ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como definir seu Público Alvo Usando Google Analytics?

De certo, definir o público alvo é uma das coisas mais importantes em meio às tarefas que um negócio, que pretende ter sucesso, deve realizar. Talvez, por ser algo tão cobrado e que carrega tanta responsabilidade, torna-se uma das maiores dificuldades de um empreendedor.

Você já deve ter noção de que definir o público alvo é uma das bases de um negócio, pois ele faz parte de todo planejamento de uma empresa, desde o marketing até o produto final.

Existem diversas formas de fazer a definição do público alvo e já pude mostrar mais sobre algumas delas nesse canal, mas ainda sinto que muitas pessoas continuam com dificuldade nessa área.

Sempre recebo perguntas que abordam esse assunto, se eu fosse fazer um compilado e resumir todas em apenas uma, ficaria mais ou menos assim:

 

Como definir seu Público Alvo Usando Google Analystcs.

 

“Tiago, como eu consigo saber quem é meu público alvo?” ou “Tiago, como eu devo proceder para definir meu público alvo”.

Uma coisa eu tenho certeza, a maioria já entendeu que ter a persona, o avatar, o público alvo, o perfil do potencial cliente do seu negócio definido é de extrema importância. Se não, não haveriam tantas dúvidas relacionadas, concorda comigo?

Só por isso, eu já fico muito feliz, mas tenho que reconhecer que há ainda muito para evoluir no quesito, técnicas para definição, o conhecimento para definir. Pensei muito sobre isso, não demorou muito e decidi que eu deveria ajudar, só queria ter certeza que eu tinha a capacidade de contribuir nesse assunto.

Eu não sei se você sabe, mas eu não aceito entregar um material pobre de informações ou um pouco mais do mesmo, quero lhe apresentar o melhor que eu posso oferecer, gosto de reunir informações completas, materiais que possam facilitar insights e técnicas acessíveis e aplicáveis, caso contrário, não me julgo apto para ajudar em determinado tema. Para saber se estou qualificado, eu vou estudar, me analisar, analisar os meus negócios, as minhas técnicas, realizo pesquisas e converso muito com quem eu acredito que possa contribuir brilhantemente para o enriquecimento do meu repertório.

Certamente foi o que eu fiz, reuni MUITO material. Fiz uma análise do que eu já tinha abordado anteriormente sobre o tema e tive uma ideia interessante, pois poderia ajudar na facilitação da definição de um público alvo. Foi nesse momento que surgiu o tema sugerido no título desse artigo.

A partir dali, eu comecei a traçar o caminho da estruturação desse conteúdo, eu já tinha em mãos tudo que eu precisava, só faltava colocar em prática e fazer funcionar.

Se você chegou até aqui, deve estar muito interessado em saber como definir seu público alvo utilizando o Google Analytics, portanto considerarei que você já é uma pessoa de nível mais avançado e não vou abordar o que é analytics. Tudo bem? Caso você queira recapitular, basta acessar os materiais completos sobre o tema nesse canal.

Vamos dar início aos estudos? Vou lhe mostrar de forma simples o passo a passo para que você conheça, de uma vez por todas, o seu público alvo. Preparado?

 

Definindo seu Público Alvo com Google Analytics

Você sabe, o Analytics é uma excelente ferramenta de monitoramento. Dentro da plataforma é possível ter acesso a diversas informações que poderá lhe auxiliar e muito, dentre elas estão os dados sobre o seu tráfego, ou seja, o seu público alvo. Não sei se você já está ciente, mas é importante deixar bastante claro e relembrar, para que o Analytics gere relatórios com esses dados para você, é necessário fazer cadastro e colocar o código de rastreio em seu site. Tendo todos os procedimentos do Analytics em ordem é hora de começar a preparar o terreno para definir seu público alvo.

Para definir o seu público alvo utilizando Google Analytics, você precisa reunir informações específicas dos usuários que visitam o seu endereço online, fazer a compatibilização dos dados e ao final ter a sua persona. Para que tudo fique mais simples, crie uma ficha a ser preenchida, mais ou menos assim:

 

Google Analystcs.

 

  • Nome Fantasia: Um nome que condiz com a personalidade do seu Avatar. (Possivelmente será o último item a ser preenchido).
  • Sexo: Pode ser que seu público seja dividido, portanto você pode ter mais de uma persona. Por isso é tão importante compatibilizar os dados ao final.
  • Idade: Faixa etária predominante.
  • Características Comportamentais: Categorias de afinidade, segmentos de mercado, outras categorias, engajamento. Nesse setor, você conseguirá identificar dados um pouco mais específicos sobre seu público alvo, por exemplo, qual parte do seu site ele mais acessa, quais produtos ele mais se interessa, propiciando uma visão mais aproximada sobre o estilo de vida, gostos, dores, desejos e etc. Essa categoria deve ser subdividida posteriormente de acordo com as informações que você colher para que você consiga ter uma melhor análise. Por exemplo:
  • Dores
  • Desejos
  • Interesses
  • Sonhos
  • Comportamento

 

  • Localização: Localização geográfica.
  • Língua: Idioma predominante dos seus usuários.
  • Principal ponto de Acesso: Quais navegadores.
  • Mobile: Qual a porcentagem de acesso e qual a principal plataforma.
  • Fonte de Tráfego: Principais locais de onde vem seu público alvo.
  • Pesquisa Interna: Termos mais buscados pelo menu interno de navegação do site.

 

Pronto! Com a ficha em mãos, agora é o momento de ir à busca dos dados para preenchimento.  Para ter uma análise mais próxima do real possível, ajuste para um maior tempo a ser analisado, por exemplo, 30 dias ou mais. Para ter acesso a essas informações, você deve:

  1. Acessando a Conta: Entre com o seu cadastro no Google Analytics.
  2. Escolha o Site: Vá até o menu da página principal e escolha o site que deve ser analisado.
  3. Tela de Dados: Clique em “Gerenciando Blog”.
  4. Hora de Explorar: No Menu superior a direita, você visualizará um botão “Público Alvo”, clique nele. Em seguida, acione a visão geral, olhe o menu das “informações demográficas”.
  5. Faixa etária e Localização: Nesse momento, você estará diante de informações sobre o gênero e a faixa etária do seu tráfego, ou seja, público alvo.
  6. Explorando o Menu: Você visualizará abaixo da aba “Informações demográficas” a aba “Interesses”, ao clicar nela você terá as opções de visualizar “Categorias de Afinidades”, “Segmentos no mercado” e “Outras categorias”. Esses dados contribuirão e muito sobre o comportamento do seu público alvo, demonstrando os principais interesses, produtos mais propensos a compra, entre outras coisas.
  7. Localizando Público: Abaixo de “outras categorias”, você encontrará o menu “Geográfico”, ele lhe ajudará na identificação sobre localização predominante e língua.
  8. Menu Comportamento: Aqui é possível visualizar informações sobre o comportamento do tráfego em seu site, número de usuários novos e visitantes recorrentes, engajamento, além de frequencia e tempo de permanência.
  9. Tecnologia: Chegamos à parte tecnológica. Nesse ponto você encontra informações sobre como os seus usuários se conectam com você.
  10. Celular: Acesso mobile hoje é essencial, portanto é importante analisar muito bem essas informações.
  11. Aquisição: Nesse menu você saberá de onde vem os seus visitantes.
  12. Comportamento: Essa aba traz informações sobre o comportamento do tráfego em seu site, mostrando o caminho percorrido pelas páginas, as pesquisas internas do seu site, página de saída, de destino, entre outras informações.

É importante deixar claro que o Analytics oferece uma gama de dados importantes, mas pode não ser o bastante para criar uma persona completa para o seu negócio, por outro lado, mesmo que ele não lhe entregue, dados tão detalhados, quanto o que você possa precisar, ele tem o poder de te dar um norte sobre o comportamento do seu público perante seu negócio, vale a pena conferir o que o Analytics tem a lhe oferecer.

 

analysctcs

 

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa tarefa, que eu tenha sido claro e objetivo no momento da entrega de informações e procedimentos a serem realizados. Caso você tenha ficado com dúvidas, basta entrar em contato comigo, pois terei um enorme prazer em poder contribuir para a resolução de possíveis questionamentos.

Sabe de alguém que pode estar procurando por um conteúdo como esse? Então, compartilhe conhecimento e ajude outros profissionais nessa dura e gratificante caminhada rumo ao sucesso.

Quero lhe agradecer pela presença e dizer que estou a disposição sempre, conte comigo! Aproveito para reafirmar meu compromisso com você de trazer sempre conteúdos atualizados e interessantes sobre o mercado digital, por isso, volte sempre que desejar, as portas estarão sempre abertas.

Lhe Desejo Ótimos Resultados.

Forte Abraço!

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