ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Churn Rate – O que é e Porque é Importante para seu negócio?

Ao longo da sua experiência profissional, você já ouviu falar sobre Churn rate? Ao menos, imagina do que se trata?

Não?

Então, sentimos em lhe dizer, mas se você tem um negócio, talvez, esteja correndo grandes riscos, não só de fracassar, mas também de perder dinheiro e tempo.

Se você não quer se expor à essa situação, fique com a gente!

Nós, do Mestre do Adwords, preparamos um conteúdo completo para lhe ajudar a entender o que é Churn Rate e porque é importante para seu negócio estar sempre de olho nele.

Afinal, o que é Churn Rate?

Churn Rate ,

A maioria dos negócios de sucesso chegaram onde estão por trabalharem com boas estratégias, entre elas, sempre há aquela que lida diretamente com a retenção de clientes.

Cada tipo de negócio molda essa estratégia de acordo com suas diretrizes, público e outras particularidades de suas operações, porém se você for analisar, verá que há um grande esforço em tornar o cliente recorrente, fiel, por parte de todas elas.

Isso acontece porque reter o cliente já conquistado é mais positivo para as empresas de modo geral. Porque o processo requer menor investimento financeiro, de tempo e trabalho, uma vez que o cliente já conhece a sua marca, consumiu e demonstrou interesse por seus produtos/serviços.

Ok! Mas o que isso tudo tem a ver com o que é Churn Rate?

Bem, empresas que possuem um Churn Rate alto, quase sempre são aquelas que não estão nem um pouco preocupadas em manter uma base de clientes sólida, que consomem e são ativos de forma recorrente.

Ainda não ligou o nome à pessoa?

Tudo bem!

O Churn Rate nada mais é do que uma métrica que indica o volume da taxa de cancelamento dos seus clientes em seu negócio.

Isso quer dizer, o índice que aponta a média em que o seu cliente deixa de consumir do seu negócio, abandonando a sua lista, por exemplo.

Está começando a entender porque ela é tão importante?

A métrica é capaz de lhe mostrar muito sobre o desempenho do seu negócio. É claro que para alguns ela é mais importante do que em outros.

Mas de modo geral, ela pode impactar fortemente no faturamento da marca e, consequentemente, em seu investimento.

Você pode estar pensando nesse momento…

Porque essa análise de Churn Rate é Importante?

Churn Rate

A primeira coisa que você precisa entender é que uma análise como essa serve para descobrir possíveis causas para o abandono de seus clientes.

Obviamente, elas podem ser diversas, inclusive, uma ação externa do seu mercado ou do seu concorrente.

No entanto, para que você tenha certeza de que não está causando essa baixa de seus clientes, é preciso investigar, analisar o Churn Rate com cuidado.

Você não quer investir alto, não só em valores, para conquistar clientes que acabam lhe abandonando por problemas causados pela sua gestão mal desenvolvida. Certo?

Além disso, ficar de olho nessa métrica é importante para que você preveja possíveis situações que podem impactar seus resultados à longo prazo.

Um pequeno problema que afeta a boa experiência do seu consumidor em relação à sua empresa, pode ser rapidamente resolvido se percebido o quanto antes. Concorda?

Como dissemos no início, manter clientes recorrentes e fiéis à sua marca torna seus processos menos custosos e mais facilitados, aumentando, consequentemente, o seu faturamento.

Mas…

Como analisar a taxa de Churn rate corretamente?

Churn Rate ..

Se fossemos falar de maneira básica, o seu Churn Rate dos sonhos seria o mais baixo possível.

Se ele fosse zero, perfeito, mas essa é uma marca quase impossível de conquistar!

Obviamente, para fazer essa análise corretamente, é preciso que você considere as variáveis e particularidades do seu negócio.

No entanto, de modo geral, você deve computar quantos novos clientes integraram à sua base e em um período específico, por exemplo, após uma campanha de 15 dias, quantos o deixaram.

Exemplo:

  • Imagine que você iniciou uma campanha para a black Friday hoje.
  • Ela terá a duração de 15 dias no total.
  • Você percebe que até o 7º dia, foram conquistados 200 clientes.
  • Porém, do 8º ao 15º dia, 100 clientes abandonou a sua marca.

Portanto, sua taxa de Churn Rate ou rotatividade, como também pode ser chamada, é de 50%.

Esse valor lhe diria muito sobre as ações do seu negócio, correto?

Afinal, se a sua avaliação está ruim, obviamente, suas estratégias precisam de ajustes urgentes. Isso porque, metade do seu investimento para conquistar clientes e mantê-los está sendo desperdiçada.

Qual a porcentagem de Churn Rate Ideal, já que é impossível zerar?

A verdade, como já adiantamos anteriormente, é que não há uma porcentagem ideal para todos os negócios.

Inclusive, porque o abandono pode não ter causa diretamente ligada à sua empresa.

Apesar disso, se formos dar uma resposta, a mais acertada seria que o Churn Rate ideal e aquele mais baixo que você conseguir.

Há algumas pesquisas que apontam que empresas ligadas à determinados setores, como o de assinaturas, conseguem chegar à um Churn de 5%, variando para 7%.

Isso pode nos inclinar à concluir que serviços de contratação longa são mais suscetíveis a terem taxas de rotatividade de clientes menores. Mas, como dissemos, dependendo das características estruturais do seu negócio, esse valor pode variar bastante.

Existe Churn Rate Negativo?

Por incrível que possa parecer, a resposta é sim! Há a possibilidade de uma empresa registrar um Churn Rate negativo.

O que seria um sonho! Porém, são casos de exceção.

Geralmente, essa taxa negativa aparece em períodos em que o negócio está em seu lançamento ou expandindo muito.

O grande problema é que com o passar do tempo, com estratégias menos frequentes e agressivas, as taxas de rotatividade podem se elevar absurdamente, dando a impressão de que houve uma enorme falha nas operações.

Por isso, é necessário ficar muito atento. Afinal, essa métrica não deve ser avaliada sozinha e sim em conjunto com outras tão importantes quanto, além de considerar as ações em andamento dentro da rotina do negócio.

É isso! Esperamos ter lhe auxiliado.

Desejamos-lhe sucesso sempre.

Até Breve.

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