ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Como funciona o Google meu Negócio?

Já ouviu falar sobre Google meu Negócio? Certamente sim, porém se você nunca ouviu falar e muito menos sabe do que se trata, muito provavelmente, você está perto de descobrir, algo me diz que se o seu objetivo ao chegar aqui não foi diretamente descobrir o que é o Google meu Negócio, talvez o que você procura esteja ligado diretamente ao assunto.

Pensando no que abordar logo me veio em mente algo relativamente novo, mas totalmente focado para quem tem seu negócio, seja virtual ou físico e que pretende ganhar relevância e atrair cada vez mais clientes usando uma ferramenta simples, é claro, estou falando do Google meu Negócio.

Vou explicar a vocês os porquês e a importância da utilização desse serviço, além de suas principais vantagens e como iniciar seu uso com cadastramento gratuito na ferramenta.

Conheça também o Google Adwords Express, ele irá te ajudar a complementar suas aplicações!

 

Google-meu-Negócio

 

O que é o Google Meu Negócio?

Vamos com calma, começaremos entender o que é e quais são as funcionalidades dessa ferramenta que pode te ajudar dar um upgrade em seus negócios. Bora?

Seu nome original na língua inglesa é Google My Business, trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação de seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com seu público alvo.

 

Google-meu-Negócio

 

Se você acha que se trata de novas ferramentas, você está enganado! O que aconteceu foi que todas as suas funcionalidades já existiam, porém de forma solta e espalhadas em diversas plataformas, como o Google Places ou nas páginas do Google+, visando sempre facilitar a vida do usuário, o Google meu Negócio chegou para otimizar e tornar simples o uso e o acesso dessas ferramentas.

Você pode estar com uma dúvida bastante pertinente e mesmo que isso não tenha surgido em sua mente, me sinto no dever de te explicar um pouco mais sobre isso, assim a sua visão se ampliará sobre como a ferramenta é útil. A questão é a seguinte: Para quem o Google Meu Negócio se destina? Eu respondo:

  1. Negócios Locais: Escritórios, farmácias, academias, lojas de cosméticos, restaurantes, dentre outros que se encaixam como anunciantes com finalidade de captação de público
  2. Negócios Online: e-commerce, blogs e sites também podem utilizar a ferramenta, dependendo da estratégia usada pode ser algo bastante útil. A ferramenta possibilita uma melhor visualização do endereço e horário de funcionamento de seu negócio.

 

Google-meu-Negócio

 

Vantagens de Utilizar o Google Meu Negócio

Já ouvi muitos questionamentos em relação à importância e as vantagens da utilização do Google Meu Negócio. Para mim elas são inúmeras, pois a cada tipo de negócios, seja on ou offline existe uma estratégia e uma forma diferenciada de uso, dependendo de qual objetivo você deseja alcançar.

Decidi resumir então, o que pra mim são os quatro pilares fundamentais no uso dessas ferramentas disponibilizadas por meio do Google Meu Negócio.

Vou tentar te explicar de forma bastante objetiva e simplificada as vantagens desses quatro pilares.

  1. Estatísticas: A ferramenta lhe permite acessar todas as informações referentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você tem uma visão privilegiada de que seu público está buscando e assim pode adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, os fidelizando e consequentemente atrair e conquistar novos clientes.
  1. Interação: Através da ferramenta você pode receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, você consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados, dentre outras coisas que te ajudam a gerar um feedback direto do consumidor final. Você ainda pode respondê-los para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua comunicação e sua presença mais próxima de seus clientes.
  1. Presença Digital: Quando iniciar o uso da ferramenta, você automaticamente criará uma página de seu negócio no Google +, isso é um detalhe muito importante, pois será o seu canal de compartilhamento de informações com seus seguidores, quem procurar pelo seu negócio poderá ver todo tipo de informação que seja de seu interesse compartilhar, como por exemplo, fotos de seu estabelecimento comercial (Se for o caso), promoções, eventos, horários especiais de funcionamento ou qualquer tipo de informação que você julgue melhorar o desempenho e a comunicação com seu público alvo.
  1. Atualizando seu Negócio: Todos sabem que manter atualizados os seus clientes e interessados é fundamental para conseguir um bom engajamento. No Google Meu Negócio atualizar as informações é de extrema importância para otimizar os resultados das buscas e dos mapas que são gerados através do Google, então não se esqueça de manter sempre atualizado o seu endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento, assim você estará presente cada vez mais nos resultados das buscas, melhorando a sua captação de possíveis consumidores.

 

Google-meu-Negocio

 

Como Fazer sua Inscrição no Google Meu Negócio?

Vou lhe ensinar alguns truques e facilidades para que você possa se inscrever no Google Meu Negócio sem qualquer problema. Vamos seguir o passo a passo?

  1. Acesse: A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site: HTTP://google.com/mybusiness
  1. Clique: Inicie clicando no botão “Aparecer no Google”.
  1. Email e Senha: Se você não estiver logado a página lhe pedirá o email e senha de sua conta do Google, nesse passo é importante lembrar que se seu negócio, site ou empresa física, tiver um login de cadastramento no Google, use-o para cadastramento no Google Meu Negócio, assim você não precisa ficar recebendo notificações em sua caixa de email pessoal.
  1. Cadastramento de Localização: Na página seguinte aparecerá uma caixa de busca com a inscrição “Encontrar sua empresa”, digite o nome e verifique se ela já está cadastrada, caso não encontre, coloque o endereço completo, incluindo cidade e Estado e por fim faça a busca novamente. Se mesmo na busca ela não for encontrada clique no espaço “Digite corretamente o nome e o endereço”.
  1. Solicitação de Dados: Você precisará preencher todas as informações solicitadas sobre seu negócio, depois de feita essa tarefa, clique em continuar.
  1. Confirmação de Informações e Termos de Serviço: Na próxima tela confira se todas as informações foram digitadas corretamente e não se esqueça de autorizar os termos de serviço.
  1. Código de Autenticação: Seguindo para próxima tela clique na opção “Envie meu código”, aqui vale a pena lhe passar uma informação muito importante, apesar de todas as informações de confirmação serem feitas por e-mail, nesta etapa a confirmação somente será feita por correspondência. Você receberá no endereço cadastrado um código de autenticação que deve ser validado neste mesmo endereço online no prazo máximo de trinta dias. Só após a autenticação do código enviado o seu status será modificado do “Não confirmado” para “Confirmado”, porém todas as outras funcionalidades estarão ativas e disponíveis para a sua utilização.
  1. Tour Virtual: Indico que você faça o tour virtual pela ferramenta para que você conheça todas as funcionalidades oferecidas e detalhes de preenchimento, tente sempre colocar o maior número de informações importantes, para que seu perfil fique cada vez mais completo e dinâmico.

 

Pronto, sua conta foi criada gratuitamente no Google Meu Negócio, mas antes de finalizar gostaria de fazer uma observação importante:

Se você já tinha uma página do seu negócio no Google+ ela foi convertida automaticamente para os padrões do Google Meu negócio, então basta você acessar e fazer o login que terá acesso às funcionalidades.

 

Meu-Negócio

 

Espero ter conseguido atingir meu objetivo que é ajudar você. Convido-lhe para comentar aqui, caso ainda tenha lhe restado dúvidas sobre o assunto, farei o possível para solucionar as questões apontadas com o maior prazer.

Até logo!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog