ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Como fazer meu blog aparecer no Google

O assunto que vou abordar hoje pode parecer bastante simples, mas ainda é uma dúvida recorrente entre muitos que gostariam de trabalhar com marketing Digital ou pessoas que já trabalham, mas que ainda não conseguiram obter a notoriedade que deseja.

Ao pensar em criar um blog, o primeiro objetivo traçado, quase 100% das vezes é aparecer no Google, isso ocorre antes mesmo da criação de uma boa estratégia. Pensando nisso, pude responder dois questionamentos que para mim são pontos chaves nesse assunto:

  1. Você criaria um blog com informações interessantes e que poderiam ajudar outras pessoas, mas que ninguém pudesse ter acesso? Certamente a resposta é não, não é verdade?
  1. Porque Aparecer no Google é tão importante para um Blog? Foi com essa pergunta que eu tive certeza que eu deveria falar sobre esse assunto.

Conclui que ao mesmo passo que um blog é criado, mais uma pessoa se coloca na busca por esse objetivo, mas será que ela sabe o porquê deve fazer isso? Qual a importância de aparecer no Google? Ou ela só faz, porque todo mundo faz?

Diversos blogs são criados diariamente e para se destacar é preciso um trabalho árduo, aliado a paciência, pois você precisará de aplicação de técnicas, para começar ter a visão dos primeiros resultados positivos. Não será uma tarefa rápida e fácil, mas garanto que se você se dedicar, os resultados virão.

Já posso lhe adiantar que não existem milagres, tudo é baseado em estudos. Atrair tráfego orgânico tem o mesmo grau de dificuldade com relação ao Tráfego Pago de qualidade, além disso, estudar o seu negócio com o objetivo de conhecê-lo da forma mais profunda possível pode ser a chave do sucesso e do destaque perante aos seus concorrentes.

 

Como fazer meu blog aparecer no Google

 

O que vou falar aqui pode não ser nenhuma grande novidade, mas são técnicas que eu utilizo e sei que dão resultados para uma melhor indexação. Algumas podem até parecer bem simples, porém são muito esquecidas e acabam ficando de lado na hora de aplicação de técnicas que prometem mais.

Vamos ao que interessa? A primeira questão que levantarei a seguir é sobre algo que conheço muito e posso garantir que traz muitos bons resultados. Se você já me conhece, já deve desconfiar do que estou falando: Adwords! É claro!

 

Utilizando Anúncios Patrocinados

Eu já cheguei a falar sobre esse assunto em outros artigos, neles já fiz diversas abordagens sobre o uso do Adwords com a finalidade de aumentar o número de visitas em sites e blogs. A forma de anúncios patrocinados é bastante interessante para quem quer ser encontrado de forma rápida, pois oferece uma plataforma de anúncios diretos, que dão destaque ao seu blog ao veicular campanha sobre o que você está oferecendo, consequentemente gerando mais interesse e tráfego.

Colocando de forma prática você deve imaginar a seguinte situação:

  1. Dois blogs são lançados ao mesmo tempo.
  2. Um investe em bom conteúdo e Anúncios no Adwords e o Outro investe em conteúdos engraçados, mas deixa a publicidade de lado.

Qual você acha que atrairá mais tráfego? É claro que o primeiro, pois ele investiu em publicidade. Ao escolher Adwords, ele deu um plus para que as pessoas pudessem conhecê-lo.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o Adwords oferece ao seu blog, confira o conteúdo exclusivo que fiz aqui.

Para que você possa prosseguir verificando as dicas que vou dar ao longo do artigo, quero explicar rapidamente porque você tem mais chances de ser visto no momento que opta pela utilização do Adwords.

Você já deve ter percebido que quando faz uma busca no Google, os três primeiros resultados e a barra lateral aparecem em destaque com o termo de sua busca. Isso é justamente um anúncio do Adwords sendo exibido, é assim que seu blog pode aparecer ao ocorrer alguma busca ligadas as palavras-chaves que você escolheu para anunciar.

Você pode estar pensando agora: Tiago, eu não quero começar com um blog e já ter que investir em publicidade, não tem outra forma de aparecer no Google? Posso lhe responder de forma rápida e segura que sim, porém é uma maneira um pouco mais demorada para perceber resultados. Vou tentar te explicar da forma mais simples possível para que você entenda totalmente o que estou falando e tenha condições de realizar as aplicações de técnicas. Falarei agora sobre otimização simplificada.

 

Otimizando Seu Blog

Existem diversas formas de fazer uma otimização e entre os profissionais da área as opiniões variam muito, isso porque o Google não fornece uma cartilha detalhando as exigências e os parâmetros de qualidade que influenciam no ranqueamento. A cada nova atualização que o buscador realiza, um novo requisito de qualificação é adicionado à lista e para que seja descoberto é necessário muito estudo e testes.

O que posso ensinar para você é o que aplico pessoalmente, São as técnicas mais comuns quando o assunto é SEO. Vamos Aprender:

  1. Títulos Atraentes: Você precisa captar o seu leitor no primeiro momento em que ele visualiza a chamada do conteúdo. Por isso, pense sempre em títulos criativos e que despertem a curiosidade, para que assim, o seu conteúdo possa ser lido e compartilhado por mais pessoas.
  1. Conteúdo Engajado: Na hora de criar o conteúdo, pense no leitor de seu blog, coloque-se no lugar dele e questione o que você gostaria de ver se estivesse procurando pelo assunto. Seja claro e objetivo e passe a informação da forma mais verdadeira e completa possível.
  1. Imagens Convidativas: A questão visual é algo que sempre desperta o interesse, então procure sempre usar imagens positivas e que estejam relacionadas com o conteúdo abordado, assim você conseguirá que seu público tenha uma melhor experiência em seu blog.
  1. Tags: As tags, como o próprio nome já diz, são palavras-chaves relacionadas ao seu conteúdo que vão resumir em poucas palavras o que você pretende dizer, por isso elas são tão importantes. Elas devem ser muito bem pensadas, pois, muito provavelmente, serão por elas que os leitores chegarão a você na hora da busca.
  1. Otimização do Conteúdo: Ter um conteúdo de boa qualidade é ponto essencial para estar bem posicionado nos resultados das buscas. É preciso se preocupar com as palavras-chaves usadas para estruturar o seu artigo, entregar respostas aos questionamentos de seus leitores, explicar de forma acessível e, sobretudo, oferecer conteúdos originais.
  1. Urls Simples: O endereço do seu site precisa ser muito fácil de ser lembrado, por isso escolha nomes simples e fáceis de serem digitados. Uma dica que lhe dou é: “Procure por nomes que estejam relacionados ao tema que você tratará em seu blog ou relacionados à sua marca”

Agora você já têm as principais informações para uma otimização básica, vou lhe explicar como um layout pode fazer toda a diferença em seus resultados.

 

aparecer no Google

 

Escolhendo o Layout do Seu Blog

Escolher o Layout do seu blog é tão importante quanto criar um conteúdo de qualidade, sabe por quê?

O que adianta ter um conteúdo incrível, se quem está procurando não consegue achá-lo dentro de seu blog? Ou pior! Devido ao Layout do Blog a leitura é tão cansativa que o leitor vai embora.

Da mesma forma que nos preocupamos com a comodidade das pessoas que visitam a nossa casa, devemos nos preocupar com o público que visita as nossas páginas.

 

 

Como fazer meu blog aparecer no Google.

 

Entregar uma boa experiência de navegabilidade será um fator que contará pontos tanto com o leitor, quanto com o Google, pois esse também é um ponto avaliado pelo buscador. Para ter um site completamente amigável, você deve pensar nas seguintes configurações:

  1. Ter um rápido carregamento de página.
  2. Layout com Informações Organizadas e Claras ao Leitor.
  3. Fácil Acesso aos conteúdos.
  4. Adaptabilidade para outras telas.
  5. Layout preparado para leitura, ou seja, nada de colocar cores muito fortes, letras que contrastam com a tela e tudo que possa deixar a leitura cansativa a ponto de não ser possível permanecer navegando por dois minutos.

 

Você já aprendeu um pouco sobre o Adwords, os princípios básicos da otimização, como tornar seu layout mais amigável e já pode sair por aí aplicando tudo, mas antes que você vá, preciso falar sobre um assunto importante e que não deve faltar nessa lista de aplicações quando o objetivo é aparecer no Google. Estou falando dos Sitemaps, você sabe do que se trata?

 

Enviando seus Sitemaps

 

aparecer no Google.

 

Para que seu blog seja “lido” pelo Google, ele precisa saber que você existe. Para que isso ocorra, você deve enviar a URL principal de seu site para que o buscador faça a “leitura” através dos robots. Para enviar sua URL, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html;
  2. Coloque sua Url no espaço pré-determinado.
  3. Acrescente um comentário ou palavra-chave e envie.

Pronto, agora é só trabalhar com essas técnicas que lhe entreguei e fazer seu blog aparecer no Google. Espero que tenha sido bastante proveitoso tudo que consegui lhe passar, caso tenha ficado alguma dúvida pertinente ao assunto, lhe peço que não pense duas vezes antes de me perguntar através dos comentários.

Forte Abraço. Volte sempre!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog