ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Buzz Marketing – Você Sabe O Que É?

Pode ser que ao longo da sua jornada profissional no cenário digital, você tenha ouvido falar do Buzz Marketing. Mas você sabe exatamente do que se trata?

Tudo bem se você não tem certeza, afinal, o conceito reúne diferentes técnicas e estratégias. Além disso, não é algo tão antigo e tradicional, a prática como ela é aplicada hoje é considerada uma inovação.

Se você deseja potencializar seu engajamento e fazer com que se público reconheça a sua marca de forma a valorizá-la e tê-la como uma referência fresca e ativa na memória.

Então esse conteúdo é para você! Isso porque o Buzz Marketing pode ser tudo o que você procura em termos de estratégias.

Quer entender melhor tudo isso?

Então nos acompanhe até o final desse conteúdo!

Vem!

Afinal, o que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing.

É natural que a maioria das empresas tenha como um de seus objetivos o reconhecimento do público, o engajamento perante à marca.

Sabe aquele forte aquecimento do lead e do público em geral, que provoca expectativa, desejo, impulsionando o engajamento, os comentários, compartilhamento de conteúdos relacionados, tornando a marca mais evidente?

É desse movimento forte perante à marca que estamos nos referindo.

Sem dúvidas, se você chegou a esse artigo, certamente compartilha do mesmo objetivo. Certo?

Exatamente, por isso, que o Buzz Marketing, provavelmente, é tudo o que você buscava.

Basicamente, ele é um braço do marketing que visa especialmente alcançar esse engajamento contagiante do público em referência a marca de um negócio.

A aplicação dessa estratégia permite, por exemplo, que a sua empresa seja assunto mais comentado de um determinado período ou que figure nos trends topics do momento.

Quer entender melhor? Então vamos nos aprofundar mais!

O Buzz Marketing surgiu há muito tempo, embora seu auge seja recente, após a readaptação para o cenário digital.

O conjunto de técnicas que dão base à estratégia nasceu com o circo, uma forma de entretenimento e arte mais antiga do século.

Naquela época, obviamente, a internet e a televisão não existiam, portanto a forma de fazer marketing não contava com esses dois veículos protagonistas e extremamente importantes hoje.

Aí, você pode estar pensando:

  • “Como eles faziam para divulgar os eventos e encher os circos?”.

Bem, como a maioria dos circos eram itinerantes, a dificuldade de fazer com que as pessoas fossem aos espetáculos era ainda maior. Afinal, a probabilidade de ninguém saber que eles chegaram ao local era enorme.

Apesar de tudo isso, eles encontraram uma saída bastante criativa e eficaz. Uma espécie de espetáculo de amostra, em um local de bastante movimento da cidade em que estavam.

Buzz Marketing,

Claro, tudo gratuitamente. Então o público podia visualizá-los e se divertir com alguns truques. O que automaticamente sanavam os dois principais problemas. Informar as pessoas que o circo estava na cidade e gerar interesse e um gosto de “quero mais”, que impulsionava a compra dos ingressos.

Não é preciso nem dizer que a procura por ingressos era tão alta que eles esgotavam muito rápido. Não é?

  • Ok, mas o que isso tem a ver com o Buzz Marketing?

Na realidade tudo! Afinal, a estratégia é baseada justamente nisso, em engajar tanto o público à ponto deles falarem muito sobre a sua marca. Inclusive entre si, levando o assunto mais longe, através de comentários com amigos, familiares, gerando um ciclo infinito.

Resumindo, podemos dizer que é um conjunto de técnicas que visam gerar um engajamento contagiante, capaz de gerar interesse em um enorme número de pessoas.

Mas há um porém! O Buzz Marketing é dividido em duas partes principais. A primeira mira nos pioneiros e a segunda no early adopters:

  • Pioneiros: Parte do público alvo mais ligado e conectado às novidades, aos lançamentos e tendentes à se conectarem com marcas novas. Isso o faz mais propenso a ser o primeiro consumidor da empresa, os pioneiros.
  • Early Adopters: Parte do público que se conecta com uma marca nova de forma mais simples, seja por meio da inovação, novidade, exclusividade. Ou ainda por meio da forte influência dos pioneiros. Com o tempo, eles também se tornam pioneiros.

Esses dois públicos fazem um serviço importante para o Buzz Marketing, afinal, depois de captados e fiéis a marca, acabam fazendo a promoção dela para outras pessoas. Garantindo que o público cresça por meio da indicação quase que voluntária e do engajamento.

Buzz-Marketing

Você pode estar pensando nesse momento:

  • “Ah, entendi tudo! O Buzz Marketing é basicamente a mesma coisa que o marketing vital. Certo?”.

Errado! Vem descobrir porquê.

Buzz Marketing e Marketing Viral é a Mesma Coisa?

Apesar de superficialmente parecerem a mesma coisa, o Buzz Marketing e o Marketing Viral são estratégias diferentes.

É bem verdade que os dois visam o engajamento contagiante, porém se olharmos mais profundamente veremos que o marketing viral não mira em um só público, enquanto o Buzz busca atingir o alvo certo, segmentado.

A diferença é nítida, o Viral busca o volume, impactar o maior número de pessoas possível, independente se ela faz parte de um público específico ou não.

Já o Buzz busca a qualidade, ou seja, atingir o maior número de pessoas possível pertencentes à um público alvo específico, traçado anteriormente a deflagração das técnicas.

Outra grande diferença é que o Marketing Viral, geralmente, tem como objetivo transmitir uma mensagem, com potencial tão grande de compartilhamento, que acaba chegando à todos, como uma doença fortemente contagiosa.

Já o Buzz Marketing trabalha uma estratégia para impactar pessoas com uma proposta de valor mais profundo, à ponto de conectar a audiência à marca, a fazer com que ela fale para outras pessoas sobre a empresa.

São pontos simples, mas que faz uma grande diferença, principalmente, na construção da estratégia.

Concorda?

Por hoje é só! Não deixe de usar o poder do Buzz Marketing em seu negócio. Certamente, você conseguirá potencializar seus resultados de forma muito proveitosa e duradoura.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido bastante relevante. Fique atento às nossas atualizações, pois em breve traremos um material exclusivo sobre as principais técnicas utilizadas no Buzz Marketing.

Dúvidas? Mande sua pergunta para nós.

Até Breve!

Forte Abraço.

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