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Como Definir o Preço do Meu Infoproduto? – [3 Dicas Valiosas]

Não tem jeito, sempre que se trata do mercado de afiliados e infoprodutos, essa dúvida surge.

Os profissionais iniciantes e até os mais experientes constantemente se perguntam:

  • Como definir o preço do meu infoproduto?”.

É claro que seguida dessa pergunta, muitos outros questionamentos são feitos em um turbilhão de informações.

Uma situação complexa, é verdade, porque na maioria das vezes os profissionais não sabem ao certo o que deve ser considerado para essa precificação ficar adequada e colocar o infoproduto em um potencial de vendas em seu mercado.

Não é exagero afirmar que a maioria dos infoprodutores não sabem nem ao certo por onde começar essa precificação.

Isso não deve ser vergonha para ninguém, muito menos sinal de incapacitação, afinal, como costumamos falar aqui, no Mestre do Adwords, o preço do produto não necessariamente é o valor dele. Na verdade, quase nunca.

Nessas situações descobrir os pontos que devem ser levados em consideração na análise dessa precificação fica ainda mais difícil.

  • Será que o público alvo enxerga que o valor desse infoproduto é muito maior do que o preço estipulado para aquisição dele?

As variáveis para estipular o preço, muitas vezes, estão bem além do custo da produção. Até o marketing acaba tendo peso nessa decisão.

O posicionamento do seu produto no mercado de atuação, a persona, a sua marca, a solução que ele resolve em si… Enfim!

Foi pensando em lhe ajudar nessa tarefa que resolvemos elaborar esse conteúdo.

A ideia é lhe passar algumas dicas que servirão como chave mestra para definir o preço do seu infoproduto.

Independente do nicho, da solução, posicionamento de marca e tudo mais. Com essas dicas bases, você terá em mãos um mapa do que levar em conta na hora de precificar um produto digital.

Ficou interessado? Então não fique em desvantagem e vem com a gente!

 

Preço-do-Meu-Infoproduto.

 

Quais São as Bases Avaliativas Para Definir o Preço do Meu Infoproduto?

Antes de partimos para as dicas em si, precisamos deixar claro quais são as bases avaliativas que iremos usar de modo geral nessa precificação.

Você deve saber que a primeira base é o seu mercado e as adjacências dele. Como os seus concorrentes e seu próprio público alvo.

Isso deve ser levado em consideração para que seu infoproduto tenha poder competitivo e esteja adequado as percepções de valores e custos do público alvo.

Não adianta você estabelecer um preço alto ou baixo demais, pois isso pode não lhe posicionar bem, fazendo com que ou as pessoas não enxerguem seu valor ou desconfiem da qualidade do que está oferecendo.

Esse nivelamento é tão importante quanto oferecer algo relevante. Ok?

A segunda base é a financeira. Nesse caso, estamos nos referindo aos seus custos de produção, as possíveis despesas ao longo desse processo, e, claro, o lucro que você pretende alcançar.

Obviamente, os custos de produção, despesas variáveis do processo e o lucro almejado devem estar alinhados com o seu mercado de atuação e adjacências.

A razão para isso é muito simples. Se você não tiver uma perspectiva de lucratividade, por exemplo, condizente com o nível de interesse do seu público alvo no seu produto, em relação aos seus concorrentes, muito provavelmente você terá mais custos do que ganhos.

 

Definir-o-Preço-do-Meu-Infoproduto

 

Então a recomendação aqui é, antes de qualquer coisa, até mesmo do início da produção do seu infoproduto, estudar o seu mercado. Verificando:

  • O interesse do público alvo no seu produto.
  • O quanto a sua solução é percebida como valor.
  • Quais são seus produtos concorrentes e como eles são precificados.

Entre outras coisas que podem influenciar diretamente no seu produto, preço, interesse e nível de competitividade em seu mercado.

Até mesmo o seu marketing pode influenciar esse ponto. Afinal, dependendo de como você posicionar o seu produto, ele pode ter um maior ou menor preço.

Então pense no conjunto, estude o público alvo profundamente, claro, sem esquecer do mercado que pretende atuar.

Agora vamos entender de forma mais aprofundada os pontos de análise para a precificação do seu infoproduto.

1ª Dica – Analisando os Custos Fixos de Produção do Meu Infoproduto

Agora que você já tem as informações do mercado e do público em mãos, chegou o momento de analisar os custos de produção do seu infoproduto.

Dentro dessa relação, é necessário considerar:

  • Materiais utilizados para a produção: Como trata-se de um produto digital, você não tem como considerar a matéria-prima, uma vez que na maioria das vezes não é utilizado nenhum material físico. Então inclua custos como assinatura de plataformas ou softwares necessários para criar o seu produto e desgastes dos equipamentos utilizados para a produção.

 

  • Mão de Obra: Se você tem funcionários que vão produzir seu infoproduto, aqui deve ser incluso o custo de tê-los nessa jornada. Seja um freelance ou contratado. Caso a produção seja feita totalmente por você, procure estipular o valor da sua hora de trabalho e então calcule de acordo com o tempo que precisou para criar seu infoproduto.

2ª Dica – Gastos Mutáveis

Essas análise deve ser feita em separado aos dos custos fixos de produção, pois eles são gastos mutáveis.

Isso quer dizer que há variações dependendo do volume de vendas, então é necessário ter um cálculo para ficar na zona segura, independente, de quantos produtos forem adquiridos.

Você deve considerar, por exemplo, se paga comissão para afiliados, taxas bancárias, impostos e outras despesas variáveis, como custo de comissão para a marketplace.

 

Definir-o-Preço

 

3ª Dica – Estimativa de Lucros Sob o Investimento

Esse é um dos pontos avaliativos que você deve mais tomar cuidado. Lembra que falamos no início sobre o nivelamento e adequação com o mercado?

Então, toda essa análise deve ser levada como base aqui. Além disso, todos os itens anteriores, como o custo de produção e gastos mutáveis também precisam ser considerados.

É claro que o melhor seria poder ter altos lucros, mas você deve ser realista, para não oferecer um preço alto demais, ao qual seu público alvo não esteja disposto à pagar. Ou muito distante do praticado pelos seus concorrentes e, então, você perca poder competitivo.

Na hora da realizar a estimativa de lucros sob o investimento verifique, além dos itens anteriores citados:

  • Qual o preço mais alto que o alvo pagaria pela sua solução.
  • Qual a porcentagem mínima de lucro que você precisa ter.
  • O nível de penetração e aceitação do seu produto quanto ao público alvo.
  • O preço médio praticado no mercado concorrente.

Se esse produto for criado individualmente, olhe também para o quanto você consegue produzir. Se você trabalha produzindo produtos constantemente, relativize a capacidade de produção entre este e outros produtos que já tenha feito.

Isso te dará uma noção quanto a estimativa de lucro que você deve ter de forma mais real. Afinal um produto que te tira a capacidade de produção de maneira mais ampla deve ter um retorno sob o investimento maior.

Além de todos esses pontos, você também deve considerar qual o nível de autoridade que a sua marca representa na sua área de atuação.

Isso pode influenciar fortemente no preço do seu produto, fazendo com que ele seja maior ou menor. Dependendo do nível de confiança que sua marca já possui.

 

É isso! Por hoje é só. Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Venha bater um papo com a gente.

Até a próxima.

Forte Abraço.

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