ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como usar o e-mail marketing para reconquistar clientes inativos?

Nós, aqui do Mestre do Adwords, já tivemos a oportunidade de lhe mostrar o quão eficaz é o e-mail marketing.

Por mais que as pessoas teimem em dizer e duvidar, trata-se de uma estratégia que continua dando muito certo, até mais que as inovações dentro do mesmo objetivo, atualmente.

Conquistar novos clientes e manter os leads quentes é uma tarefa árdua, mas necessária dentro de todos os tipos de negócios e o e-mail marketing é excelente para que seja possível conquistar os objetivos citados.

É claro que não se trata de um milagre. Captar uma boa base de potenciais clientes e manter um relacionamento ativo, embora crucial são objetivos complexos de se atingir com frequência.

Ainda mais quando estamos trabalhando sob esse objetivo há um bom tempo. Afinal, como tudo, uma hora a fonte se esgota e é preciso reiniciar o cultivo de outras formas, analisando outros aspectos.

São dessas dificuldades que nasce a descrença quanto ao e-mail marketing, na maioria das vezes.

Sabia?

Isso porque as pessoas tendem a acreditar que a estratégia deixou de funcionar e se esquecem de olhar para como estão utilizando-a.

O que você precisa saber é que não adianta mudar de estratégia, pois quase sempre, o problema está em como você está aplicando e não o que.

Quer saber o que mais?

Quando se trata das estratégias de comunicação dos negócios, e muito comum que elas se tornem carregadas e menos eficazes com o tempo.

  • Isso é culpa sua? Talvez!

O que estamos tentando dizer desde o início é que quando você percebe que não está captando a quantidade de clientes e potenciais consumidores como antes ou como gostaria, você tem duas alternativas:

  • 1ª – Abandonar a estratégia e se voltar para uma nova, na esperança de voltar à captar novos clientes;
  • 2ª – Olhar mais profundamente para o que está aplicando e entender primeiro porque os clientes/potenciais consumidores não estão mais ativos para, então, recuperá-los.

Talvez você não saiba, mas diversas pesquisas e estudos comprovam que reconquistar clientes inativos é muito mais simples e barato para os negócios se comparados com o custo e a dificuldade de captação de novos clientes.

E essa diferença não é pequena. Saiba que captar novos interessados custa, em média, 5 vezes mais do que reativar o interesse dos já captados anteriormente.

Surpreendente, não?

Foi por saber disso e ter a plena certeza de que muitos profissionais estão perdendo tempo e dinheiro, nesse exato momento, por não terem essas informações ou simplesmente não saberem como agir, que nós resolvemos criar esse conteúdo.

A ideia é lhe mostrar que o e-mail marketing é muito poderoso sim, tanto, que é capaz de lhe ajudar a reconquistar clientes inativos.

Quer descobrir como? Então não perca mais tempo tentando aplicar estratégias mirabolantes.

Vem com a gente!

E-mail marketing para reconquistar clientes inativos

Como usar o e-mail marketing para reconquistar clientes inativos,

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que para conquistar e reconquistar clientes não basta enviar promoções imperdíveis.

Sua estratégia deve estar toda voltada à construção de um relacionamento próximo, forte e duradouro.

Como já falamos diversas vezes aqui do MdA, os bons resultados dependem muito de como o público se conecta com você.

Afinal, é através do relacionamento que se constrói confiança, algo essencial para que os interessados acabem convertendo a partir da apresentação de uma solução.

Considerando tudo isso, olhe para a sua estratégia com cuidado e verifique se as suas ações propiciam a construção de um relacionamento.

Deixe de lado o pensamento sobre a eficácia do método e seja mais crítico na avaliação de como você está utilizando-o.

  • Seus clientes deixaram de ser ativos porquê?

Assim que você tiver essa resposta, siga para o próximo passo.

Avalie e Classifique Seus Leads

Nada de iniciar disparando e-mails para todo lado. Você precisa saber o que está fazendo exatamente, antes de fazer.

  • Você já deve ter percebido que estratégias mal direcionados não são positivas, certo?

Então chegou a hora de elevar o nível. Comece a avaliar e classificar seus leads.

A ideia é separar em grupos os clientes que você já captou. Faça uma análise profunda e comece a dividi-los em:

  • Clientes inativos
  • Cliente ativos
  • Clientes perdidos

Entre outros que identificar.

Essa classificação também vai deixar mais claro alguns erros cometidos na sua estratégia de comunicação.

Por exemplo:

Ao identificar clientes perdidos, ou seja, aqueles que já escolheram consumir de seus concorrentes, você tem a chance de entender quais são os motivos que os fizeram optar por outras marcas.

  • Será que a oferta do seu concorrente era melhor?
  • A sua comunicação não era adequada?
  • Houveram problemas nesse relacionamento?

No caso dos clientes inativos, aqueles que às vezes abrem suas mensagens, você ainda tem a chance de entender o que continua despertando aquele fio de interesse.

É muito importante separá-los em grupos distintos para entender essas diferenças. Além de o alvo da sua estratégia ser o cliente inativo, pelo menos, por enquanto.

Obviamente, cada grupo deve ser abordado de maneira diferenciada. Ok?

Já sabe quais são os leads que estão dentro do grupo de clientes inativos? Separe-os e avance para o próximo passo.

Conheça seus clientes inativos mais de perto

reconquistar clientes inativos

É claro que você já conhece esses clientes, pois antes de captá-los um perfil foi traçado.

Só que isso já não basta para reconquistá-los. Você terá que olhar para seus clientes inativos mais de perto, verificando a trajetória deles no relacionamento com a sua marca.

Essa análise deve estar focada em possíveis problemas que fizeram esse relacionamento esfriar.

Você irá mapear novamente essa persona, pois seu objetivo ao final é apresentar soluções mais direcionadas às dores desse grupo, que possivelmente foram causadas pela sua comunicação para com ele.

Essas soluções devem ter o objetivo de estabelecer um bom relacionamento novamente.

Quer um exemplo?

  • Suponhamos que você tem uma loja online de suplementos esportivos.
  • Ao enviar e-mails marketing, um cliente comprou da sua loja um suplemento para emagrecer.
  • Só que desde essa compra ele não adquiriu mais nada e já faz cerca de 3 meses.

E, agora? Como despertá-lo novamente?

Sabendo disso, você pode enviar e-mails com conteúdos relevantes sobre a perda de peso, a importância da reposição de nutrientes nessa fase, as dificuldades e métodos para manter a energia no período de emagrecimento.

Após isso, você pode também enviar e-mails com sugestões de produtos, como multivitamínicos ou ainda criar promoções especiais.

Lembre-se! O seu intuito é reestabelecer o relacionamento e não sair vendendo no primeiro e-mail.

Por isso, não cometa o erro de retomar o contato com um e-mail de promoção de um item. Ok?

Não vá com muita sede ao pote

Como usar o e-mail marketing para reconquistar clientes inativos

Clientes inativos encontra-se dentro dessa classificação por algum motivo. E, portanto, não será a sua insistência que fará com que ele volte a consumir de você.

Nesse momento, não vá com muita sede ao pote, isso quer dizer, tome cuidado para não se tornar inconveniente e fazer que de cliente inativo o alvo se torne um cliente perdido.

Você precisa ter em mente que o alvo é um cliente com interesse em níveis baixos e qualquer passo em falso pode fazer com que ele se descadastre da sua lista.

É claro que não é isso que você deseja, não é?

Então, aposte em e-mails mais personalizados, que tenham bons CTA’s, com gatilhos mentais poderosos.

Pense muito bem nos seus títulos, em como vai propor a comunicação, no conteúdo, dentre outras coisas importantes.

Se possível, analise métricas antes de formar a estratégia e seus e-mails. Também não se esqueça de aplicar testes.

 

Por hoje é só! Dúvidas? Mande suas perguntas abaixo.

Até logo.

Forte Abraço.

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