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Conteúdo para Youtube – Dicas para Entregar Relevância

Conteúdo para Youtube é tão importante quanto para qualquer outro canal, seja seu blog, site ou redes sociais.

Isso porque, como você já sabe, conteúdo é Rei no universo do marketing digital. Geralmente é ele que entrega ao seu potencial consumidor, o verdadeiro valor que a sua marca, produto ou serviço possui.

É através dele que é possível comunicar, doutrinar, engajar e converter, fazendo com que clientes se transformem em fãs e, consequentemente, passem a serem recorrentes em seu negócio.

O grande problema é que a grande maioria das pessoas não sabem que o conteúdo, para ter valor, precisa ser moldado com base no público alvo ao qual ele se direciona, além de adotar características específicas de acordo com o canal onde ele vai ser trabalhado.

Sem contar que, com a grande concorrência, a criação do conteúdo deve trabalhar informações de qualidade, novidades e inovações não só na abordagens, mas talvez nos formatos, para ganhar destaque e assim obter melhores resultados.

É por isso que hoje, nós, do Mestre do Adwords, criamos esse material. A gente vai ter entregar algumas dicas para entregar relevância no seu conteúdo para Youtube.

Vem com a gente?

 

Conteúdo para Youtube formatos

 

#Faça um estudo aprofundado do seu público alvo

Como dissemos acima, não adianta querer criar seu conteúdo para Youtube, sem ter estabelecido muito bem à quem ele será direcionado.

Isso porque para ele ser relevante, não basta tratar de um assunto inovador, é preciso que as pessoas que se interessam pelo tema, procure por você e te encontre.

Então, faça um estudo aprofundado do seu público alvo, antes de começar a criação de pautas.

Procure descobrir qual é a maior dor dele, os desejos, sonhos, dúvidas e relacione-os ao seu negócio. Certamente você encontrará excelentes ideias.

#Ensine a partir dos erros

Geralmente, as pessoas gostam de aprender coisas, observando os erros dos outros, para extrair experiências positivas.

Por isso, a partir da dor do seu público, crie conteúdos que abordem esses erros em especial.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha um curso de doces artesanais.
  • Pesquisando seu público, você percebe que o maior interesse deles está ligado à economia de matéria prima e ao manuseio do chocolate.
  • Então você poderia criar conteúdo para Youtube que abordasse: “Erros que te fazem desperdiçar material”. “10 Erros que Você Comete ao Trabalhar com Chocolate”.

O interessante é que qualquer tipo de negócio, independente do nicho de atuação, consegue encontrar alguns erros cometidos que interessam ao seu público.

 

plataforma Youtube

 

#Aponte opções de valor ao seu público

Com o dinamismo do Youtube, fica muito simples construir conteúdos interessantes e que atraiam a atenção do seu público alvo.

Só que você deve se atentar, mais uma vez, em oferecer materiais que aponte opções de valor ao seu expectador.

Igualmente ao exemplo acima, aqueles conteúdos que possuem tons explicativos, sempre têm potencial. Como por exemplo:

  • Como usar determinado produto
  • Como solucionar um problema X.
  • Melhores maneiras de executar a tarefa Y.
  • Dicas para aproveitar ao máximo o serviço A.

Entre outras coisas que por oferecer ajuda ao seu alvo, gera valor e, consequentemente lhe atribui autoridade na área de atuação.

#Interaja Sempre

Você já deve ter percebido que os usuários de hoje não gostam mais de falar com “robôs” e, por isso, oferecer uma comunicação mais humanizada e personalizada é extremamente importante para fazer com que seus conteúdos deem certo.

Por isso, procure sempre interagir com as pessoas que estão em seu canal, responda as dúvidas, leia os comentários, agradeça os elogios, converse sobre as críticas.

Sobretudo, ouça verdadeiramente quem te acompanha, pois além de ajudar na sua autoridade e visibilidade, você poderá encontrar ali, ótimas ideias para criar novos conteúdos.

Se você ainda não tem interação no seu conteúdo para Youtube, então chame seu público para participar, comentar, sugerir, criticar… Mesmo que não seja diretamente pelo canal, mas em outras plataformas onde você já tem um relacionamento mais bem construído.

 

Criadores Conteúdo Youtube

 

#Trabalhe com a Keyword Planner

Uma ótima maneira de encontrar ótimas pautas que podem ser utilizadas na construção do seu conteúdo para Youtube é utilizar a Keyword Planner.

Para quem não sabe, esse é um planejador de palavras chave, exclusivo do Google, onde você pode fazer pesquisas a partir de um termo e a ferramenta lhe retorna com centenas de combinações e variações da palavra-chave.

Além disso, ele também te mostra o volume de busca dos termos, por um espaço de tempo, apontando, desse modo, o nível de interesse dos usuários para cada tema.

#Olhe para seus concorrentes

Se você está começando um canal agora e não tem a mínima ideia de quem é o seu público alvo ou quais temas mais interessantes para tratar em um primeiro momento, não precisa se desesperar.

Lembre-se, até o canal mais poderoso da plataforma começou do zero.

O que você precisa fazer para começar a dar os seus primeiros passos, rumo ao caminho certo é estudar o seu mercado, olhando, principalmente, para seus concorrentes diretos.

Óbvio, você não deve copiar o que eles fazem, mas analisá-los para conseguir ter uma direção mais assertiva.

Então procure conhecer mais de perto o comportamento do público deles referente aos conteúdos disponibilizados, pois muito provavelmente, as características do seu usuário, será bem próxima dessa realidade.

Encontre os principais pontos, como as dores mais fortes, os desejos, os assuntos de maior interação e monte a sua estratégia, entregando um diferencial de qualidade para ter destaque.

Afinal, não basta ser só mais um, entre os milhares de canais que oferecem conteúdo no Youtube. Concorda?

#Ofereça Conteúdos Diversificados

O segredo para que você consiga ter a resposta que você procura é o teste. Isso quer dizer que para entregar o maior nível de relevância em seu conteúdo para Youtube, você precisará “testar a aprovação do seu alvo”.

Então, ofereça conteúdos diversificados, desde entrevistas com personalidades do seu nicho de atuação até dicas de conhecimento, como filmes e livros.

Para se aproximar do seu público, procure fazer as transmissões ao vivo, como se fosse um bate papo descontraído.

Além disso, apresente um pouco sobre o que acontece por trás das câmeras, em dias comuns, fazendo com que sua audiência se conecte com sua marca, ao participar de sua rotina.

Esperamos que tenha curtido esse material! Alguma dúvida? Venha falar com a gente.

Forte Abraço.

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