ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como Conquistar o Seu Cliente?

Hoje eu quero falar com você sobre uma das coisas mais importantes e ao mesmo tempo complexas de se lidar no ambiente profissional. Sim, os clientes!

Quando temos negócios próprios, é muito comum que tenhamos que lidar com clientes. Sejam eles diretos ou indiretos, ou até mesmo clientes de linha financeira ou público alvo.

A questão principal é que, nem sempre é fácil se sair bem nessas relações, como você sabe, é praticamente impossível agradar a todos, além disso, ter um cliente bom ou ruim dependerá muito de como você conduz as coisas e também das ações, gostos e opiniões do seu cliente.

 

Como Conquistar o Seu Cliente

 

Nesse contexto, comecei a analisar peculiaridades desse setor. Sabe o que eu descobri?

  • Quase 100% dos profissionais que lidam com clientes já tiveram problemas, ao menos, uma vez.

Claro, os problemas são bastante variados. Dentre os mais comuns estão:

  • “O cliente me mandou um briefing e quando entreguei o projeto ele resolveu mudar de ideia”.
  • “Eu sei que a ideia do cliente não vai dar certo, mas ele insiste que eu faça. E agora?”.
  • “Entreguei o projeto contratado e o cliente não aprovou porque a esposa dele não gostou da ilustração”.
  • “Fechei um contrato com o cliente, mas ele encerrou o projeto e não quis me pagar”.

 

Fala a verdade. Muito provavelmente você já ouviu algum tipo de história como essa, não é mesmo? Pois é, elas são mais comuns do que você imagina.

Eu mesmo já tive problemas com clientes, até que em um dado momento eu percebi que deveria dar um basta, sair dessa situação e não passar mais por ela o maior tempo que eu conseguisse.

Não foi fácil, eu tive que batalhar muito, me aconselhar com profissionais mais experientes, estudar, rever algumas atitudes e até abrir mão do retorno financeiro em projetos específicos, mas valeu a pena. Hoje, posso dizer que essa situação é rara para mim. Sabe por quê?

Porque eu entendi que para ter uma boa relação com o cliente, primeiro é preciso conquistá-lo, é preciso estar em sintonia, na mesma direção, possivelmente interligados por um mesmo propósito. Tudo isso fez diferença.

O interessante é que eu não havia falado sobre isso com muita gente antes, lembro de ter comentado esse tipo de situação poucas vezes e com pouquíssimas pessoas e só. Então, esse conhecimento, essa experiência adquirida ficou guardada dentro de mim até agora.

Sabe quando ela veio à tona? Quando eu recebi uma pergunta de um leitor que me dizia mais ou menos assim:

  • “Tiago, eu estou trabalhando com o mercado digital já faz algum tempo, mas recentemente venho tendo problemas de relacionamento com alguns clientes. Será que o problema sou eu ou o segmento? Às vezes tenho a impressão de que algumas pessoas que chegam ao mercado vêm muito leigas para esse setor. O que você acha? Ajuda-me?”.

Pensei e respondi para ele, fiz os apontamentos que julguei necessários, dei minha opinião e ainda fiz algumas perguntas. A história não parou por aí, trocamos mais alguns emails, resolvemos alguns pontos, rendeu bastante, pois achei muito interessante as observações e as perguntas feitas e isso me levou para um outro ambiente.

Foi nesse momento que me lembrei do aprendizado que te contei acima. Na mesma hora fiquei feliz, pois soube que eu podia ajudar quanto a isso, foi então que eu elaborei um conteúdo recheado de informações e dicas poderosas sobre como conquistar o seu cliente. O meu pensamento foi o seguinte:

  • Assim como eu e o dono do questionamento que recebi por email, outras pessoas podem estar passando pela mesma situação. No meu caso, eu consegui resolver com a ajuda de pessoas que me apoiaram naquele momento. A pessoa que me fez a pergunta por email teve seu caso resolvido, pois compartilhei meu conhecimento com ela, mas e quem passa pelo problema e não sabe onde recorrer?

Com esse pensamento tive mais certeza que deveria disponibilizar um material rico e acessível a quem tivesse interesse. Se você é um deles, aproveite ao máximo.

 

Como Conquistar o Seu Cliente.

 

Conquistando o Seu Cliente com 5 Atitudes Poderosas

Para que você tenha sempre os melhores clientes e diminua os problemas com eles, você deve entender que é necessário conquistá-los, assim como eu te disse no início desse conteúdo. Deve estar passando pela sua cabeça agora:

  • “Ok, Tiago! Eu entendi, mas como eu faço para conquistar os meus clientes?”.

Ótimo que você já esteja pensando desse modo, pois isso mostra que estamos em sintonia. Vamos juntos? Descubra agora quais são as 5 atitudes poderosas que você deve ter para conquistar cada vez mais o seu cliente.

  1. Seja Ético: Essa é a primeira atitude poderosa que você deve ter, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Ser ético e demonstrar isso com atitudes farão com que você atraia os melhores profissionais e afaste aqueles que estão no ambiente, somente, para extrair benefícios das pessoas a qualquer custo. Você precisa saber que não é porque você está sendo requisitado com chances de gerar um contrato, que você deve aceitar qualquer tipo de trabalho. Só se coloque à disposição para serviços que são condizentes com o que você acredita. Só aceite trabalhos que não vão prejudicar as pessoas, não elabore projetos que vão contra aos seus princípios. Essa já será uma boa forma de se colocar como um profissional ético, admirável e com grande potencial de conquistar bons clientes.

 

  1. Entenda seu Cliente: Essa dica parece muito simples para estar aqui, mas na verdade não é bem assim. Isso porque, grande parte dos problemas gerados com clientes parte exatamente desse quesito. Para que a relação fique ainda melhor, mais densa e forte, você deve sempre que possível, entender o seu cliente, quando eu digo entender, quero lhe dizer que você deve se colocar sempre no lugar dele. Analise com a cabeça do cliente, coloque-se na posição dele, converse e reavalie de acordo com as informações levantadas na conversa, isso fará com que os atritos diminuam drasticamente.

 

  1. Supere as Expectativas: Alguma vez você já superou as expectativas de um cliente? Se sim, qual foi a reação dele? Qual a sua sensação? Tenho praticamente 100% de certeza que essa é uma das melhores situações do mundo quando falamos de negócios e é por isso que eu a recomendo para você. Sempre que puder, trabalhe para superar expectativas, entregue o melhor de si e nunca mais você irá ouvir falar de concorrência, de problemas e de reclamações.

 

  1. Resolva tudo que estiver ao seu alcance: Essa é uma dica poderosíssima, já tive a oportunidade de falar sobre isso outras vezes, mas acredito que seja importante falar novamente. Responda:

 

  • Você já ficou irritado porque um cliente te pediu para resolver um problema que você julgou não ter a ver com o que você oferece?

Se sua resposta for positiva. Pense comigo:

 

Como Conquistar o Seu Cliente.

 

Qual o efeito negativo dessa situação? Posso lhe dizer que são praticamente nulos, perto dos efeitos positivos, pois se você resolvesse esse problema, você receberia as seguintes reações que partiria do cliente:

  • Ele ficaria surpreendido.
  • Ele teria as expectativas superadas.
  • Ele se conectaria mais fortemente com o seu negócio.

Você perderia uma chance como essa? Portanto, sempre que puder, resolva as pendências dos seus clientes, traga soluções, surpreenda-os.

  1. Leia nas Entrelinhas: Se você quer ter os melhores resultados, as melhores relações, mais vendas, mais conexões, entre outras coisas que contribuem para o crescimento de um negócio, você deve aprender a ler nas entrelinhas. Isso porque, uma simples conversa com o seu cliente pode não comunicar exatamente o que ele deseja, porém se você for um bom leitor de entrelinhas, pela gesticulação, comportamento físico, linguagem, dentre outras características, você conseguirá informações mais profundas e esclarecedoras para entregar o que ele deseja. Conhecer o seu cliente de maneira profunda lhe dará mais experiência, mais bagagem, mais possibilidades de entregar algo que o toque, que o agrade, que o surpreenda, que supere as expectativas de forma arrebatadora.

É possível, desde que você pratique! Espero ter conseguido lhe ajudar de forma plena e clara. Caso você tenha dúvidas, basta entrar em contato diretamente comigo, terei enorme honra de lhe atender o mais rápido possível.

Têm dúvidas ou Sugestões? Mande-as para que eu as conheça, pois elas são muito importantes para mim, para que eu possa lhe entregar sempre o melhor.

Desejo-lhe muito sucesso, nos vemos por aí.

Forte Abraço!

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