ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Buzz Marketing – Como Funcionam as Principais Técnicas da Estratégia?

Recentemente, nós entregamos a você um conteúdo especial sobre o que é Buzz Marketing. Você conferiu?

Nele, explicamos o conceito da estratégia e a diferença em comparação ao marketing viral. Que pode parecer a mesma coisa, mas não é!

Hoje, nós estamos aqui para cumprir uma promessa que fizemos ao final daquele conteúdo. Trata-se de uma espécie de complemento sobre o assunto.

Por isso, se você não viu o material ao qual nos referimos, a nossa sugestão é que leia primeiro, antes de seguir aqui. Afinal, você terá um aproveitamento muito melhor e completo.

Nesse artigo, você entenderá quais são e como funcionam as principais técnicas da estratégia denominada Buzz Marketing.

Está preparado? Então vem com a gente!

A Estratégia por trás dos Assuntos Mais Comentados

Buzz Marketing,

Você sabe que o Buzz Marketing visa gerar engajamento contagiante em um determinado público alvo. Certo?

Esse engajamento costuma ser tão forte que faz com que as pessoas falem sobre a marca, à ponto de fazer com que o assunto seja um dos mais comentados nos principais canais, como as redes sociais.

Partindo disso chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas comentam sobre um determinado assunto, seja sobre uma marca, um produto ou uma ação específica de uma empresa, pois estão sob o impacto do Buzz Marketing.

Não! Apesar de parecer, esse comportamento humano não se dá de modo aleatório.

Pare por alguns momentos e analise… Em uma espaço de uma semana, nós podemos ver diversos temas entre os mais abordados e eles vão de um extremo à outro. Como o Rock in Rio e a morte do apresentador Marcelo Rezende, por exemplo.

Porque isso acontece? É simples! Há um mecanismo que faz com que as pessoas sejam conquistadas por essas discussões.

Óbvio, que cada assunto é trabalhado de uma maneira diferente, no caso do óbito de alguém querido, é a comoção, a dor. Já em um festival de música, a exclusividade, o desejo de pertencimento, a diversão.

Mas se olharmos com uma lupa, bem de perto, veremos que todos eles se encaixam no Buzz.

Há um livro, inclusive, um dos mais importantes sobre o assunto, chamado BuzzMarketing, de autoria de Mark Hughes.

Nele, o publicitário mostra como é possível e simples inserir assuntos para que as pessoas discutam em seus cotidianos.

Ele também aponta que essa facilidade de “entrada” é algo que pode ser utilizada por negócios atentos às tendências.

Obviamente, é preciso saber utilizar o poder, revertendo-o em benefícios posteriores.

Quer saber quais são as bases utilizadas no Buzz Marketing para garantir que as sugestões de assuntos sejam acatadas e discutidas?

Confira!

Quais São as Bases do Buzz Que Constroem Sugestões de Assuntos Irrecusáveis?

Buzz Marketing técnica

Segundo o autor Mark Hughes, há seis sugestões de assuntos mais fáceis de serem acatados pelo público.

Afinal, eles funcionam como gatilhos, fazendo com que as pessoas se conectem de forma tão grande que não há outra escolha, à não ser discutir o assunto.

Esses seis tipos são as bases do Buzz:

  1. Assuntos que tratem de algo extraordinário.
  2. Assuntos que falem sobre algum tabu.
  3. Assuntos que tratem de algo pouco comum.
  4. Assuntos que tragam conteúdo com potencial de choque.
  5. Assuntos sobre conteúdos hilariantes.
  6. Assuntos que revelam algum tipo de segredo.

Segundo estudos, uma estratégia de marketing que consegue aplicar muito bem um ou mais desses gatilhos, certamente conquistará o engajamento contagiante.

Isso porque esses tipos de assuntos não podem ser ignorados pelo cérebro humano, desencadeando uma série de sensações, como a curiosidade, que impulsionam à ação. Que no caso é debater sobre ele.

Como funcionam as 6 principais técnicas da estratégia Buzz Marketing?

Provavelmente, você está se perguntando como esses gatilhos funcionam na prática, quando estão inseridos em uma campanha. Certo?

Apesar de muito eficaz e poderoso, o funcionamento é bem simples. Acompanhe:

  • Tabu: Quando você trabalha uma campanha de Buzz Marketing visando ativar o gatilho do Tabu, é necessário sugerir ao público a temática controversa. Ou seja, assuntos que naturalmente geram debates por conta de opiniões divergentes, por posicionamentos distintos.
  • Pouco Comum: Aqui a campanha que deseja ativar esse gatilho, precisa sugerir temas incomuns, no sentido de lançamentos, revoluções, inovações. Nesse caso, cabe como exemplo as campanhas da Apple, que faz com maestria a apresentação de suas tecnologias e produtos.
  • Extraordinário: Campanhas que apresentam ao público algo exclusivo ou com enorme benefício, geralmente, ativam esse gatilho. Tornando impossível não falar sobre o assunto.
  • Potencial de Choque: Aqui as temáticas são mais abrangentes e depende bastante do público, já que os conteúdos com potencial de choque variam de acordo com o ponto de vista e cultura do grupo. De maneira geral, são aqueles que impactam as pessoas fortemente, gerando comentários e engajamento quase que imediatos, como uma resposta automática do cérebro. Uma reação natural.
  • Hilariantes: São aquelas campanhas que visam despertam sensações fortes, em que as reações são inevitáveis. Elas podem variar, provocando desde repúdio à gargalhadas.
  • Segredos: Esse é um dos gatilhos mais comuns do Buzz, pois ele mexe diretamente com a curiosidade das pessoas. As campanhas que o utiliza, geralmente, traz uma proposta de desvendamento.

 

As campanhas mais poderosas do Buzz, quase sempre, utilizam mais de um gatilho em suas composições.

Talvez, você ainda não tenha percebido, mas se você parar por um instante e fazer as interligações corretas. Vai descobrir que grandes marcas como a Apple, O Boticário e a Disney, por exemplo, utilizam o Buzz Marketing com frequência, batendo recordes atrás de recordes.

Interessante, não é?

Buzz Marketing

Então porque você ainda não aplicou a estratégia em seus negócios?

O Buzz Marketing é realmente poderoso, capaz de transformar a imagem da sua marca, posicionando-a de maneira extraordinária.

Não perca mais tempo!

Esperamos que esse material tenha sido de imenso valor para você.

Ficou com dúvidas relacionadas a esse ou outro assunto? Então mande sua pergunta para nós pela caixa de comentários logo abaixo.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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