ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Conversão por ligação no Google Adwords

Uma das grandes funcionalidades que tem atraído a atenção dos anunciantes do Google Adwords são as ligações que podem ser feitas diretamente dos anúncios. Isso é uma facilidade gigantesca para fazer com que seus possíveis clientes entrem em contato com você em alguns simples toques.

De primeiro momento, pensou-se que as conversões por ligação no Google Adwords não iriam para frente, afinal, quem iria querer entrar em contato por telefone, tendo informações ao alcance de poucos cliques? No entanto, notou-se que a relação era completamente o contrário e que quando permitia-se ligações a um estabelecimento, os usuários iam até ele com maior facilidade.

Dar a opção de um cliente ligar diretamente para você é uma vantagem que permitirá que você crie um canal de comunicação muito mais assertivo com seu público. Por vezes, não temos tempo de entrar no site e procurar a informação, logo fica muito mais fácil se houver uma opção de ligação.

Para você ter uma noção de como os smartphones estão presentes no dia a dia, mais de 70% da população brasileira faz pesquisas através das pequenas telas, diz o próprio Google.  Outra informação bastante expressiva é do blog do Adwords que afirma que até 2019, a expectativa é que 73% de toda a população do EUA terá um smartphone nas mãos e fará a busca usando ele, isso irá significar 162 bilhões de aparelhos em uso.

Impressionante, não acha? Pois bem, nesse material o blog do Mestre do Adwords irá te explicar como gerar conversão por ligação no Google Adwords.

Vamos lá?

 

Conversão por ligação no Google Adwords

 

Campanha somente para conversão por ligação no Google Adwords

Como falamos acima, a forma de consumir conteúdo pela internet mudou muito de uns anos para cá, por isso a forma de trabalhar publicidade também precisou mudar para acompanhar esse novo comportamento.

Exatamente por esse motivo, a plataforma do Google Adwords criou um formato de campanha focado em ligações. É um anúncio básico, composto pelo título, descrição do negócio e o botão de ligação, com isso os interessados conseguem entrar em contato com você com apenas um clique.

Esse tipo de campanha é ideal para anunciantes que não estão em busca de cliques no site ou tráfego, pois querem mesmo é receber ligações e atender seu clientes de forma mais direta e rápida.

Para fazer a utilização desse tipo de campanha será necessário preparar um suporte efetivo para o seu negócio, afinal não adianta investir dinheiro em anúncios para receber ligações e não ter mão de obra qualificada para atender as demandas de solicitações de seus clientes.

Então, certifique-se de ter uma linha de telefone ativa e de estar disponível para atender essas ligações nos horários pré estabelecidos. Se você não puder atender e resolver que é melhor colocar uma equipe para desempenhar esse papel, tenha a absoluta certeza de que ela está apta para lidar com o público e preparada para responder qualquer questionamento.

Em breve, vamos te ensinar como criar seu anúncio focado em conversão por ligação no Google Adwords, mas agora vamos falar sobre o tipo de cobrança para esse anúncio.

 

Como funciona o custo por ligação?

Da mesma forma que você já conhece o custo por clique ou o custo por mil, você também deve conhecer o custo por ligação. Em sua abreviação CPP, que vem do termo em inglês, Cost Per Phone Call, só será descontado o valor de seu orçamento quando um usuário clicar no botão e fizer uma ligação para você.

Para configurar as ligações em seus anúncios, será necessário liberar a extensão de chamada que é o local correto para que você faça toda a programação com os números.

Com o uso da extensão, assim como em qualquer outro dentro da plataforma do Adwords, será necessário estabelecer um lance para cada conversão por ligação efetuada que tem um valor mínimo de R$2,00.

É importante salientar que você terá que estabelecer o CPC (custo por clique) também. Aí você vai nos questionar:

  • “Se já programei o CPP, porque devo incluir um CPC?”.

O CPC será cobrado se o usuário clicar no seu anúncio, se ele ligar para você, aí sim o CPP é que será descontado. São valores diferentes, pois serão ações diferentes, entendeu?

Assim como outros fatores interferem no índice de qualidade dos seus anúncios, as conversões por ligações também, se essa for estabelecida como objetivo da campanha, sendo assim, faça questão de sempre checar se o número informado está correto, se a linha telefônica está funcionando corretamente e se há alguém para atender essas ligações, pois a qualidade de seu atendimento falará muito sobre as suas conversões.

 

Conversão por ligação no Google Adwords,

 

Por que devo inserir o CPP?

Quando você estabelecer o seu CPP, seu número passará a ser exibido em seus anúncios, afinal a extensão por chamada já estará ativa, isso fará que quando o usuário clique no botão de ligar para você, o celular já encaminhe uma chamada telefônica para o número indicado.

É importante ficar atento a configuração por dispositivo, pois os mais novos já possuem essa compatibilidade da ligação direta, porém os mais antigos ainda não, então preste atenção se o seu público alvo tem condições de aceite para esse tipo de anúncio.

Todas as ligações completadas pelos usuários para o seu número serão identificadas e registradas pela plataforma para serem inseridas em seu relatório de resultados, o que permitirá que você faça uma mensuração perfeita de como está ocorrendo o funcionamento de suas campanhas.

Com essas registros em mãos, você conseguirá ver detalhes importantes como quantas pessoas ligaram para você através dos anúncios, os horários que apresentaram um maior número de ligações e, até mesmo, quanto tempo essa chamada durou. Além disso, será possível traçar um perfil do grupo de anúncio para que você possa identificar as personas que mais entram em contato com você.

 

Incentivando as conversões por ligações

Você precisa motivar o usuário a entrar em contato com você via telefone, então crie uma estratégia que o faça completar a ligação de qualquer jeito.

Por exemplo, se você tem um restaurante, atraia dizendo que há um desconto especial para quem entrar em contato via telefone ou que terá vantagens em fazer reservas de mesas.

Se você tem um negócio de turismo, aplique descontos em reversas de hotéis por telefone e dê serviços diferenciados por quem optar em utilizar esse modo de comunicação.

Se você tem um e-commerce, ofereça brindes secretos para quem te ligar, afinal a curiosidade é algo que estimula a compra e, com isso, eles passam a entrar mais em contato com você.

Agora, vamos te ensinar a como criar seus anúncios com objetivo em conversão por ligação no Google Adwords.

 

 

Conversão por ligação no Google Adwords,,

 

Criando anúncios de chamadas

Siga o passo a passo para criar um anúncio com foco em ligações:

  1. Entre em sua conta do Google Adwords;
  2. Clique na opção anúncios;
  3. Vá em novo anúncio;
  4. Em seguida, escolha a opção Anúncios só para chamadas;
  5. Insira as informações que desejar;
  6. Na opção, “Mostrar anúncio com” faça a escolha do número que deseja que seja inserido;
  7. Cliquem em salvar;
  8. É possível colocar um nome em seu anúncio para organizar sua conta.

Pronto, agora é só enviar para a aprovação após a configuração de lances e aguardar sua campanha começar a ser veiculada.

Curtiu? Preparado para receber ligações?

Bom, se ficou alguma dúvida pelo caminho, esse é o momento de você acabar com ela de vez, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível.

Volte sempre!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog