ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como reativar clientes inativos e recuperar os perdidos com o Adwords?

Você tem percebido que o seu negócio está com enorme acúmulo de clientes inativos e perdidos?

Não sabe porque isso aconteceu e sequer faz ideia de como trazê-los de volta para perto da sua marca?

Então esse conteúdo é para você!

Nós, do Mestre do Adwords, lhe mostraremos como reativar clientes inativos e recuperar os perdidos com o Adwords.

Ficou interessado?

Então vem com a gente!

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O que são clientes inativos e perdidos?

Antes de irmos direto ao ponto, é muito importante deixar claro o que são clientes inativos e perdidos.

Principalmente, porque muita gente os confundem ou acredita que ambos se tratam de uma mesma coisa.

Então para começar, saiba que clientes inativos não são os mesmos do que os perdidos e vice e versa.

A grande semelhança entre esses dois grupos e, talvez, única, é que eles não são mais consumidores da sua marca, ou seja, não estão mais convertendo. O que acaba empurrando seus resultados para baixo.

De modo geral, os clientes inativos são aqueles que converteram no seu negócio, ou seja, compraram algo, mas por um bom espaço de tempo não estão mais realizando essa ação e sequer se engajam com os seus conteúdos.

Já os clientes perdidos são aqueles que já passaram do nível de inativos, pois eles simplesmente desistiram de serem seus consumidores. Nesse caso, quase sempre o que acontece é que eles o deixaram para se tornar cliente de um negócio concorrente, que entregou melhores soluções em suas visões. Ou ainda, porque não se sentiram completamente satisfeitos com a sua marca.

Entende a diferença agora?

Basicamente, o cliente perdido é uma espécie de evolução do cliente inativo.

Você deve estar se perguntando:

  • Mesmo assim é possível recuperá-los e reativá-los?

A resposta é sim, na maioria das vezes. O que você terá que avaliar inicialmente é porque eles entraram para esses dois grupos.

Afinal, só atuando sob esse aspecto que o fizeram ficar frios e distantes é possível apontar uma outra perspectiva que os tragam de volta para o seu negócio.

reativar clientes inativos e recuperar os perdidos com o Adwords

Quer um exemplo?

Pense que você descobriu que a grande culpa de diversos clientes seus ficarem inativos é o fato de você mandar promoções fora dos padrões de interesse deles.

Sabendo disso, fica simples resolver a questão, certo?

Agora, se o seu cliente perdido foi embora porque não gostou da solução do seu produto na prática, a questão se torna um pouco mais complexa.

Embora ainda seja possível reconquistá-lo.

Mas…

Porque não conquistar novos ao invés de reconquistar os inativos e perdidos?

reativar clientes inativos e recuperar os perdidos com o Adwords.

Clientes inativos e perdidos, quase sempre, são muito importantes para um negócio.

Isso porque reativá-los e recuperá-los, embora muita gente não saiba, é mais simples e menos custoso financeiramente do que aplicar todas as estratégias novamente para conquistar novos. Que, muito provavelmente, se tornarão parte desses grupos no futuro, por conta das falhas do processo.

Pense bem… Uma vez que você descobre quais são as falhas que têm afastado esses clientes, a estratégia é reparada, fazendo com que eles voltem, impulsionem seus resultados, e os novos clientes não se tornem inativos e perdidos.

Sem contar que esse público já lhe conhece, já consumiu da sua marca, já demonstraram interesse, já provaram que podem e querem converter, o que os coloca à frente na jornada de consumo, se comparados aos clientes novos.

Se você fizer uma breve pesquisa, se deparará com estudos que apontam enfaticamente que os clientes reconquistados de uma lista fria ou simplesmente que migraram para outros negócios concorrentes, são mais tendenciosos a ficarem mais tempo ativos e interessados do que antes.

Como reconquistar clientes inativos e perdidos com o Adwords?

Como você já deve ter percebido, é muito necessário que você conheça os motivos pelos quais esses clientes ficaram frios e distantes do seu negócio.

Você pode pensar que trata-se de algo impossível de realizar, mas saiba que não é, especialmente, pela evolução das ferramentas digitais.

Se você usa uma ferramenta de CRM com qualidade, pode colher dados imprescindíveis para entender melhor o que aconteceu.

Essas ferramentas, inclusive, já trabalham com alertas que indicam uma tendência de inatividade ou abandono por parte do cliente. Possibilitando que você trabalhe com prevenção.

Se você não deseja ou não pode ter uma plataforma de CRM, há ferramentas de análise muito completas que lhe trazem ótimas informações. Como o Analytics.

Que além de tudo, pode lhe mostrar comportamentos e informações mais profundas capazes de lhe apontar qual grupo de clientes pode ser mais lucrativo na hora de investir na recuperação.

  • E o Adwords?

Bem, todas essas análises de dados e acompanhamento de métricas de desempenho vai possibilitar que você trabalhe em campanhas no Adwords mais eficazes na recuperação dos clientes inativos e perdidos.

A solução é poderosa, multifacetada, mas simples…

Por exemplo, você pode focar em campanhas de remarketing para esses públicos, caso eles tenham se desinteressado por conta do preço. Ou oferecer bônus especiais e brindes para que eles se recadastrem na sua lista.

A grande sacada é usar o remarketing para direcionar campanhas mais personalizadas à esse público, mostrando que a sua marca sabe que eles desertaram. E que eles são importantes, por isso, há um esforço de sua parte para que eles voltem.

O remarketing também pode ser utilizado para continuar fortificando a relação, após eles voltarem para o seu negócio. Basta que você saiba o que anunciar à eles.

Mais uma vez, os dados colhidos no Analytics ou na sua plataforma de CRM, além dos coletados no Adwords, lhe serão muito úteis.

Não se desespere ou os abandone. Tenha cuidado em realizar testes, reconquistar a atenção deles, ofereça novos benefícios, ative a curiosidade, o desejo.

Procure integrar plataformas, fazendo com que a experiência do usuário seja ininterrupta, fluída, agradável, a melhor que ele já pôde ter em toda a sua jornada.

Certamente, isso fará com que ele volte e não te abandone novamente tão cedo.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado.

Dúvidas? Mande sua pergunta para gente.

Forte Abraço.

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