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Youtube: O Guia prático para anunciar com sucesso

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O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo que tem alcançado mais de 1 bilhão de visitas únicas todos os meses. Desde que o Google comprou o Youtube em 2006 muitas oportunidades de publicidade foram surgindo aos longos do anos dentro dessa rede social de vídeos, e com tanta visita assim é óbvio que é um ótimo lugar para se anunciar e conseguir atrair mais clientes para os anunciantes.

Antes de começar a falar das oportunidades de conquistar novos clientes dentro do Youtube, eu preparei algumas curiosidades interessantes retiradas de uma apresentação da Google, isso servirá apenas para você saber a foça desse website de vídeos (fonte: Terra):

  • 100 horas de vídeo são carregadas por minuto no Youtube
  • Mais de 1 bilhão de usuários acessam o Youtube todos os meses
  • Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas a cada mês no Youtube
  • Em 2011, o Youtube teve mais de 1 trilhão de visualizações: quase 140 visualizações para cada pessoa da terra
  • O Youtube para celular recebe mais de 1 bilhão de visualizacões por dia, e o trafégo a partir de dispositivos móveis já somam 25% do total

 

Mas o que o Google Adwords tem a ver com Youtube?

O Google Adwords será a ferramenta que você usará para promover seus vídeos no Youtube, veja abaixo onde seus anúncios aparecerão:

Antes dos vídeos: Quando um usuário clica para assistir um vídeo ele verá o seu automaticamente antes de assistir o que ele realmente queria, ele tem 5 segundos para decidir se quer pular ou continuar assistindo seu vídeo promocional, caso ele pule o anúncio, o Google não cobrará essa visualização. (O Google cobra apenas se o usuário ultrapassar 30 segundos

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Ao lado dos vídeos: Há outros vídeos recomendados no lado direito enquanto você assiste um vídeo no Youtube, e é possível posicionar o seu anúncio em primeiro lugar baseado no que o usuário está assistindo.

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Nos resultados de busca: Escolha as palavras-chave e apareça na primeira posição quando um usuário pesquisar algo relacionado ao seu negócio.

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Vale a pena investir no Youtube?

A resposta é SIM, porém assim como toda campanha de publicidade você precisa planejar e criar tudo conforme o Google recomenda para então atingir o resultado esperado. Veja abaixo 5 motivos de por que os anúncios do Youtube funcionam:

 

  1. Pague apenas se o usuário assistir o vídeo: Ao investir no Youtube, você terá certeza do retorno (mesmo que seja pouco), pois você pagará apenas se o usuário realmante assistir o seu vídeo. A forma de cobrança é por CPV (custo por visualização), ou seja, caso o usuário clique para assistir o seu vídeo e sai rapidamente (antes dos 30 seanunciar-youtube-vale-a-penag), você não pagará (em anúncios In-Stream Trueview) ou pagará se o usuário clicar na miniatura para assistir o seu vídeo (em anúncios de pesquisa, recomendado etc.)
  2. Alcance seu público-alvo: Defina o seu público-alvo e divulge seu vídeo apenas para eles, veja como você pode segmentar seu vídeo no Youtube: Faixa etária, sexo, local (País, estado, cidade), idioma, assuntos, interesses do usuário (baseado em seu histórico).
  3. Apareça em todos os aparelhos (Computadores, tablets e celulares): Um dos fatores que acho muito interessante é o fato de você atingir o seu público independente de qual aparelho ele esteja usando, isso é fantástico para ter um alcance ainda maior.
  4. Monitore o resultado: Acompanhe quase que em tempo real as visualizações e todas as informações de segmentação de usuários, saiba exatamente o perfil dos usuários que estão assistindo o seu vídeo.
  5. Consiga mais inscritos: Conforme o nível de interesse em seu vídeo, muitos usuários acabam se inscrevendo no seu canal do Youtube, e dessa forma eles receberão qualquer atualização do seu canal (inclusive quando você postar novos vídeos).

Após verificar todas essas vantagens não há como negar que o Youtube é uma ferramenta poderosa para divulgação do seu produto/serviço, então é hora de colocar tudo em prática e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.

 

3 passos para iniciar no Youtube Marketing:

#1 – Defina um objetivo

Antes de criar qualquer campanha de vídeos na internet você precisa planejar, traçar um objetivo, monitorar as campanhas e ver se o resultado final foi atingido. E antes de começar, tenha respostas

target-youtube

claras para essas 3 simples perguntas:

Qual o objetivo do vídeo? Branding? Vendas? Leads?
– Qual é a ação que eu quero que o usuário faça após assistir o vídeo?
– Quem é meu público-alvo?

 

Segue algumas dicas:

– Invista apenas no seu público-alvo
– No início da descrição do vídeo coloque o link externo onde você queira direcionar o usuário

#2 – Faça o vídeo

Duas perguntas devem ter respostas claras antes de você criar o vídeo:

  • O que farei para tornar o vídeo interessante?play-youtube
  • Qual mensagem eu quero passar?

Segue algumas dicas:

  • Crie um roteiro e seja criativo (Leia o artigo para lhe ensinar a criar anúncios persuasivos)
  • Evite longas introduções, vá direto ao ponto.
  • No final do vídeo fale a ação que o usuário deve fazer. (Ex.: Clique no link abaixo, entre no site…)
  • Seja objetivo, faça vídeos menores. Caso queira fazer um vídeo longo (acima de 2 minutos) por exemplo, crie um bom roteiro para que o usuário assista até o final.

#3 – Promova o vídeo

Você pode definir onde o seu vídeo vai aparecer no Youtube:

Anúncio-no-YouTube

Rede de pesquisa do YouTube: inclui resultados para consultas de pesquisas e apenas permite apresentar anúncios de vídeo TrueView em Display. Aplicam-se todas as definições de segmentação, exceto para posicionamentos.

Rede de vídeos do YouTube (ou seja, canais e vídeos do YouTube, ou vídeos incorporados): pode publicar formatos de anúncio TrueView em display e em sequência. Pode definir posicionamentos eoutras definições de segmentação.

A Rede de Display da Google: (GDN) é uma coleção de Websites que têm parcerias com a Google, o YouTube e outras propriedades específicas da Google com unidades de anúncios nas respetivas páginas. A GDN pode apresentar todos os tipos de formatos de anúncio TrueView (no display e em sequência).” by Google

 

Inicie sua campanha no Youtube em 9 passos:

1 – Conta no Google Adwords

Crie sua conta no Google Adwords, se você já possui uma conta no google adwords vá em Google Adwords Vídeo e crie uma nova campanha de vídeo.

2 – Conecte sua conta Adwords com o Youtube

Vá no menu de navegação de sua conta Adwords e clique em “conectar conta de Youtube

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3 – Configurações gerais

Escolha suas configurações e defina seu orçamento diário. Você pode começar com um investimento menor e ir aumentando gradativamente conforme os resultados.

Os custos por visualizações geralmente são de R$ 0,15 a R$ 0,40. Você não pagará ao Google ao menos que o usuário assista o vídeo por 30 segundos ou mais.

4 – Configure o local onde você quer aparecer

Você pode escolher país, estado, cidade, CEP etc onde seus anúncios deverão aparecer, quanto mais específico você for, maior será a qualidade de sua audiência.

5 – Carregue o seu vídeo

Coloque o seu vídeo no Youtube.

6 – Configurações avançadas

Lembre-se que você pode decidir o horário em que seu anúncio de vídeo pode aparecer, por exemplo, você pode deixar inativo seu anúncio na madrugada.

anunciar-youtube-2

7 – Escolha o aparelho (Computador, tablet e celular)

Você pode divulgar apenas para um aparelho específico, por exemplo, se seu site talvez não é compatível com smartphone você pode escolher para que os anúncios não aparecem pra ele.

8 – Selecione idade, gênero, interesses e mais

Defina seu público-alvo e invista nele. Quanto mais específico você for, melhor será sua audiência, então tenha uma atenção nessa parte para alcançar um resultado final melhor.

9 – Escolha as palavras chave

No Youtube também existe uma Rede de Pesquisa para vídeos assim como a Rede de Pesquisa do Google, e as palavras são muito importantes para que seus possíveis clientes te encontrem. Recomendo que você vá em ferramentas de palavras chave e encontre variações de palavras que você quer aparecer.

Comece com palavras focadas e vai adicionando mais conforme os resultados.

Você também pode criar campanhas remarketing no youtube, leia esse artigo para entender tudo sobre o remarketing.

É hora de começar

Agora é hora de colocar a “mão na massa” e fazer acontecer, o Youtube é um meio de comunicação fantástico que trará resultados inacreditáveis para o seu negócio.

Fonte: Terra / Youtube Ads / Search Engine Watch

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  • A força do remarketing no youtube é fantástico, ficou muito didático o artigo!

    • Muito obrigado pelo comentário Silvio! Forte abraço

  • Rychellon Hayslan

    O problema de TODOS, mas que NINGUÉM aborda… a URL de destino. Como ter uma landing page que não será reprovada pelo Google!

    Fica a dica para um próximo artigo.

    • Olá Rychellon! É um ótimo tema para um artigo, com certeza falarei sobre isso em breve. Enquanto isso vou lhe passar uma dica que muita gente não faz tanto em landing page quanto em squeeze page, coloque na página um link com termos de uso e política de privacidade, isso ajudará na hora da aprovação dos seus anúncios. Segue um exemplo: http://facebookpro.com.br/ Forte abraço e obrigado pelo seu comentário.

  • Daniel Azzi Grecco

    Oi Tiago muito bom o artigo, porém eu gostaria de saber uma coisa: É possível anunciar meu canal do YouTube no lugar de um vídeo específico? De forma que a pessoa entre no canal e apareça o vídeo com o trailer do Canal..Se sim, como fazer isto pelo YouTube Ads ( Adwprds para vídeos )? Ou só daria por uma campanha normal do Adwords mesmo?

    • Olá Daniel, Você pode anunciar o seu canal do youtube apenas divulgando o link do seu canal, ex: youtube.com/mestredoadwords. Dentro do Adwords você tem a opção de direcionar pro seu canal caso o usuário clique no banner ou no vídeo. No ponto 6 do artigo eu falo sobre as configurações, lá você vai definir pra onde o usuário vai ao clicar no vídeo/banner, então você coloca o link do seu canal. Espero ter ajudado. Abraços

      • Eu não consigo direcionar os anúncios para o meu canal do youtube. O Adwords rejeita. Eu também não sei como substituir o nome do canal por um nome específico tipo youtube.com/fabianomarcal. Atualmente é aquele monte de letras em maiusculas e minusculas e talvez por isso nao esteja aceitando…

  • Olá Thiago ótimo suas dicas. Aproveitando seu artigo sobre youtube, queria indicar um curso que conheci do Gabriel Rockenbach, o YouTube para Negócios. É um curso incrível. Vale apena dar uma olhada: http://proddigital.com.br/products/youtube-para-negocios/

  • Felipe Saraiva

    Tiago boa tarde,

    Gosto muito do seu material. Mas tenho uma dúvida, sempre achei que o You Tube cobrava após os 5 segundos.
    Não entendi quando falou que cobra apenas após 30 segundos.

    E se o vídeo do anúncio durar menos de 30 segundos?

    Obrigado.

    • Grande Felipe, Muito obrigado pelo elogio e que bom que gostou do Blog. Vamos lá: “Para vídeos com 30 segundos ou mais, você será cobrado quando o usuário atingir os 30 segundos do vídeo. Para vídeos com menos de 30 segundos, você será cobrado quando o usuário assistir o vídeo até o final.” (Isso para anúncios in-stream trueview) e “Você só será cobrado quando os usuários escolherem assistir ao seu anúncio clicando em uma miniatura.” (anúncios com miniatura, como pesquisa e no recomendado…) Realmente o artigo não foi claro nesse ponto, corrigirei isso. Muito obrigado por me alertar, estarei arrumando isso em breve. Abraços (Fonte: https://support.google.com/adwords/answer/2375464?hl=pt-BR)

  • Pingback: O que é Google Adwords? - Mestre do Adwords()

  • Felipe Gonçalves Felice

    Olá! Tenho uma dúvida muito importante pra mim e quero ver se você me ajuda. É possível fazer um anúncio no youtube ads e escolher que seja visto APENAS em desktops e laptops (sem que seja visualizado também em tablets com navegadores completos)? Inativar smartphones eu já sei como fazer… Aguardo sua resposta. Muito grato!

    • Olá Felipe é possível inativar os smartphones sim! Abraços

  • BRUNO BRSNEWSHD

    Olá Tiago Tessmann! Muito obrigado por este artigo!
    Gostaria de sua opinião sobre o vídeo que fiz para realizar vendas de um produto! Será que está bom para colocar como anúncio no Youtube? Vou postá-lo aqui.

    https://www.youtube.com/watch?v=SEtKygpM2X8

    • Olá Bruno, para saber as conversões.. você vai precisar testar… Forte abraço e sucesso sempre!

  • Rafa Lima

    Oi, eu não entendi. Como assim EU pago se eles assistirem mais de 30 segundo? Não deveria ser eu recebo se eles assistirem mais de 30 segundos?

  • Gian Gonçalves

    Excelente Tiago!

    Galera melhor vídeo pra aprender a anunciar da melhor forma na internet

    http://zip.net/bftpGy

    Abraço!

  • Curso Memorização e Estudo

    olá, Tiago, como vai? venho companhando suas dicas e estou utilizando em minhas companhas no yotube ads a segmentação por dados demográficos e palavra chave. a minha dúvida é: como posso descobrir, ou ter uma ideia, do valor de cada palavra chave na segmentação do youtube ads. vc sabe me dizem onde posso consultar? Muito obrigado pela sua tenção.

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