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Como lidar com críticas negativas em seus canais?

Muita gente acha que quando estamos tratando de crítica, estamos falando de algo negativo, mas não é verdade. Existem vários tipos de críticas, entre elas estão as:

  • Críticas Negativas.
  • Críticas positivas.
  • Críticas construtivas.

Existem outras, mas generalizando, podemos dizer que uma crítica é uma espécie de análise, uma opinião. É bom deixar isso muito claro, pois antes de tudo, você precisa saber identificar o tipo de crítica que está recebendo, até porque, para cada uma delas, existe uma ação recomendada.

Se você chegou até esse conteúdo, muito provavelmente, está passando por um momento difícil na vida de qualquer profissional. Eu sei! Receber críticas negativas não é fácil, mas você precisa saber que se você é bom o bastante, em algum momento vai acabar recebendo esse tipo de comentário.

 

Como lidar com críticas negativas em seus canais,

 

Todo bom profissional acaba passando por essa situação, pois pela notoriedade se torna um alvo e sempre tem “aquele” que não gosta do que você oferece. Isso não quer dizer que a gente nunca erra, pelo contrário, somos humanos e, portanto passíveis de erros.

A questão toda aqui é:

  • Como lidar quando recebemos críticas negativas em nossos canais?

Eu confesso a você que eu mesmo já passei por esse tipo de situação, já recebi críticas negativas e tive dúvidas sobre o que eu deveria responder e como me colocar diante disso. Ao mesmo tempo em que você tenta entender o posicionamento de quem fez a crítica, dá vontade de ignorar ou mandar uma resposta mal educada. Já aconteceu com você? Pois é, acontece que você não pode agir por impulso, você precisa lembrar que de certa forma você é uma pessoa pública, que depende de um público e, sobretudo, que você tem um propósito com o que oferece, sendo assim, precisa estar preparado para escutar opiniões de quem consome de você.

Parece complexo, não é verdade? Se você está nessa situação, pode ficar mais calmo, eu tenho um conteúdo que pode lhe ajudar a atravessar esse momento, sem grandes perdas.

Pensando sobre o que acabo de lhe falar, fiquei relembrando, sozinho, as situações que passei nesse aspecto, não só isso, o foco foi como eu consegui me sair bem de cada uma delas. O mais interessante é que nem sempre eu me saí bem, algumas vezes, agi de forma que me gerou arrependimento posteriormente, mas sabe que foi bom? Pois eu pude aprender muito mais com esses equívocos, eu tive uma lição poderosa que foi não repetir a dose dos mesmos erros, passei a adquirir experiência e evolui gradativamente até achar a melhor forma de lidar com as críticas negativas.

Fiquei feliz com o que vi e enxerguei uma oportunidade de lhe ajudar, portanto reuni tudo em um material exclusivo e cheio de sacadas poderosas para você conferir e nunca mais passar por problemas quando receber esse tipo de análise.

O resultado desse conteúdo e cada detalhe desse material, você confere a seguir. Vamos juntos? Bons estudos!

 

7 Maneiras de Lidar com Críticas Negativas

Certamente, se pudéssemos escolher, nunca íamos querer receber as críticas negativas. Não é verdade? Se vivêssemos em um mundo perfeito, isso poderia ser real, mas sabemos que não é bem assim o que acontece.

 

Como lidar com críticas negativas em seus canais

 

Para que tudo possa ser aceito de forma mais tranquila, precisamos aprender a lidar com as adversidades, nesse caso, a minha primeira dica é que você entenda que receber críticas negativas é algo natural. Se você lida com pessoas está automaticamente lidando com opiniões e visões diferentes, ainda bem e, portanto em algum momento, mesmo que seu trabalho seja imensamente admirado, ele chegará a alguém que não vai estar satisfeito com o que você está oferecendo, paciência. Não é possível agradar a todos, mas por sorte, existem maneiras de se sair bem quando isso acontece. Vou lhe apresentar algumas delas a seguir:

  1. Esteja Aberto a Opiniões: Essa é a primeira coisa que você deve fazer em uma situação como essas. Se colocar de forma impenetrável, vai mostrar uma imagem de que você é arrogante e dono de si. Eu tenho certeza que isso não é o que você quer. Para se sair bem, mostre-se aberto a opiniões, mesmo que elas sejam negativas, isso mostra que você é humilde o suficiente para escutar o seu público, que você está disposto a aprender, se necessário, além disso, você deixará que o público perceba que ele é muito importante para o seu negócio.
  1. Procure saber o que não está agradando: Você precisa saber que as críticas negativas nem sempre são caracterizadas como problemas, muito pelo contrário, na maioria das vezes, essas críticas são bons termômetros para você saber o que está ou não agradando. Para que você consiga se sair bem, procure saber qual é o problema, corrija se for possível e, mais, aprenda com isso.
  1. Responda com educação: Eu sei que, muitas vezes, dá aquela vontade arrebatadora de dar uma resposta mal educada, mas controle-se, você não pode se igualar à grosseria dos outros, você precisa lembrar que você não está sendo visto, apenas, por aquela pessoa que fez a crítica negativa e que, além disso, há a possibilidade desse comentário ser uma provocação mal intencionada. Para essas situações, o melhor remédio é manter-se centrado, se você sair dos eixos com o que viu, espere se acalmar para responder. Quando for elaborar a resposta, aja com educação, não seja grosseiro.
  1. Mostre-se Pró-ativo: Mostrar-se pró-ativo é importante para que você consiga ter uma boa atitude quando estiver passando por esse problema. Isso porque, quando você se mostra disposto a resolver o problema exposto, mesmo que para você ele não seja um problema, mostra ainda mais o quanto você se preocupa com a opinião do seu público, conectando e trazendo a relação público/empresa para mais perto.
  1. Leia a Crítica Negativa e Responda: Essa dica é excelente e posso lhe assegurar que dá muito certo. Vou lhe explicar melhor. Quando recebemos uma crítica negativa, a tendência natural é tentarmos ignorá-la ou dar uma resposta rápida e genérica para aquilo passar despercebido, mas preciso te dizer que essa atitude pode te trazer ainda mais problemas. A melhor maneira de sair dessa é lendo a crítica negativa com cuidado, analisando os pontos apontados e sob essas informações oferecer uma resposta personalizada, uma resposta feita exatamente para aquela situação e não um texto generalizado. Quando você oferece essa atenção, você mostra que está seguro e que não tem medo de opiniões desse tipo.
  1. Faça um Agradecimento: Agradecer a quem fez a crítica também é uma boa tática para sair “vitorioso” desse tipo de momento. Além de você se mostrar agradecido pelo “problema” encontrado, você demonstrará ao seu cliente que você ficou feliz pela preocupação que ele tem com você, pelo tempo que ele gastou para te alertar do que aparentemente não estava entregando um bom resultado. Procure responder de forma pessoal para se sair ainda melhor.
  1. Ofereça uma Solução: Eu sei, sempre que recebemos uma crítica negativa, a primeira reação é ficar bravo e não aceitar que podemos estar errados. Infelizmente, essa atitude não é benéfica, posso te afirmar com segurança. A melhor atitude nesse caso é verificar se o que foi apontado, realmente, tem fundamento. Aprenda sempre que puder! Veja se a crítica negativa pode ser transformada em construtiva. Sempre que houver uma crítica negativa, analise os pontos, verifique se há alguma razão no que está sendo mostrado e sempre que possível, ofereça uma solução para o “problema”. Desse modo, você reforça que a opinião do público é importante, que você está disposto a ouvi-los, que você é humilde o suficiente para assumir possíveis erros e que o seu foco é trazer materiais cada vez melhores, afinal, a parte mais importante do seu negócio é o público.

 

Como lidar com críticas negativas em seus canais.

 

Bom mesmo seria se a gente pudesse agradar a todos sempre, sem exceção, mas viu como é possível sair dessa situação sem grandes perdas e danos? Acredito que agora seja o momento mais oportuno para você praticar com base em tudo que aprendeu por aqui. Certamente você está pronto para iniciar e evoluir grandemente.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa jornada, caso tenha dúvidas, sugestões, opiniões, basta entrar em contato comigo, lhe responderei pessoalmente o mais rápido possível.

Volte sempre que quiser ou precisar de materiais atualizados que abordam o mercado digital. Estarei aqui dando o meu máximo para disponibilizar conteúdos poderosos e inéditos, todos os dias.

Até a próxima, nos vemos por aí.

Forte Abraço!

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