ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 Indicativos de que sua campanha de e-mail marketing é ruim

Em um passado não muito distante, a compra indiscriminada de lista de e-mails fez muita gente, ainda hoje, acreditar que o e-mail marketing morreu.

É isso mesmo! Pode ser que você que está lendo esse conteúdo agora, também esteja incrédulo quanto aos resultados prometidos por uma campanha de e-mail marketing.

Muito provavelmente porque a sua não está trazendo tantos bons frutos e também porque já viu muitos casos de marcas parecidos com o seu, onde as conversões chegaram próximas à zero.

Bem, o mito de que o marketing morreu se deu porque a compra de lista de e-mails fez muita gente direcionar a sua estratégia de qualidade para o público errado, fazendo os resultados despencarem.

Diversas pesquisas especializadas na área indicam que estratégias de e-mail marketing são uma das que mais traz resultados positivos para os negócios.

Óbvio, essas estratégias precisam estar aliadas à técnicas corretas e práticas acertadas para que tragam bons retornos.

Se você desconfia que não está indo pelo caminho mais indicado quanto a essa estratégia, nós podemos e vamos lhe ajudar.

Hoje, criamos esse conteúdo no intuito de lhe apresentar 5 indicativos de que sua campanha de e-mail marketing é ruim.

Desse modo, você pode não só identificar erros que estão roubando suas conversões, como também poderá corrigi-los ou evita-los.

Vem com a gente ou vai preferir continuar acreditando no forte mito de que o e-mail marketing morreu para sempre?

 

5 Indicativos de que sua campanha de e-mail marketing é ruim

 

1º Conteúdo pobre é indicativo de que sua campanha de e-mail marketing é ruim

Se você tem um conteúdo pobre, a começar com o linguajar e os termos utilizados, há grandes chances de sua campanha de e-mail marketing ser ruim.

Quer tirar a prova?

Então vamos em frente… Responda com sinceridade:

  • Você escreve e-mails repetidamente com as palavras “Grátis”, “Clique Aqui”, “X em Promoção” ou “Ganhe Dinheiro”?
  • Você costuma escrever tudo em maiúsculo?
  • Você frequentemente negrita ou coloca palavras em outras cores fortes?

Se você respondeu sim para, ao menos, uma dessas perguntas, pode ter certeza que a sua campanha de e-mail marketing é ruim.

Primeiro, esse tipo de conteúdo é visto pelos provedores como suspeita de SPAM, então você deve ser um usuário frequente das caixas de lixo dos e-mails, infelizmente!

Segundo, o usuário que recebe esse tipo de conteúdo tem a sensação de estar sendo alvo de “publicidade abusiva”, então se você não foi direto para o SPAM, ele mesmo se dá o trabalho de lhe jogar no lixo.

2º Você só trata de assuntos abrangentes demais (Ou dá entender isso)

Não adianta, para que as pessoas abram o seu e-mail e interajam com ele posteriormente, a primeira coisa que você deve fazer é ser claro quanto ao assunto.

Se você manda e-mails onde o assunto é algo parecido com:

  • Edição 46
  • “Exemplar do mês de Julho”.

Esquece! Você terá uma taxa de clique e abertura abaixo de zero! Outra coisa bem ruim para a sua campanha são os e-mails com assuntos abrangentes demais.

Aqueles que não deixam claro do que se trata o seu conteúdo, que não desperta nenhuma reação no leitor, à não ser raiva ou desconfiança, à ponto dele lhe colocar na lista de rejeição sem pensar duas vezes.

 

Indicativos-de-que-sua-campanha-de-e-mail-marketing-é-ruim

 

3º – Você só se comunica com respostas automáticas e e-mails padronizados

Se você não quer ter dúvidas de que sua campanha de e-mail marketing é ruim de verdade, basta você utilizar respostas automáticas e e-mails padronizados.

Você deve saber, as pessoas, em geral, exigem serem tratadas como indivíduos e não um integrante de uma grande massa consumista.

Quando você programa respostas automáticas e tem e-mails padronizados mais parece que você não se importa nem um pouco com o seu potencial consumidor.

Na cabeça do receptor da mensagem, falar com você ou com um robô é a mesma coisa. Isso quer dizer, não vale a pena parar para interagir e nem sequer ler algo assim.

E-mails padrões e respostas automáticas só servem se você quiser tratar com robôs e máquinas, caso contrário é preciso ter comportamentos mais humanos, conteúdos personalizados.

4º – Você jamais segmentou a sua lista de e-mails

Se coloque por uns minutos na posição de consumidor e responda:

  • Há algo mais decepcionante do que receber e-mails de promoções sobre algo que você já comprou na semana passada?
  • Há algo mais chato ou inconveniente do que receber informações sobre produtos que você não consome ou não tem interesse?

É claro que não, certo? Então porque você faz isso com os seus clientes e potenciais consumidores?

Não segmentar a sua lista de e-mails e enviar tudo para todo mundo é tão ruim quanto ser aquele amigo bêbado que conta a mesma história umas 500 vezes na mesma noite.

É tão inconveniente quanto você comprar uma celular hoje e descobrir amanhã que a loja que você comprou está com promoção de 50% no mesmo item.

Se você não segmentar, mais cedo ou mais tarde, você sentirá um aumento estrondoso no descadastramento da sua lista, além de cair com mais frequência na caixa de SPAM, o que acarretará em diversos outros problemas.

 

campanha de e-mail marketing é ruim

 

5º – Sua campanha de e-mail marketing não compreende os dispositivos móveis

Se você quer enterrar a sua campanha de e-mail marketing de vez é só constatar que ela não compreende os dispositivos móveis.

Isso quer dizer, se a sua campanha não estiver preparada para os acessos via mobile, esquece.

Em uma realidade digital, onde os smartphones são os dispositivos mais utilizados para acessar a internet, uma campanha de e-mail marketing despreparada para tal, é mais do que ruim, é fadada ao fracasso.

 

Não foi o bastante? Então tenha uma campanha voltada a uma lista de leads sem nenhuma referência ou parâmetro que você comprou e que não permita o descadastramento da lista.

Pronto! Você tem uma campanha de e-mail marketing ruim, muito ruim, péssima.

Se você identificou uma ou algumas dessas características citadas ao longo desse conteúdo na sua campanha, recomendamos rever sua estratégia, desde o início.

Por hoje é só! Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Mande sua pergunta nos comentários.

Forte Abraço.

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