ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Como estruturar sua campanha no Google Adwords

É natural que sempre busquemos melhorias para os nossos negócios, seja no setor interno ou na capacidade de vendas, na verdade, é praticamente impossível encontrar um bom profissional que não esteja buscando evoluir sua marca de alguma forma.

Grande parte dessa busca por melhorias têm, de uma maneira ou outra, uma ligação com a publicidade.

Afinal, se você deseja evoluir cada vez mais, talvez uma boa saída seja melhorar o seu alcance através de presença e comunicação para com o seu público alvo.

Concorda?

Se fossemos eleger três pilares principais para estar com todas as chances do sucesso em mãos, seriam eles:

  • Boa Comunicação
  • Presença/Autoridade
  • Relevância/Qualidade

Com base nisso, algo ficou bastante nítido. O mercado digital, mais especificamente, a publicidade online tornou o mundo dos negócios mais democrático, mais acessível.

Atualmente é possível que pequenos negócios em seus primeiros dias de atuação tenham a oportunidade de anunciar e ter uma abrangência enorme, tanto quanto uma empresa de grande porte e vasta experiência em seu setor.

Essa realidade não era possível há pouco tempo atrás, onde a publicidade era elitizada por seus altos preços. Apenas, empresas muito bem estabelecidas conseguiam aparecer em horário nobre, nos comerciais de televisão que, hoje, chega a ser tão popular quanto à internet em questão de abrangência e impacto de público.

 

Como estruturar sua campanha no Google Adwords

 

Enfim… O que queremos dizer é que se você tem um negócio ou é um profissional autônomo que trabalha com vendas, sua oportunidade de crescer está ao alcance de alguns cliques.

Muito provavelmente você já conhece a plataforma de anúncios online do Google, a maior da internet, certo?

O que talvez você não saiba ainda muito bem é que o Google Adwords não é nenhum bicho de sete cabeças e que, sim, é possível criar anúncios altamente poderosos sem tantas complicações.

Para isso, basta que você saiba estruturar sua campanha no Google Adwords de forma eficiente.

Você pode dizer:

  • “Ah, mas eu não sei como estruturar isso, deve ser extremamente complexo!”.

Calma! Nosso conteúdo de hoje vai descomplicar tudo isso para você.

Pronto para começar? Então vem com a gente!

# Planejamento e Ajustes

Antes de qualquer coisa, a primeira coisa que você precisa fazer é planejar e realizar alguns ajustes.

Para isso, é preciso que você tenha claro qual é o objetivo a ser alcançado pela sua campanha no Google Adwords.

Toda a sua estratégia e estruturação estará intimamente ligadas a esse objetivo, então procure se aplicar ao máximo nessa tarefa.

Nesse momento, tente responder as seguintes perguntas:

  • Qual é o produto/serviço que atrai mais interesse no alvo?
  • Qual é o melhor produto para anunciar?
  • Como esses anúncios devem atingir o público? Qual mensagem deve ser entregue?
  • Como eu posso elaborar minha campanha para conseguir isso?

Sem pressa e ansiedade, ok?

Bem, na fase dos ajustes, você precisará estudar um pouco mais o comportamento do seu público.

O intuito é descobrir melhores formatos de anúncios, horários para veicular, canais, entre outras coisas que poderão lhe ajudar a ser mais contundente quanto ao direcionamento da campanha.

 

Como estruturar sua campanha no Google Adwords.

 

Uma boa maneira de coletar dados relevantes é integrar o analytics ao Adwords.

#Lista de Palavras-Chave

Depois de definir qual é o objetivo da sua campanha e ter coletado os dados relevantes do público, o momento é de começar a colocar a mão na massa quanto à estrutura “física” da sua campanha no Google Adwords.

Claro, como não poderia ser muito diferente, o primeiro passo será definir as palavras-chave que você usará na campanha.

Para isso, é interessante que você dê uma olhada em seus concorrentes diretos e indiretos.

Procure visualizar os termos que eles utilizam, o que traz resultados e o que não traz. Para ter uma melhor visão sobre isso, há duas boas maneiras.

Primeiro o Keyword Tools, própria planejador de palavras-chave da plataforma, que lhe dá sugestões com base em campanhas existentes no mesmo nicho em que seu negócio atua.

E segundo é o SemRush, uma plataforma que lhe entrega informações sobre a estruturação das campanhas de quem você escolher. Nesse programa, você consegue ter noção sobre o investimento da campanha em questão, termos que mais convertem, palavras-chave utilizadas, entre outras coisas.

Claro, essas análises não devem servir para você “roubar” a ideia do seu concorrente, longe disso. O objetivo aqui é que você tenha noção do que dá certo e com base nisso conseguir ter o seu diferencial para se destacar perante o mercado.

Após a fase de análises, faça a sua própria lista de palavras-chave. Não se esqueça, elas precisam:

  • Ter ligação/relação com o seu negócio.
  • Ter proximidade com o que está sendo anunciado.

A sua lista deve conter termos exatos, variações e até pequenas frases que correspondem diretamente ao que você está oferecendo.

Os termos genéricos também podem ser utilizados, desde que você não fuja da proposta, pois caso contrário atrairá leads frios que pode até clicar no seu anúncio, mas não converterá e colocará seu ROI abaixo de zero.

Utilize o planejador de palavras-chave do Google nessa tarefa, pois ele ampliará muito o número de possíveis termos relevantes para as suas campanhas.

# Grupo de Anúncio

É muito comum que haja equívocos quanto a essa etapa da estruturação da campanha, pois, geralmente, os anunciantes chegam querendo anunciar tudo de uma vez.

Não cometa esse erro, pois é muito possível que você perca o controle de tudo logo no início.

O ideal aqui é criar um grupo de anúncio por vez. Dessa forma, é possível segmentar de maneira mais eficaz e consequentemente atrair melhores resultados.

Ok?

Então, pegue a sua lista de palavras-chave, separe em torno de 10 termos para adicionar em sua campanha.

Óbvio, eles devem ter ligação com o que vai ser anunciado. Ah! Também tome cuidado para não utilizar palavras duplicadas, isso afeta e muito os seus resultados, pois você acabará concorrendo com você mesmo.

#Texto de Anúncios

Chegou o momento de criar o seu anúncio, mas é importante que você tenha em mente que essa fase não deve ser levada de qualquer maneira.

O anúncio é basicamente o responsável pela atração, então ele deve ser muito bem feito.

Se você tem o conceito de que basta escrever um anúncio e replicar em todos os outros de maneira genérica, é hora de jogá-lo fora.

Anúncios de qualidade com potencial de sucesso são aqueles que são baseados em conteúdos focados nos termos escolhidos anteriormente.

Na hora de escrever o texto do anúncio, inclua as palavras-chave, de maneira natural, atrativa e relevante ao alvo.

Nesse momento, coloque-se no lugar do seu público e pergunte-se:

  • Qual é a solução que a campanha entrega?

Então se baseie nessa resposta para escrever o conteúdo. Não se esqueça de ser claro, objetivo e entregar as informações que o usuário procura.

#Segmentação

O poder das campanhas no Google Adwords é garantido, principalmente, por conta das possibilidades de segmentação que a plataforma disponibiliza aos anunciantes.

Essas segmentações são responsáveis por tornar o alcance mais assertivo, direcionando anúncios relevantes ao alvo com base em características mostradas por seu padrão de consumo e comportamento.

São várias as opções, dentre elas:

  • Segmentação por interesse.
  • Segmentação por correspondência de palavras-chave.
  • Segmentação geográfica.
  • Segmentação demográfica.

Por isso, não se esqueça de utilizá-las para garantir que a sua campanha seja exibida, apenas, para o público alvo que, realmente, tem interesse no que você está oferecendo.

Como estruturar sua campanha no Google Adwords...

Para potencializar ainda mais o direcionamento assertivo, procure criar a sua lista de termos negativos.

Essa lista garantirá que os seus anúncios não sejam relacionados erroneamente por conta da similaridade de termos.

Por exemplo:

  • Vamos dizer que você esteja anunciando, especificamente, para gerar vendas.
  • Então, muito provavelmente, o seu anúncio não será relevante para quem busca algo grátis.

Certo?

#Página de Destino

Apesar de muita gente ainda não entender o tamanho da importância da página de destino e, por isso, errar nesse quesito, é extremamente necessário que você cuide ao máximo de sua landing page.

Assim como o nome já sugere, o link da página de destino é responsável por levar o seu potencial consumidor do anúncio para a página de conversão, ou seja, a página de aquisição do produto anunciado.

Muita gente não entende isso e, portanto coloca páginas de destino que nada tem a ver com o que está no anúncio, entregando uma experiência péssima para o usuário.

Você sabia que muitas empresas, inclusive, grandes, colocam como página de destino de um anúncio de produto, a home do site?

Esse é um equívoco enorme!

Tem mais… Quantas vezes você buscou por algo na internet e clicou no link patrocinado de alguma empresa conhecida e quando abriu a página descobriu que ela não comercializava o que você procurava?

Para não cometer esses mesmos erros fatais, procure criar páginas de destino exclusivas para cada produto/serviço anunciado. Nessa página deve conter informações relevantes sobre o que foi anunciado, botão de conversão, imagens de qualidade e demais coisas que podem ajudar o potencial consumidor decidir-se.

Além disso, não anuncie e nem crie sua landing page baseada em palavras-chave que não condizem com o que você está oferecendo.

Utilize os termos que você escolheu para a campanha na sua página de destino, essa é uma maneira de melhorar a experiência do seu potencial consumidor e evitar que alguns usuários cheguem até você por um equívoco.

 

Agora é hora de aplicar, mas não se esqueça de realizar testes! Esperamos ter ajudado… Caso tenha dúvidas, entre em contato pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Forte Abraço!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog