ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Campanha de E-mail Marketing – Erros Mais Comuns

Eu não sei você, mas eu por diversas vezes já li matérias que dizem que estratégias utilizam campanha de e-mail marketing eram ultrapassadas e não davam tanto resultado como já haviam dado no passado.

Sempre achei muito estranho, pois eu trabalho com campanha de e-mail marketing há muito tempo e para mim, tudo sempre funcionou muito bem, porém eu sempre tive a preocupação de me atualizar perante as novas estratégias e formatos de trabalho com essa ferramenta.

Entenda que para uma estratégia dar certo, você precisa estar alinhado com o comportamento de seu público alvo, bem como seus interesses, senão você não conseguirá criar táticas assertivas.

 

Campanha de E-mail Marketing,

 

Como já trabalho há algum tempo com campanha de e-mail marketing, já cometi diversos erros e também, já tive a oportunidade de notar quais são os erros mais comuns que seus utilizadores cometem, por esse motivo, resolvi que seria muito bacana lhe alertar para práticas que costumam levar campanha de e-mail marketing para o fracasso.

Estão prontos para começar?

Quero que esteja preparado para anotar todos os detalhes que vou te passar, pois isso evitará que você caia em enrascadas difíceis de sair.

Vamos lá?

 

#Erro 1 – Preciso disparar campanha de e-mail marketing todos os dias!

Quando começamos a entender o poder que a campanha de e-mail marketing tem para o nosso negócio, ficamos empolgados e queremos criar e-mail atrás de e-mail, não é mesmo?

Temos a certeza de que temos que nos fazer presente diante de nosso público alvo para que assim, ele esteja sempre pronto para comprar de nós ou então, de estar engajado com nossos ideais. No entanto, na prática não é desse jeito que funciona.

Disparar campanha de e-mail marketing todos os dias para a sua lista não é se fazer presente, é incomodar mais do que o necessário. Ninguém quer ter sua caixa de e-mail abarrotada de propagandas, ofertas e informações. As pessoas esperam moderação disso.

Dê intervalos de alguns dias entre o envio de e-mails, ou até mesmo semanas para que não se torne cansativo ou maçante o recebimento.

Claro que, existem algumas exceções, como por exemplo, em lançamento de algum produto ou serviço, você mandar um e-mail por dia para que o lead fique aquecido. A diferença é que você deve avisar sobre essa tática com antecedência e assim, só se cadastrará em sua lista quem deseja participar, compreende?

#Erro 2 – Achar que ninguém mais acessa o e-mail

Se você parar para pensar, vai lembrar que para fazer qualquer coisa na internet é preciso cadastrar o e-mail, seja para pedir uma pizza através dos aplicativos de celular ou para fazer uma compra online, no cadastro a informação do e-mail é item obrigatório.

Isso acontece porque está ocorrendo uma captação de lead e a criação de um canal de comunicação entre empresa/cliente. Mas, você pode me questionar: “Tiago, existe uma diferença muito grande entre receber um e-mail e de fato ler o e-mail, você não acha?”

Você está totalmente certo, basta tirarmos por nós mesmos, todos os dias recebemos milhares de e-mails, no entanto, só lemos aquilo que nos interessa. Sendo assim, com o nosso público alvo irá acontecer a mesma coisa, uma vez que, ele só abrirá o e-mail quando identificar que o remetente tem algo de valor para agregar.

As pessoas estão muito mais exigentes na qualidade do conteúdo que é entregue em campanha de e-mail marketing, por esse motivo certifique-se de estar entregando algo de muito valor e que vai fazer a diferença na vida de quem lê.

Para você ter uma ideia, já vi projetos que alcançaram mais de 75% de taxa de abertura de e-mail, por darem realmente valor a informação passada.

 

Campanha de E-mail Marketing,

 

#Erro 3 – Os e-mails que envio vão sempre na caixa de entrada

Esse é mais um erro que muitos profissionais que trabalham com campanha de e-mail marketing cometem.

Sabemos que existem diversas programações nas plataformas de envio de e-mail marketing que ajudam a evitar que eles caiam na caixa de spam, porém infelizmente elas não nos dão 100% de garantia. Isso porque, muitos fatores irão contribuir para um e-mail ser considerado ou não um spam.

Nada adianta um e-mail seu cair na caixa de entrada, o usuário nem abrir e marcar como spam. Essa atitude fará que, a partir, daquele momento, tudo que você envie vá direto para a pasta da qual ele marcou, concorda? E você, por sua vez, não poderá fazer nada para evitar isso.

O que você deve fazer é sempre trabalhar conteúdos de qualidade com títulos de e-mail extremamente atraente para que assim, sua oferta seja tão irresistível que seus e-mails sejam sempre abertos. Isso fará com que as plataformas de envio e recebimento, entendam que o que você manda tem relevância e isso, te colocará sempre na caixa de entrada.

 

#Erro 4 – Campanha de e-mail marketing só serve para vender

Se engana quem acha que trabalhar com estratégias de campanha de e-mail marketing é algo focado apenas para a venda de produtos e serviços. Isso porque, a ferramenta é tão poderosa que lhe permite escolher uma variedade incrível de opções.

Claro que, não podemos negar que o e-mail marketing funciona muito bem para vendas de infoprodutos e outros serviços, porém existem empresas que trabalham em modalidades de vendas mais complexas, onde é preciso doutrinar seu lead, antes de fazer com que ele compre.

Nessa situação, mandar um e-mail logo de cara com um foco total em vendas, só lhe fará queimar uma oportunidade dê, de fato, vender algo. Para esse tipo de situação é melhor que você trabalhe conteúdos de qualidade que realmente entreguem o valor que você planeja para que assim, você tenha a certeza de estar deixando todos os pontos claros e bem trabalhados.

A jornada de compra pode ser um processo bem complexo para alguns tipos de produtos, sendo assim, quanto melhor o canal de comunicação que você tiver com o seu público alvo, maior será a autoridade que você conseguirá desenvolver perante a eles.

 

Campanha de E-mail Marketing.

 

#Erro 5 – Mandar e-mail para toda sua lista

Acredito que você já deve saber que existe um score de pontuação para cada lead, não é mesmo? Isso porque, através da campanha de e-mail marketing, você consegue criar uma jornada de instrução de cada lead, até chegar finalmente no momento de praticar a ação que você deseja.

Já vi muitos utilizadores de campanha de e-mail marketing não tomando o cuidado necessário para classificar um lead e assim, sempre enviar e-mail para toda sua base.

Por mais que você ache que enviar e-mail marketing para toda a sua lista te dará mais resultados, você precisa entender que isso só te fará perder tempo. Cada contato está em uma fase, então por estarem em momentos distintos, precisam de conteúdos focados no que estão procurando, entende?

Faça sempre uma segmentação de qualidade em sua lista de e-mail para certificar-se que cada lead está recebendo o e-mail com a finalidade que espera, isso porque, essa doutrinação é muito importante para que você consiga obter melhores resultados.

 

Ao meu ver, esses são os erros mais comuns que as pessoas cometem ao trabalhar com campanha de e-mail marketing. Claro que, cada um tem uma visão sobre o assunto e tem suas próprias experiências, no entanto, os erros que apontei aqui foram o que mais vi ocorrer em toda a minha trajetória, entende?

Mas quero te ouvir, me diga você: Qual foi o erro mais interessante que você já cometeu ou já viu alguém cometer em relação a campanha de e-mail marketing?

A troca de informações é muito importante para o nosso crescimento pessoal, sendo assim, faça desse canal um local de muito aprendizado.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e colegas para que assim, essas informações possam ajudar um número maior de pessoas.

Espero que a partir desse momento, a taxa de abertura de seus e-mails só aumentem, até chegar em resultados extraordinários.

Qualquer dúvida é só me perguntar, ok?

Te vejo em breve!

Até mais!

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