ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Cliques Inválidos No Adwords – Como Identificar e Resolver?

Anunciar na internet é algo bastante lucrativo, por isso, a concorrência também é extremamente forte e às vezes até agressiva.

Um dos sinais do que eu acabo de lhe falar é o fato de haver milhares de relatos de anunciantes sobre cliques inválidos.

Eu te pergunto, alguma vez, você ouviu alguém dizer:

  • Meu orçamento foi todo zerado em menos de 1h, sem nenhum retorno.
  • Meu anúncio recebeu milhares de cliques, meu orçamento zerou e não consegui nenhuma venda.
  • Recebi um monte de inscrição, mas eram todos leads frios.

Se você já viu ou ouviu, muito provavelmente, isso tem tudo a ver com a disputa de concorrência, ou seja, cliques feitos pelo concorrente à fim de exaurir o seu orçamento.

Esse ato, além de fazer com que você perca seu valor investido, faz com que você deixe de participar dos leilões e, consequentemente, seus anúncios param de ser exibidos aos possíveis interessados.

 

Cliques Inválidos No Adwords – Como Identificar e Resolver,

 

Dá arrepios só de pensar em uma situação como essa, não é verdade?

Bem, se infelizmente, você:

  • Tem percebido que os seus anúncios em determinados dias, seus anúncios são extremamente clicados, sem entregar nenhum retorno positivo.
  • Que o volume de visitas aumenta, mas a taxa de rejeição é ainda maior.

Ou qualquer outra situação parecida que você desconfie ser uma ação, no mínimo incomum em suas campanhas, esse artigo é para você.

Hoje nós vamos falar sobre cliques inválidos no Adwords, quero lhe mostrar como identificá-los e, sobretudo, resolver essa situação de uma vez por todas.

Vamos juntos? Mãos à obra!

 

Cliques Inválidos no Adwords – Identificando a Causa

Antes de qualquer coisa, é preciso que você esteja ciente de que essas alterações de interação e comportamento dos seus anúncios podem não ser por conta dos cliques inválidos fruto de uma ação maldosa de seu concorrente, por isso, é necessário que você conheça e avalie muito bem o seu negócio e as situações externas que podem influenciá-lo.

O que eu quero dizer com tudo isso é que antes de apontar o seu concorrente como culpado, você deve saber que existem outras causas para que o seu anúncio se comporte de maneira diferente, como por exemplo:

  • Períodos Especiais: Se o seu negócio é mais procurado em determinada época ou data do ano, você precisa levar isso em consideração. Caso você trabalhe com chocolates, pode haver um maior volume de visitas nos dias dos namorados, por exemplo.

Você pode querer me dizer o seguinte:

  • “Ok, Tiago! Eu sei que meu negócio recebe mais visitas próximo ao dia dos namorados, mas o que justifica essa minha alta taxa de rejeição? Só pode ser clique inválido do concorrente!”.

Olha, realmente pode ser, mas antes de colocar essa suposição como fato, verifique se o seu formulário está correto, se o seu site tem boa navegabilidade, se as informações tão claras, se você está direcionando o interessado para a página certa, entre outras coisas que podem fazer o potencial cliente voltar às buscas.

Está muito desconfiado do que está acontecendo? Vá até o seu analytics e procure identificar a origem do tráfego, essa informação poderá lhe dar um norte sobre se você é uma vítima do clique inválido no Adwords, partindo do seu concorrente.

Ah, se você tem mais experiência com programação, poderá verificar essas informações em seu servidor, procurando pelos Ips dos visitantes.

Se depois de analisar tudo, você ainda ficar desconfiado de que a sua campanha está sofrendo de ataques maldosos, então é hora de tomar medidas para frear isso.

 

Cliques Inválidos No Adwords – Como Identificar e Resolver.

 

Cliques Inválidos no Adwords – Ações Maldosas e Fraude

Como eu lhe disse no início, é muito comum que em determinados nichos, principalmente os que possuem grande concorrência, os anúncios sejam atacados por cliques maldosos para exaurir rapidamente o orçamento em questão.

Essa ação busca diminuir a concorrência, trazendo maiores chances de que o autor da ação seja favorecido na exibição de seus anúncios.

Por outro lado, há um outro grupo que pratica esse tipo de ato, eles são, quase sempre, donos de sites que trabalham do outro lado da publicidade do Google, ou seja, sites e blogs que exibem anúncios através do Adsense.

Nesse caso, os próprios donos ou amigos, passam a realizar os cliques de forma repetida para conseguir obter maiores lucros. Sem contar que em casos mais avançados, softwares são desenvolvidos para realizarem cliques de forma automática durante os dias.

Claro que esse tipo de atitude visa aumentar a lucratividade do próprio site ou diminuir a concorrência do nicho.

Para que você tenha uma noção do quão sério é esse assunto, recentes pesquisas puderam detectar que em um ano cerca de 1 bilhão de dólares são gerados por meio dos cliques inválidos do Adwords.

Incrível, não? Pois é, esse assunto é tão polêmico e ao mesmo tempo sério que o FBI já investiga essa ação, no intuito de descobrir uma espécie de fraude que se enquadre nas leis americanas.

Bom, se você está certo de que você está sofrendo com cliques inválidos no Adwords, então chegou o momento de entender como resolver esse problema. Vamos lá?

 

Cliques Inválidos no Adwords – Como Resolver?

Primeiramente é importante ressaltar que o Google está sempre em busca de barrar esse tipo de ação.

Na visão do Google, os cliques inválidos são como uma espécie de fraude e os seus executores estão buscando burlar o sistema. Em sua definição, cliques inválidos são os que não são gerados de maneira natural, ou seja, são cliques não provindos de usuários reais e sim de técnicas e aplicativos maliciosos.

Com base nisso, o Google desenvolveu mecanismos para detectar os cliques inválidos do Adwords, uma vez detectado, ele retorna ao usuário o valor gasto por esse tipo de clique.

Também é possível que você acompanhe qual é o seu índice de cliques inválidos no Adwords, para isso, basta:

  • Logue em sua conta Adwords.
  • Vá até o menu “Desempenho da Campanha” e selecione-o.
  • Após executar a ação acima, você verá um menu “Adicionar/Remover Colunas, clique na opção “Cliques Inválidos”.

Agora é só verificar qual é a sua taxa de cliques inválidos. Além disso, o Google lhe entregará informações sobre qual a percentagem dos cliques inválidos com base no total recebido, entre válidos e inválidos.

Se ao verificar os dados, você desconfiar de que vem recebendo mais cliques inválidos no Adwords do que o detectado pelo Google, vale à pena falar com o suporte da plataforma. Certamente eles lhe ajudarão.

Dica Extra: Se você quer evitar os cliques inválidos, busque anúncios que sejam veiculados na SERP, pois eles possuem um menor índice de ocorrência desse tipo. Os campeões em relatos de cliques inválidos no Adwords são os anúncios veiculados na rede de display, principalmente, em sites.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre cliques inválidos no Adwords, inclusive como identificá-los e como resolver esse problema que assusta a maioria dos anunciantes. Espero que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você, que ele tenha agregado valor e conhecimento à sua jornada pessoal e profissional.

Esse é o momento de você utilizar tudo que aprendeu para engrandecer o seu negócio e dar mais um passo rumo ao sucesso. Quanto antes você iniciar, mais rápido os resultados positivos virão.

 

Cliques Inválidos No Adwords – Como Identificar e Resolver

 

Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe, pois eu estou à sua disposição. Caso queira esclarecer algo, basta fazer a sua pergunta abaixo nos comentários ou pelas redes sociais, terei enorme prazer em lhe retornar com soluções para as possíveis questões em aberto.

Ajude-me a levar essas informações para mais longe? Então compartilhe esse conteúdo com a sua rede de contatos ou com potenciais interessados, você estará contribuindo para a edificação de um mercado mais forte, sem contar que estará ajudando na formação de profissionais mais bem preparados. Conto com a sua ajuda!

Volte sempre, estarei lhe esperando diariamente com materiais relevantes.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog