ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Sua Campanha Adwords Oscila Muito? – 4 Potenciais Culpados

Está insatisfeito com sua campanha Adwords porque ela constantemente oscila em desempenho?

Você não para de apagar incêndios, tentando fazer com que os seus resultados não declinem tanto?

Não sabe precisar o que faz com que esse desempenho irregular aconteça com tanta frequência?

Então esse conteúdo foi feito para você!

Nós sabemos o quanto é frustrante começar uma campanha com enorme potencial, que trouxe resultados positivos no início, mas que, sem motivo aparente, começou a cair, dia após dia, apresentando resultados cada vez piores no decorrer dos meses.

Todos os anunciantes que pensam ou passam por uma situação como essa, acabam fazendo duas perguntas, as quais recebemos muito aqui, no Mestre do Adwords.

  • Porque minha campanha Adwords, que tinha ótimos resultados, começou a declinar tanto em desempenho progressivamente, um mês após o outro?
  • Tem como consertar isso ou é melhor começar uma campanha nova?

É claro que não há uma resposta padrão para casos como esses, porque afinal de contas, cada estratégia tem suas variáveis, que vão desde o público alvo, até o mercado que a marca atua.

Apesar de tudo isso, há 4 potenciais culpados para que essa situação se instale e faça você repensar em toda a sua estratégia.

E, hoje, nós vamos lhe apresentar cada um deles, afinal, a partir dessa informação, será possível que você entenda a sua situação em particular e avalie se há chances de reverter o problema ou é melhor partir para outra, criando uma nova campanha do zero.

Não desanime! Vem com a gente e volte a obter os melhores resultados com sua campanha Adwords o quanto antes.

Campanha Adwords Oscila Muito..

1º Seus Concorrentes Estão Influenciando Sua Campanha Adwords

Não tem jeito, o desempenho de sua campanha não depende só de você. Na verdade, essa variável até pode ser controlada, desde que sempre haja alguém de olho nos movimentos do seu mercado, principalmente, quanto aos concorrentes.

Você sabe que a posição do seu anúncio pode determinar bastante os seus resultados, se eles vão ser ótimos ou péssimos.

Isso porque, comprovadamente, sabemos que os links patrocinados que são exibidos no topo do buscador, nas primeiras posições, são mais visíveis e portanto os que mais recebem cliques de interessados.

Você pode dizer:

  • “Eu verifiquei, meus lances e índice de qualidade se mantiveram ao longo dos meses e, mesmo assim, houve uma queda livre nos meus resultados”.

Sem dúvidas você sabe que classificação do seu anúncio é baseado pelo valor do lance, IQ e nas extensões. Certo?

Pois bem, diante dessa situação, em algum momento, você:

  • Analisou seus concorrentes?
  • Olhou a métrica indicativa de impressões perdidas na busca?

Talvez, seja uma surpresa para você, mas esse é o cenário típico que se apresenta quando os seus concorrentes estão trabalhando para melhorar a classificação dos anúncios.

Com certeza, eles estão otimizando os fatores que acabamos de lhe apresentar, como o índice de qualidade e os lances.

Apesar da notícia, não é motivo para desistir. Há muito espaço para reação e recuperação de sua posição.

Para isso, olhe mais profundamente para os dados trazidos pela métrica indicativa de perda de impressões e a partir disso, verifique a necessidade de adotar uma nova estratégia de lances.

Outro ponto imprescindível de análise é o IQ (Índice de Qualidade). Entenda o que pode estar colocando os seus anúncios abaixo dos seus concorrentes, como a relevância, CTR, página de destino, entre outros.

Campanha-Adwords-Oscila-Muito

2º Seu Orçamento Está Defasado ou Mal Aplicado

Para angariar resultados positivos sempre, é preciso investir, mas mais importante do que isso é saber a melhor maneira de aplicar esse investimento.

Os resultados da sua campanha Adwords pode estar em declínio porque o seu orçamento está defasado ou mal aplicado.

  • Quer saber se esse é o seu caso?

Então vá até a plataforma e busque o relatório correspondente às métricas que indicam as perdas de impressões relacionadas à falta de orçamento.

Esses dados nada mais são do que quantas vezes você não teve seu anúncio exibido pelo simples motivo de não ter saldo o suficiente para tal.

Se você detectar que esse problema está lhe afetando, então refaça a sua análise orçamentária e encontre meios de investir mais ou de forma mais otimizada.

Afinal, muito provavelmente, esse é o principal motivo pelo qual o desempenho da sua campanha não é mais o mesmo há meses.

3º Seus Anúncios Não São Adaptáveis às Diferentes Etapas do Funil

Você está cansado de saber que os consumidores possuem uma jornada de consumo, que são marcadas por fases bastante diferenciadas.

Dificilmente um potencial consumidor já chega ao Google para comprar algo. Ele tem interesse, mas essa ação de conversão só se dará após ele, por exemplo, conhecer mais detalhes do produto, opiniões sobre ele, ser impactado por uma promoção, oferta imperdível, dentre outras situações.

Agora responda com sinceridade:

  • Sabendo disso, porque você não tem uma campanha fundamentada nas etapas do funil, na jornada de consumo do seu público alvo?

Apresentar sempre o mesmo anúncio para o usuário, sem considerar a etapa que ele se encontra, faz com que a sua campanha perca e muito o desempenho ao longo dos dias.

Para solucionar esse problema, basta que você ofereça anúncios sob medida ao comportamento do seu alvo, que atendem às necessidades dele nas mais diferentes situações.

Nesse caso, é muito indicado que você faça uma pesquisa mais à fundo sobre o público que pretende atingir, bem como defina as palavras-chave de maior relevância para cada momento e necessidade apresentados por ele.

Campanha Adwords Oscila Muito.

4º Sua Abordagem Deixou de Ser Tão Atrativa

É natural que uma novidade atraia atenção massiva logo após a sua apresentação ao grande público, porém, com o passar do tempo, esse interesse vai caindo.

O prazo de validade de uma novidade pode variar bastante, mas em um mercado com bastante concorrência, a vida útil do interesse é bem pequeno.

Por isso, se você acredita que está em mercado bastante movimentado, que traz novidades frequentemente, procure soluções para dar uma abordagem diferenciada e mais atrativa ao que você tem em mãos.

Diversifique seus anúncios, faça testes A/B e surpreenda o seu público novamente, mantendo-os aquecidos por mais tempo.

 

Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e recuperar seus resultados o mais rápido possível.

Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham sido relevantes para você.

Dúvidas? Mande suas perguntas para nós logo abaixo.

Até logo!

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