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Check List para fazer um bom estudo de público alvo

É fato incontestável que cada vez mais é necessário e importante conhecer profundamente o público alvo dos seus negócios. Como o modo de consumo vem mudando, os estudos sobre o comportamento do cliente em potencial pedem cada vez mais detalhamentos e cuidados, muitas vezes é necessário fazer um novo estudo, sempre que um novo produto ou serviço forem lançados.

  • Vai buscar um novo posicionamento de marca?
  • Vai modificar a linguagem da marca?
  • Está pensando em lançar produtos ou serviços?
  • Vai modificar a identidade dos seus negócios?
  • Quer um novo design para o seu site, blog ou loja online?

Para essas e mais outras ações darem certo e trazerem resultados positivos, eu indicaria que você fizesse um belo estudo de público alvo, claro, não é só isso, mas começar com esse tipo de estudo lhe trará respostas importantes, lhe dará um norte sobre as ações e ainda lhe mostrará quais os caminhos mais vantajosos para seguir.

Se você chegou até esse conteúdo, muito provavelmente você já sabe, ao menos, um pouco sobre a importância da realização da análise sobre o comportamento do seu público. Não é mesmo?

 

estudo de público alvo.

 

O público é quem decide o seu futuro, ou seja, as grandes maiorias das suas ações profissionais deverão passar pelo crivo aprovativo dos seus clientes em potencial, caso você não esteja agradando, o fracasso pode ser o destino, se você souber exatamente como agir e o que oferecer, o sucesso será o seu destino.

Eu sei que fazer um bom estudo de público alvo, um estudo completo e produtivo não parece ser uma tarefa fácil. Saber por onde começar, muitas vezes, é o que causa essas dificuldades e até um certo travamento na evolução da tarefa.

Se você está com esse tipo de dificuldade, tenho uma notícia para você:

  • Você está no lugar certo, pois eu vou te entregar um material que vai facilitar e muito a sua evolução na elaboração dos estudos sobre o público alvo.

Sabe como eu descobri que eu poderia te ajudar? Quando eu mesmo passei por essa dificuldade.

Sempre que eu ia lançar alguma coisa que se distanciava um pouco dos meus outros lançamentos, eu tinha que fazer um novo estudo de público. Se você alguma vez já realizou esse tipo de estudo, sabe que não é algo rápido de executar. Imagina o tempo que eu perdia? Minha produtividade chegava aos mais baixos níveis.

Percebi que isso poderia ser perigoso, uma vez que havia grandes chances de eu perder o time do lançamento, meus esforços, minha empolgação e até mesmo minha audiência.

Coloquei em mente que eu deveria tornar esse processo mais prático, mais rápido e um pouco mais automatizado, claro, tudo isso sem perder a qualidade. Trabalhei duro, realizei diversos testes, pratiquei, modifiquei, acrescentei, exclui diversos processos, até que encontrei a minha fórmula perfeita. Otimizei essa tarefa de forma extraordinária e as minhas dificuldades foram estabilizadas, passei a obter dados de maneira mais produtiva e inteligente.

Nesse momento, percebi que o processo utilizado por mim, poderia ser de grande valia para você. Como sempre, porque não compartilhar algo útil? Nunca consigo achar justificativas para não ajudar, quando posso. Assim o fiz, criei um conteúdo de maneira intuitiva, com estruturação para que o entendimento fosse facilitado e fluido, tive que rever alguns pontos, tirar outros, acrescentar coisas, mas ao final tudo se encaixou perfeitamente.

Essa junção de ingredientes se transformou em uma receita excelente que eu dei o nome de Checklist para fazer um bom estudo de público alvo. Quer provar? Confira a seguir.

 

Fazendo seu Checklist para Iniciar os Estudos de Público Alvo

Para ter um estudo proveitoso sobre o público alvo em mãos, você deve saber quais são os dados que mais lhe interessa. Sabendo o que você precisa descobrir, fica mais fácil entender qual o caminho mais promissor para trilhar. Concorda? Essa é minha primeira dica, mas tenho muito mais coisas para lhe dizer e lhe mostrar. A seguir, vou lhe entregar como você deve montar o seu Checklist para alcançar as informações que tanto almeja. Vamos lá?

 

estudo de público alvo,

 

  1. Defina o que Você Quer Descobrir: Como eu te falei acima, saber quais são os principais dados que você almeja, ajuda a descobrir qual caminho escolher. Por exemplo, se você quer descobrir o gênero mais interessado no que você está oferecendo, você já saberá que criar uma página trackeada para o produto, irá lhe dar muitas respostas.

 

  1. Mantenha-se Focado: Você sabe o que descobrir, então já sabe mais ou menos por onde seguir e quem você deve pesquisar. Nada de ficar atirando para todos os lados, tentando colher dados de todos que você tem acesso. Você precisa saber que os dados que valem à pena para você são só os provenientes do seu público alvo, do seu cliente em potencial, por isso você deve manter-se focado, isso fará toda a diferença nos seus resultados.

 

  1. Procure os principais interesses: Independente do que você vá lançar ou qual mudança irá realizar, descobrir os principais interesses do público alvo é tarefa básica, isso porque quando você descobre os principais interesses, você abre um leque de possibilidades e consegue extrair informações mais profundas. Dentro da área de interesse, estão localizadas as dores, os sonhos, os desejos, medos e características vinculadas a cada um deles, como estilo de vida, faixa etária, sexo, classe social, entre outras.

 

  1. Saiba qual a solução ideal: Você deve procurar o que o seu cliente em potencial almeja como solução para seus problemas. O problema pode ser uma dor, um medo, pode ser uma dificuldade, mas também pode ser um sonho ou desejo ainda não realizado. A partir dessa descoberta, você começa a entender o que você dever oferecer a ele, como você deverá agir para ajudar, como criar um produto ou serviço que seja a solução para esses pontos que o seu público apresenta.

 

  1. Entenda Como Eles Se Comunicam: Procure saber quais são os locais preferenciais para se comunicar do seu público alvo. Ele prefere o email ou redes sociais? Gostam de uma linguagem mais geral ou pessoal? Gostam de mensagens extensas ou curtas e objetivas? Preferem uma conversa mais formal ou descontraída? Com essas respostas, você conseguirá descobrir qual o tipo de comunicação mais efetiva perante o seu público e qual o canal mais bem aceito por ele.

 

  1. Comece a criar seu plano de ação: O plano de ação ao qual me refiro, é aquele que compreende as atitudes que você deve tomar para gerar engajamento, atrair mais interessados no que você está oferecendo, ou seja, são ações para concluir os seus estudos de maneira consistente e contundente. Por exemplo, você já sabe o que quer descobrir, quais os principais interesses, qual a solução almejada e o modo de comunicação preferida de seu público. Com todos esses dados combinados, você conseguirá visualizar a melhor maneira de conseguir informações precisas, ou seja, por formulário de pesquisa nas redes sociais, envio de email, grupos de discussões, comentários em publicações, ligações, pesquisas feitas presencialmente, entre outros.

 

estudo de público alvo

 

Para que você consiga as primeiras informações do seu público alvo, antes de saber qual o plano de ação ideal, você pode analisar o público do seu concorrente, que deve ser, ao menos, parecido com o seu. Procure informações nos comentários de fanpage, postagens de blog, vídeos do Youtube, mas também utilize ferramentas que podem lhe dar um excelente norte, como o Analytics, por exemplo. As suas ações em seus canais poderão ser muito produtivas, aposte nas iscas digitais, nos formulários de inscrição, no trackeamento de páginas em especial, entre outras coisas que estivem ao seu alcance.

Monte perguntas antes de disponibilizá-las para o público responder. Monte um questionário para você e pense em quais respostas gostaria de receber para saber se as perguntas estão bem formuladas.

Utilize o Checklist para verificar se o que você preparou está cobrindo todos os lados das necessidades. Chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a realizar os testes, quanto antes você começar, seus resultados surgirão mais rápidos e melhores. Não deixe o tempo correr!

Espero ter conseguido suprir suas expectativas quanto ao assunto abordado. Sei que existe a possibilidade de surgirem dúvidas, caso isso ocorra, conte comigo, não deixe de entrar em contato através dos comentários ou pelas redes sociais, lhe retornarei pessoalmente o mais rápido possível.

Até a próxima! Forte abraço.

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