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3 Macetes para fisgar o seu potencial cliente e converter mais

Sem dúvidas, se você já trabalha direta ou indiretamente com vendas, sabe que para converter é preciso, necessariamente, atrair a atenção do seu potencial cliente.

O problema é que atualmente, com a vasta oferta de conteúdo, a disputa para fisgar o alvo ficou muito mais acirrada.

E então chegamos no ponto:

  • “E agora, o que fazer para fisgar o potencial e cliente e converter mais?”.

Logo de início precisamos lhe dizer que não é tão simples chegar ao objetivo. Isso porque as suas ações irão depender do comportamento do seu próprio alvo.

Por outro lado, também não é impossível chegar lá. Basta que você saiba avaliar cada ponto importante do seu negócio, do seu site e as pistas que o seu potencial cliente te entrega.

Hoje, nós, do Mestre do Adwords, iremos lhe dar 3 macetes para fisgar o seu potencial cliente e converter mais.

Vem com a gente!

 

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Características do comportamento humano que influenciam suas conversões

Como dissemos acima, as suas conversões dependem da atração de atenção do seu potencial cliente.

E em paralelo a isso, a atração do cliente depende de como você lê o comportamento do seu alvo.

Por isso, antes de lhe entregar os 6 macetes para fisgar o seu potencial cliente, nós vamos te entregar algumas informações sobre características do comportamento humano que influenciam em como o alvo é atraído e, consequentemente, nas suas conversões.

A primeira coisa que você precisa saber é que pesquisas especializadas apontam que uma pessoa que navega na internet decide se vai ter sua atenção fisgada ou não em, apenas, alguns segundos.

Uma pesquisa feita pela Carleton University descobriu que os usuários decidem se vão prestar atenção em um conteúdo ou não em apenas, 0,05 segundos.

O estudo ainda mostrou que o seu alvo não necessariamente se decide com base no que lê, porque a decisão de primeiro momento nem se quer depende da leitura de algo, podendo ser por um apelo visual, por exemplo.

A partir disso, conclui-se que para fisgar o seu potencial cliente e converter mais você precisa ser rápido e ainda apelar para “efeitos visuais”.

As imagens e os elementos de design têm o poder de chamar a atenção no tempo hábil disponível que a pesquisa aponta.

Se você tem conversões muito baixas, alta taxa de rejeição, tempo curto de visitação em suas páginas, baixo tráfego, bouce rate alto, então há muitas chances de que o seu problema esteja, justamente, em como você trabalha a atração do seu potencial consumidor.

Em português claro. Você precisa otimizar a sua imagem, como o seu tráfego te vê, para que a primeira impressão seja positiva.

E, geralmente, o epicentro do problema está em seus elementos de design. Avalie!

Você também precisa aliar essa informação às características peculiares de comportamento do seu tráfego.

Por que de nada vai adiantar você oferecer um conteúdo matador, cheio de valor, se você não sabe o que o seu potencial cliente faz dentro do seu site.

É preciso entender o que faz com que ele entre no seu site, quais páginas ele navega mais, por onde ele sai e tudo mais que impacta diretamente em como seu site transmite, como um todo, até mesmo na linguagem não verbal, a mensagem proposta.

A gente vai te ajudar por meio dos 3 macetes que lhe entregaremos à seguir.

1º Macete – Entenda como o seu potencial cliente “lê” seu site

Para começar é preciso que você avalie como o seu potencial cliente “lê” seu site.

Ou pelo menos, qual é o padrão de leitura do seu público alvo. Se ele começa visualizando a parte lateral, superior e depois vai para as imagens abaixo, por exemplo.

Pesquisas e estudos especializados apontam que, de modo geral, os usuários costumam “ler” as páginas dos sites seguindo uma rota que se assemelha ao “F”.

Começando pelo canto superior esquerdo, indo até o final, à direita, seguindo para baixo, e em seguida mais uma vez para baixo, repetindo o movimento inicial até o final da linha.

Após isso, o leitor vai até o outro lado e segue para baixo, reiniciando o ciclo.

Você pode não estar entendendo a importância dessa informação, mas isso é essencial para que você saiba quais são os melhores lugares para posicionar seus conteúdos, os botões de CTA, títulos e tudo mais.

Claro, esse posicionamento deve ser em função de atrair a atenção do potencial cliente com mais eficácia e, consequentemente, conseguir um maior volume de conversões.

 

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2º Macete – Guie seu potencial cliente através do design

Você viu que a linguagem não verbal é extremamente eficaz para fisgar a atenção do seu potencial cliente.

Por isso, uma boa maneira de conseguir obter mais conversões em seu site é guiar o seu potencial cliente através do design, da linguagem não verbal.

De modo prático, serão esses elementos que passarão a primeira impressão ao seu usuário e, claro, sua intenção é passar uma imagem positiva, caso contrário ele não fará a ação de conversão.

Para tal, é preciso que você aposte em elementos que apontem um caminho, como flechas, por exemplo. Nesse caso, as cores também pode fazer o papel de deixar o caminho mais claro, destacando esses elementos.

As imagens também são suas aliadas nessa empreitada. Pense sempre que o objetivo é fazer com que o usuário olhe para onde é mais interessante sob o objetivo de gerar a conversão ao final. E óbvio, que ele capte a melhor impressão do seu negócio.

 

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3º Macete – Aposte nas áreas de maior destaque na visão do usuário

Lembra quando falamos sobre o padrão de leitura dos usuários do seu site? Esse padrão pode fazer muito pelo seu potencial de converter mais através da atração de atenção.

Uma pesquisa feita pela Missouri University of Science, que monitorava o movimento dos olhos dos usuário nos sites, revelou que eles, de maneira geral, visualizam mais corriqueiramente a identidade visual, ou seja, a marca, o menu principal de navegação, depois a caixa de pesquisas internas, os botões de redes sociais, as imagens de destaque, os conteúdos escritos e, por último, o rodapé.

Tendo essa informação em mãos, você pode aplicar todas as suas forças e até mesmo montar um “caminho de conversão” por meio desses espaços. Potencializando suas chances de fisgar o usuário e garantindo que posteriormente ele realize a ação que você deseja.

 

Bem, além desses macetes é importante que você tome cuidado para não exagerar e carregar demais o seu site. Tenha em mente que o principal objetivo, ao final, é oferecer a melhor experiência que o usuário pode ter na internet.

Por hoje é só. Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Escreva para nós!

Forte Abraço.

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