ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como construir relacionamentos com influenciadores?

O marketing de influência consiste em promover ações com foco em quem possa estabelecer influência em compradores em potencial, por isso o nome. A intenção é que haja uma interferência nas decisões dos clientes para que eles optem por uma marca em especial. Nos Estados Unidos ele é chamado de influencer marketing e já podemos dizer que é uma realidade.

Venha com o blog do Mestre do Adwords conhecer o assunto, mas profundamente!

Existem alguns motivos para acreditar que ele está cada vez com mais força, entre os quais podemos citar:

  • Hoje em dia, cerca de 74% dos consumidores usam as redes sociais (onde ficam os influenciadores) para realizar as suas compras;
  • A propaganda não tem mais a força e expressão de antigamente. Os bloqueadores de anúncios já foram adotados por 26% de quem usa o computador desktop e 15% dos dispositivos móveis;
  • De acordo com pesquisas recentes, os influenciadores conseguem gerar até onze vezes mais resultados do que a forma tradicional, o retorno é de $ 6,85 para cada dólar investido;
  • Grande parte dos consumidores (aproximadamente 92%) confiam em recomendações feitas por outras pessoas;
  • Nos Estados Unidos, 59% dos gestores de empresas estão com a intenção de melhorar os seus orçamentos para influenciadores.

A tendência do momento é que a longo prazo, as marcas consiga construir relacionamentos reais com pessoas reais que sejam inspiração para os seus clientes. O interesse é criar conexões com essas pessoas, pensando em uma parceria. Nos dias de hoje, ainda há empresas que pagam influenciadores para falar bem, mas o ideal é que seja investido tempo para que essa relação seja aos poucos construída.

 

relacionamentos com influenciadores,

 

Como fazer acontecer?

Para que o marketing de influência comece a aparecer, é preciso saber quais os passos para que ele seja construído de maneira satisfatória. Para isso, a seguir falaremos sobre as melhores formas de conseguir resultados utilizando o marketing de relacionamento:

  • Tarefas de otimização: são formadas por pequenas tarefas que geram resultados rápidos, como ficar apertando o bota curtir em quando influenciadores que tenham a ver com você publicarem um conteúdo, nas redes sociais. O significado disso é como dar um “oi” a alguém, de mostrar que você está lá e que curtiu a postagem que foi postada. Essa atividade pode ser realizada rapidamente, e é bom para que esses perfis consigam agregar valor à sua marca;
  • Tarefas de manutenção: aqui falaremos sobre o compartilhamento de conteúdo feito por influenciadores. Várias instituições postam conteúdos bons de fontes confiáveis, que podem ser organizações ou de pessoas. Dessa forma, mais o nome é divulgado e há expansão entre os consumidores. Há diversos casos em que uma pessoa lê algo interessante, publica em uma rede social e quem postou a mensagem original fica sabendo e curte. Isso faz com que cada vez mais a empresa se expanda;
  • Tarefas de investimento: elas têm por finalidade criar maior valor, mas também exige mais tempo e dedicação. O investimento anda lado a lado com a criação de valor, pois elas podem gerar resultados surpreendentes. Por exemplo, uma empresa da área de cosméticos envia a um resort uma equipe de maquiadores para oferecer seus serviços aos hóspedes. Isso não é um gasto, e sim um investimento, já que os clientes conhecerão os produtos da empresa e poderão posteriormente adquiri-los e virar clientes.

Tecnologia para empresas

Para que se construa uma relação com os influenciadores, as tarefas de otimização e de manutenção são fundamentais. Para ajudar em como investir nessa área, já estão disponíveis no mercado softwares de marketing de influência que conseguem identificar em quais influenciadores é melhor investir e como eles impactam em sua empresa.

 

relacionamentos com influenciadores

 

Normalmente os influenciadores que as grandes marcas fazem questão quando são capazes de produzir um grande número de curtidas e de compartilhamentos. Por isso os passos precisam ser planejados, pois mesmo com esforços, pode ser que os resultados sejam pequenos. Mas é preciso ter muitas idéias para que o objetivo seja atingido.

Como é a tecnologia adequada para a sua empresa?

Aqui cabe a utilização de softwares de marketing de influência para que sejam analisadas as possibilidades de como você deve trabalhar e como eles deixarão a sua audiência na web. Assim, terá como descobrir como algumas ferramentas são melhores para o seu negócio e agem melhor do que outras. É necessário sempre ir adiante, já que os frutos a serem colhidos podem ser muito relevantes.

É importante que as marcas sejam criativas para fazer com que o consumidor se torne mais próximo, pois hoje em dia as pessoas são muito exigentes e há muitas opções de marcas e de compras. Para chegar nesse ponto, é necessário muito planejamento, pois é uma forma de construir relacionamentos duradouros e rentáveis para o futuro. Ter paciência e persistência também é importante, pois essa construção leva um certo tempo, não é construída do dia para a noite, pode levar até meses.

 

relacionamentos com influenciadores.

 

Assim sendo, embora criar uma boa estratégia para que a sua empresa use o marketing de influência, é possível dividir as ações em pedaços, para que elas sejam otimizadas. Não há dúvidas de que o relacionamento com os influenciadores se torna mais eficiente quando são utilizados todos os três pontos mencionados, já que essas atividades se complementam.

Uma parte interessante do marketing de relacionamento, excelente para os tempos de crise que temos vivido no Brasil, é que não é preciso investir uma grande quantidade de dinheiro. O que é essencial é que você tenha disposição, tempo, criatividade, trabalho em equipe e exposição. Com as três atividades que já falamos, há como formar uma forma eficiente de construção de relacionamento com influenciadores constantemente, observando as suas evoluções. Há empresas que obtém sucesso investindo de uma maneira mais forte e agressiva, e outras que conseguem resultados satisfatórios agindo de uma forma mais leve e prudente. Cada caso é um caso, e depende de como está sendo conduzido e quais as expectativas a respeito.

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