ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como organizar seus grupos de anúncios no Google Adwords?

O Google Adwords é uma ferramenta fantástica, porém como em qualquer outra, você precisará entender os processos e como funciona cada etapa para que consiga se organizar e utilizar melhor todos os recursos oferecidos.

Sabemos que, para quem está começando, é difícil conseguir entender de primeira todas as etapas do processo e é justamente aí que a gente, do Mestre do Adwords, entra para ajudar você.

Basicamente, o Google Adwords é formado por 3 camadas que são:

  1. Conta;
  2. Campanhas;
  3. Grupo de Anúncios.

Será através da organização plena dessas 3 etapas que você conseguirá criar campanhas muito mais assertivas e focadas em seu público alvo.

O foco desse artigo é ensinar você a organizar seus grupos de anúncios no Google Adwords e será sobre esse ponto que iremos nos aprofundar, mas saiba que a organização das etapas funciona assim:

  1. Conta: É o local onde será associado um email, dados sobre faturamento e uma senha;
  2. Campanhas: Tem as configurações próprias para que você escolha o local onde seus anúncios irão aparecer. Este também é o local onde se escolhe o orçamento;
  3. Grupo de Anúncios: É o local onde ficarão as palavras chaves e o conjunto de anúncios.

Aqui ainda cabem duas observações bastante importantes, pois dentro da campanha de vídeos têm algumas características próprias, como:

 

Como organizar seus grupos de anúncios no Google Adwords

 

  • Um grupo de anúncios só pode ter o mesmo formato de anúncios em vídeos, então se você quer exibir anúncios em vídeo em display, em TrueView e In-stream terá que criar diferentes grupos de anúncios no Google Adwords.
  • Dentro de uma campanha de vídeo, os lances e critérios têm informações em comum.

Já sabemos um pouco sobre a estruturação de conta do Google Adwords e como ela é organizada, então vamos avançar e estudar mais sobre os grupos de anúncios.

Organizando uma campanha

Quando você toma a decisão de anunciar através do Google Adwords, a própria plataforma lhe fará criar uma campanha específica para cada objetivo que você tenha traçado.

Isso porque será diferente a forma com que você irá produzir o conteúdo do anúncio, já que ele terá que atender as expectativas traçadas por você.

Antes de você decidir que quer anunciar, você precisa ter um objetivo. Pode ser:

  • Atrair mais tráfego para o seu site;
  • Captar leads;
  • Vender seus produtos;
  • Vender seus serviços;
  • Atrair pessoas para seu estabelecimento físico.

E mais tantas outras opções possíveis com sua utilização, por isso é importante definir claramente o seu objetivo para que você possa organizar sua campanha de modo que ela tenha maiores possibilidades de lhe trazer o resultado almejado.

Organizando seus grupos de anúncios no Google Adwords

Toda campanha permite que você crie um ou mais grupo de anúncios dentro dela, pois dessa forma é possível trabalhar melhor o grupo de palavras-chave escolhidas, fazendo com que elas se relacionem e tenham semelhança entre si.

Nesse ponto fica um conselho nosso, recomendamos que em cada grupo tenha entre 14 e 16 palavras-chave, que é o volume ideal para que você consiga atrair a atenção através delas. Mais do que isso, acará desperdiçando possibilidades de melhorar seus resultados, aumentar o seu índice de qualidade e melhorar o seu ROI.

Se você for trabalhar com campanhas de rede de pesquisa, os grupos irão te ajudar a segmentar melhor a exibição, melhorando a relevância das pesquisas e a entrega de resultado aos usuários.

 

Como organizar seus grupos de anúncios no Google Adwords..

 

Caso você opte por trabalhar na rede de display, os grupos ajudarão a chamar a atenção do usuário quando eles navegarem por websites parceiros que têm o conteúdo relacionado com o seu.

O ideal é que você crie grupos de anúncios diferenciados para cada campanha que iniciar dentro da plataforma. Por exemplo, vamos imaginar que você atue no segmento de comércio eletrônico e que você decida que quer começar a vender através da internet.

Suas vendas vão explodir e seus anúncios vão dar muito certo se você conseguir oferecer seu produto para quem realmente quer comprar ele, concorda? Não adianta oferecer celular para quem está buscando notebook, você vai perder a impressão do anúncio e não converter a venda.

A criação de grupo de anúncios é indicada, porque as palavras-chave usadas serão diferentes. Além disso, ainda é possível criar subcategorias dentro das categorias, então você pode vender celulares, mas certamente você tem diversos tipos em sua loja com marcas diferentes: Nokia, Samsung, Apple, Asus, Lenovo, Sony e mais uma gama de opções.

Agora você deve estar aí se perguntando como criar um grupo de anúncio, não é?

A gente te ensina!

Como criar um grupo de anúncio?

Além de todos os benefícios que já vimos acima, a criação de um grupo de anúncio te ajuda a gerenciar de forma mais tranquila cada campanha, podendo controlar os lances, verificar o status e também acompanhar o comportamento com métricas individuais.

Dentro das opções “Grupo de Anúncios”, você pode pausar a exibição de uma campanha de um produto que não tenha mais em estoque ou então, aumentar o lance para que os anúncios sejam exibidos mais vezes, sem mexer na configuração de outras que já estão rodando.

Para criar um grupo de anúncio, primeiramente, você precisa criar uma campanha, então clique na opção “Criar uma campanha” e siga todas as instruções necessárias para criar a sua primeira campanha Google Adwords.

Caso você já tenha uma, você deve:

  1. Acessar sua conta Google Adwords com seu login e senha;
  2. Clicar na guia campanhas;
  3. Na opção, “Todas as campanhas online”, selecione a campanha da qual você tem interesse em criar um grupo de anúncios;
  4. Agora clique na guia “Grupo de anúncios”;
  5. E logo após, na opção “+ Grupo de anúncios”;
  6. Irá aparecer uma página com a opção “Criar grupo de anúncios”, clique em exibir;
  7. Siga as instruções que serão dadas com a opção das escolhas das palavras-chave e de lances;
  8. Agora basta salvar.

É importante sempre preencher todas as informações solicitadas, sem deixar nada em branco, pois são nesses detalhes que será possível criar campanhas mais qualificadas ao seu público alvo.

Dicas Extras

Aqui vão mais duas dicas extras para você que vai começar a trabalhar com grupo de anúncios.

  1. Fique muito atento à correspondência de palavra-chave, pois o padrão normal da plataforma é exibir o seu anúncio com ampla correspondência, ou seja, se o usuário procurar uma palavra parecida com a sua ou igual, o seu anúncio será exibido. Caso você não queira que isso ocorra, selecione a opção correspondência exata que só exibirá seu anúncio quando o usuário estiver pesquisando a exata grafia identificada por você.
  2. Uma única campanha pode contar até 20 mil grupos de anúncio.

Pronto, até aqui fluiu tudo muito bem, falta apenas um último detalhe que precisamos passar para você: edição do grupo de anúncio.

 

Como organizar seus grupos de anúncios no Google Adwords.

 

Como editar um grupo de anúncio?

Está precisando modificar algo dentro de um grupo de anúncio?

Fique tranqüilo, você não precisa deletar todo o grupo, basta editar de forma muito simples. Clique na guia grupo de anúncios e logo após no ícone status ou lance na coluna CPC Max padrão.

Se você quer alterar o nome do grupo, clique no símbolo do lápis que aparece no cursor ao lado do nome do grupo.

Caso queira fazer a edição em massa, clique em Grupo de anúncios > vá até a caixa de seleção e marque as opções > clique em editar > e faça as alterações das opções que deseja.

Viu como não é nenhuma ação impossível de ser feita?

Com o passar do tempo, você irá ganhando familiaridade com o uso das ações e tudo se tornará mais simples, porém se ficou alguma dúvida, deixe um comentário para nós, iremos responder o mais breve possível.

Agradecemos a companhia e até a próxima!

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