº 3 – Aumente seu Índice de Qualidade

Se você conhece basicamente o Google Adwords, sabe que ele dá bastante valor para o índice de qualidade da sua campanha, certo?

Então, não poderia ser diferente, uma boa estratégia par diminuir o seu custo de aquisição é melhorar a sua pontuação no Índice de Qualidade.

Tendo um bom IQ, você também consegue um CPC menor, mas para isso é necessário algumas ações em prol de oferecer valor e, claro, qualidade por meio de seus anúncios.

A otimização continua sendo muito importante aqui. É preciso que você tenha ótimos textos nos anúncios, segmentações adequadas com o seu objetivo, boas páginas de destino, dentre outras coisas que elevam a qualidade da experiência do usuário.

Essas são só algumas dicas para que você consiga diminuir o seu custo de aquisição. Obviamente o Google Adwords oferece vastas opções para otimizar as suas campanhas e conseguir melhores resultados.

Então, a melhor dica que podemos lhe dar é: Conheça profundamente a plataforma, as possibilidades da ferramenta.

Adquira experiência na gestão das suas campanhas e, claro, estude seu mercado e seu público alvo sempre que puder.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Fale com a gente.

Até a próxima.

Forte Abraço.

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