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Bounce Rate – Dicas para reduzi-lo

Se você acompanha adequadamente as métricas do seu site, sabe que o Bounce Rate é um importante indicador de como está o desempenho do seu negócio.

Muita gente, infelizmente, ainda não o conhece e, por isso, simplesmente, o ignora, focando na taxa de conversão, no volume de tráfego e em outras métricas um pouco mais conhecidas.

O problema é que um Bounce Rate alto, chega a dar desespero, tudo isso porque mais do que um simples número, ele pode dizer muito sobre a qualidade da experiência que você está oferecendo ao seu usuário.

Está desesperado agora para ver qual é o seu? Calma! Por pior que ele esteja nesse momento, há como reverter essa situação e nós vamos lhe ajudar com isso.

Nesse conteúdo, você verá do que se trata o Bounce Rate de maneira bem simples e fácil e como reduzir esse número, que se pudesse estar abaixo de zero, nós agradeceríamos.

Brincadeiras à parte… Vamos começar?

 

gráfico Bounce Rate

 

#O que é Bounce Rate?

Também conhecido como taxa de rejeição, o Bounce Rate, como você deve ter percebido há pouco, é uma métrica importante para mensurar o quanto o usuário navega em suas páginas.

A questão é que esse simples dado, permite que você faça uma análise mais profunda, uma vez que o tempo de permanência, ou seja, o quanto o usuário navega pelas páginas de seu site, pode indicar o quão satisfeito ele está com a experiência oferecida, o quanto ele se interessa pelos temas propostos e outras coisas mais.

Na realidade, o Bounce Rate considera quantos usuários entraram em uma única página de seu site e logo em seguida foram embora, sem visitar nenhuma outra publicação ou página.

Essa ação considera que o usuário não encontrou o que queria naquele ambiente e, portanto “rejeitou” a opção de “resposta” dada pelo Google ou qualquer outra fonte de pesquisa.

#Como mensurar o Bounce Rate?

Na maioria das vezes, o Bounce Rate apresentado é um dado confiável, exceto quando o site analisado é um blog.

Na realidade, é possível confiar nessa métrica sim, desde que haja alguns cuidados na hora da análise.

A questão aqui é que ao analisar o Bounce Rate de um blog ou qualquer outro site que tenha visitantes recorrentes, como assinantes, por exemplo, é preciso considerar que o usuário que visita sua página todos os dias, já conhece os outros conteúdos e, portanto pode entrar para ler, apenas a sua última atualização e sair sem nem olhar mais nada.

Obviamente, apesar de gerar uma taxa de rejeição, você sabe que o comportamento não está efetivamente apontando para esse resultado e sim em uma característica de consumo do seu público alvo.

Nesse caso, o mais indicado, para ter uma melhor resposta, é que você olhe o Bounce Rate de usuários novos.

Se considerando isso, sua taxa de rejeição for ainda muito alta, então chegou a hora de tomar medidas importantes.

Vem com a gente, pois vamos lhe entregar algumas dicas de como reduzir o Bounce Rate do seu site.

#Estruture seu conteúdo

Muitas vezes, a culpa por sua taxa de rejeição ser alta é o fato de seus conteúdos serem muito extensos e, pior, mal dividido.

Como você deve saber, o usuário de hoje gosta de praticidade, pois não tem tempo para perder.

Tanto que já foi comprovado que um site que demora para carregar tende a ser abandonado em menos de 10 segundos de espera.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer para reduzir o Bounce Rate é estruturar seu conteúdo.

Se possível, em pequenos parágrafos, com boas imagens para ilustrar visualmente o que está sendo dito e, consequentemente, tornar o ambiente mais agradável.

Abuse dos subtítulos, tornando as ideias claras e uma área de respiro inteligente entre as abordagens.

 

o que Bounce Rate

 

#Faça ligação com links de relevância

Dependendo da sua área de atuação, seus materiais precisarão ter mais extensão de conteúdo.

Seguindo o pensamento acima, talvez, seja pouco atrativo oferecer ao seu usuário algo volumoso, que demore muitos minutos para consumir.

Uma ótima maneira de solucionar isso, sem ser raso é utilizar os links de relevância para fazer uma ligação entre conteúdos que se complementam de alguma forma.

Isso dá o poder de escolha ao usuário, ao mesmo tempo que o incentiva a saber mais adjacências do assunto em questão, clicando no link e, consequentemente, indo à outra página, diminuindo seu bounce rate.

Claro, sempre coloque para abrir o conteúdo dos links em outra página. Isso entregará uma melhor experiência ao usuário e não prejudicará a taxa de permanência das páginas.

#Utilize o Call to Action

Usar a chamada para ação em suas páginas é uma tática inteligente que não só diminuirá seu bounce rate por conta da “troca de página”, mas também melhorará outros pontos do seu site.

Por exemplo, se você utilizar o Call to Action para incentivar a assinatura da sua lista, você:

  • Conseguirá um novo lead.
  • Terá a oportunidade de manter contato para que ele continue consumindo da sua marca.
  • Aumentará as conversões.

Entre outras coisas que podem favorecer suas estratégias de inbound marketing.

 

reduzir Bounce Rate

 

#Utilize previews em suas páginas de apresentação

Muitas marcas utilizam sites em que os seus conteúdos e materiais ficam expostos inteiramente na página inicial.

Além disso, quando são ranqueadas nos buscadores, grande parte do conteúdo fica ali, pronto para ser lido sem que o usuário clique para “saber mais”.

Esse simples fato, faz com que seu bounce rate suba, uma vez que o tráfego precisou olhar, apenas por ali, na página inicial ou no próprio buscador para consumir toda a informação de interesse.

Resolver essa questão é simples, basta utilizar previews em suas páginas de apresentação, como a home do seu site, por exemplo.

Garanta que essa parte do conteúdo vai captar a atenção do usuário e ainda aguçar a vontade dele de ler mais sobre…

Utilizar o Call to Action para isso é uma ótima ideia.

#Entregue o que prometeu ao seu tráfego

Uma das causas principais de um bounce rate alto é a falta de entrega do que a chamada sugere.

Muita gente costuma utilizar de estratégias para chamar a atenção do usuário, o levando a clicar no link, mas quando ele chega ao material, não se trata do que ele foi levado à crer.

Essa prática, além de mal vista pelo Google, por exemplo, também faz com que seu bounce rate aumente exponencialmente…

O que você precisa entender é que não basta atrair o tráfego, é preciso entregar o que você prometeu na hora da atração, caso contrário ele irá embora sem nem olhar para trás.

Por isso, sempre crie chamadas condizentes com o seu conteúdo, com o que está, realmente oferecendo.

Não utilize palavras-chave para ranquear algo, se você não oferece o produto, o conteúdo ou o serviço.

Cuidado com a meta descrição de suas páginas e conteúdos, pois elas, muitas vezes, influenciam o usuário a visitar a sua página e caso ela não seja condizente com o que você oferece, há grandes chances do usuário visitar sua página e sair em seguida, aumentando seu bounce rate.

 

Dica especial: Apesar de não parecer ter conexão, manter o seu site com boa frequência de atualizações faz com que seu bounce rate se mantenha positivo. Isso porque a cada post adicionado, há maiores possibilidades para que o usuário explore. Por isso, não deixe de atualizar seu site com frequência, isso irá melhorar seus resultados de uma maneira geral.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor o bounce rate, além de lhe entregar uma boa visão sobre como reduzi-lo.

Ficou com alguma dúvida? Então não guarde-a só para você, estamos aqui para lhe ajudar. Basta deixar sua pergunta nos comentários abaixo ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Será um prazer poder lhe ouvir e quem sabe abrir um debate para enriquecer esse conteúdo.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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