ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 sacadas pra criar um blog profissional

Empreendedores iniciantes já sabem, desde o início de sua caminhada, que criar um blog profissional é uma missão que precisa ser executada com muito sucesso para que a comunicação entre ele e o seu público alvo seja a mais assertiva possível.

Todos os dias, milhares de blogs são colocados no ar, no entanto o que fica bem fácil de ser percebido é que boa parte deles não traz a estrutura profissional exigida para um bom posicionamento de marca e é aí que mora o problema…

Um blog, para gerar resultados, precisa estar alinhado com a sua estratégia de vendas, de marketing e, principalmente, com o interesse de seu público alvo, senão é dinheiro e tempo jogado no lixo.

Nós, do blog do Mestre do Adwords, temos uma missão muito clara traçada: a de ajudar nossos leitores a evoluírem como profissionais, então por esse motivo trazemos hoje mais esse conteúdo sensacional.

Diariamente, recebemos muitas perguntas sobre como criar um blog profissional, quais são as sacadas, os macetes e, até mesmo, pedidos de algumas dicas para ajudar a dar os primeiros passos.

Sabemos que não é tão simples, mas não queremos que você encare isso como um bicho de sete cabeças, pois realmente não é!

Basta um pouco de estudo, dedicação e empenho…

Venha com a gente que vamos te ensinar a criar um blog profissional!

 

Criar-Blog

 

# 1 – Tenha um nicho ou segmento específico

Ter um blog não é uma estratégia nova, tão pouco uma novidade de mercado. Na realidade, se você parar para estudar a história do marketing digital acabará percebendo que o blog veio até antes disso…

Só que hoje, ele não é mais um simples diário ou um lugar onde as pessoas registram seus desabafos. Na realidade até são, se esse for o nicho de mercado que o profissional resolver atuar.

A grande sacada para iniciar a criação de um blog profissional é escolher o nicho de mercado que vai trabalhar e qual o segmento deseja posicionar sua marca.

Não adianta tentar abraçar o mundo e falar sobre todos os assuntos, pois isso não irá te tornar uma referência. Você precisa ser conhecido dentro de um grupo e, com isso, expandir os horizontes posteriormente.

Lembre-se que para se destacar, o seu público alvo precisará te ver como autoridade no assunto, então quando se pensa em abranger o todo, fica muito complexo se destacar no meio de tantos.

Essa segmentação é simples, mas que você escolha abordar o mesmo segmento de seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de tecnologia, fale da área. Se você for um coach, explore esse universo…

 

#2 – Tenha um domínio próprio

Muitos iniciantes ainda caem no erro de apostar em um domínio grátis e isso é a pior coisa que pode acontecer em um negócio.

Sabemos que nos primeiros momentos é bem complexo arcar com os diversos custos, mas não abra mão de ter um domínio que é seu e que levará para sempre o nome de sua marca.

Ao procurar mais sobre o assunto, você verá que muitas empresas irão oferecer domínios grátis, mas com a terminações:

Ou qualquer outra opção com um nome de hospedagem no final.

Quer um conselho para a vida? F-U-J-A D-I-S-S-O!

Por mais que pareça tentador a ideia de ter um espaço seu grátis, isso passa a impressão de falta e profissionalismo e, com isso, seu público passa a te olhar com outros olhos.

Acredite, um domínio .com.br não passa de R$35 anuais e as vantagens para o seu negócio são as mais incríveis possíveis, então não abra mão disso de forma alguma!

 

como-criar-um-blog-profissional

 

# 3 – Tenha um layout simples

Colocar vários efeitos, uma porção de menus, várias caixas e mais uma infinidade de opções de ação dentro de um blog parece algo sensacional, afinal, quanto mais opções nossos público alvo tiver dentro de nossa página, melhor será sua experiência, não acha?

Na verdade, não é bem assim que funciona e, muitas vezes, dar essa quantidade de opções aos leitores, mais confunde e prejudica a nossa estratégia do que nos leva a conquistar melhores resultados.

O que você precisa ter em mente é que um layout simples, claro e objetivo é o que te levará a ter um maior tráfego em seu blog.

Ah, não se esqueça da adaptabilidade com o mobile, pois isso te ajudará a suprir à quantidade de visitas vinda das pequenas telas que hoje é em um grande volume.

 

# 4 – Gere conteúdo de interesse

Nada vai adiantar ter um domínio com o nome da sua marca e um layout incrível, se o seu blog ficar vazio, concorda?

Será necessário que você produza conteúdo de interesse, ou seja, aquele que atenda as expectativas de seu público alvo.

Foi o que falamos logo no primeiro tópico, quando você se posiciona como uma autoridade no assunto fica muito mais fácil fidelizar leitores, afinal eles vem em busca de informações e dicas que você tem para dar.

Selecione os assuntos que estão em alta em seu nicho, entenda quais são as principais dores, as maiores dificuldades e gere conteúdo que ajude a doutrinar e esclarecer esses pontos, tudo isso lhe ajudará a ganhar pontos.

Entenda que o importante é a produção de conteúdo constante, pois se o seu público perceber que as atualizações demoram para acontecer, eles acabam se esquecendo de você.

Um ótimo jeito de resolver isso é através de estratégias de e-mail marketing combinadas com as atualizações do blog.

 

como-criar-um-blog

 

# 5 – Venda, as vezes!

É importante lembrar que o blog, normalmente, é utilizado para gerar conteúdo gratuito, pois é o local onde você irá gerar conteúdo de valor para a sua marca. No entanto, você pode aproveitar esse espaço para fazer a promoção de algum produto ou serviço.

Claro que não precisa ser 100% do tempo, mas se a cada 5 conteúdos, 1 você fizer com alguma recomendação ou indicação, não há qualquer problema.

 

Esperamos que a gente tenha ajudado em mais essa etapa da construção de seu negócio.

 

Qualquer dúvida, mande para nós!

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