ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Bot para Facebook – O que é isso?

Pequenas e grandes empresas já viram no Facebook uma grande possibilidade de criar um canal de comunicação com seu público alvo.

Considerada a maior rede social da atualidade, a oportunidade de dar um atendimento assertivo, diferenciado e com qualidade chama a atenção das empresas que querem fazer dessa plataforma um local de atendimento sadio e rápido.

O comportamento do consumidor de uma maneira geral mudou, atualmente, ele não tem mais o hábito de ligar no sac telefônico e ficar esperando pelo atendimento. Agora, o que conta é a rapidez da solução e a forma de tratamento que você dará.

É só se colocar um pouco no lugar de seu cliente: Quando você tem um problema com algum produto ou com alguma marca o que você faz?

  • 1º – Procura um telefone para entrar em contato?
  • 2º- Procura uma rede social oficial ou um site?
  • 3º – Não faz nada.

Com toda a certeza, o que você faz é procurar uma rede social ou um site para que você consiga falar diretamente com a marca para explicar o ocorrido e com isso ver o que ela fará para te ajudar, não é mesmo?

As empresas já perceberam a necessidade da presença online e com isso, já estão melhores preparadas, porém o Facebook deu um passo à frente nesse auxilio, o conhecido bot do Facebook.

Nunca ouviu falar nele?

Não há problema! O Mestre do Adwords irá falar tudo sobre esse assunto para que você fique por dentro das novidades.

Vamos?

Facebook-Messenger-bots

 

O que é o bot do Facebook?

Em um evento que aconteceu recentemente, Mark Zuckerberg anunciou uma grande novidade para o Facebook que foi a possibilidade de uso de respostas automáticas no chat.

Você já deve ter utilizado as redes sociais para entrar em contato com alguma marca, não é mesmo? Ou então, utiliza a plataforma para atender seus clientes de uma forma mais rápida e assertiva, não é mesmo?

O que o Facebook visualiza é que a demanda de solicitações via Messenger deve aumentar significativamente nos próximos anos e por isso, preparou uma ferramenta que irá te ajudar a atender essas demandas de uma forma mais ágil.

Levando o nome de Agents on Messenger ou no português, agentes no Messenger, tem como principal função interagir com clientes e outras pessoas da mesma forma com que você faria.

Será necessário a programação de respostas automáticas para que essa interação funcione, afinal será necessário transmitir a mesma confiança de um profissional de social media, por exemplo.

As funções não irão se resumir apenas na programação de textos, será possível a utilização de botões, imagens e até mesmo links que levem para uma ação pré determinada, como uma ligação telefônica.

A inteligência artificial desse função poderia ajudar vários marcas a agilizar o processo de ação de seu cliente. Por exemplo, restaurantes poderiam fazer uso da ferramenta para fazer reservas sem a necessidade de disponibilizar uma pessoa. Empresas de passagens áreas, poderiam verificar a disponibilidade de assentos vagos e confirmar a compra de acordo com o interesse do cliente.

É algo inovador que chega para transformar o formato de atendimento realizado pelo Facebook.

A empresa afirma que essa função já está disponível para utilização no Messenger, porém não dá qualquer posicionamento se haverá algo parecido para ser utilizado no Whatsapp.

Apesar de uma função que deve revolucionar o mercado nos próximos meses e oferecer uma vantagem gigantesca para as empresas, vale ressaltar que ela merece atenção redobrada e alguns cuidados particulares.

Veja quais são.

 

fb-bot

 

Cuidados com o bot do Facebook

Uma função versátil que vai acelerar o processo de interação de uma marca com seu cliente, no entanto, essa praticidade merece atenção redobrada para que problemas maiores não ocorram.

Apesar de uma inteligência artificial bem avançada, a ferramenta não consegue substituir o calor do atendimento humano. Então, o primeiro ponto é que sua utilização até pode ser feita como um primeiro contato, para que o cliente entenda de que há algo ali à disposição. No entanto, uma segunda etapa do processo será o atendimento personalizado, onde uma pessoa terá que parar para ler e entender a necessidade para que, com isso, ela possa oferecer a melhor opção.

Casos mais simples podem até serem resolvidos por ali mesmo, caso será uma dúvida básica, porém é preciso lembrar que serão programadas respostas automáticas e nem sempre, a dúvida de seu cliente irá se encaixar no que você planejou, entende?

Outra questão, é que uma hora ou outra, essas pessoas irão perceber que são as mesmas falas e respostas em tudo que questionam e se você não programar uma segunda etapa de atendimento, sua autoridade pode ficar abalada.

Então, quer dizer que o bot do Facebook é ruim?

 

facebook-bot-engine

 

De forma alguma! Não estamos falando isso…

Existem marcas que tem uma demanda tão grande de solicitações diárias que por mais que elas demande diversos profissionais, nunca será suficiente para atender essa enorme necessidade, então o bot do Facebook pode ser uma saída para trabalhar esses primeiros contatos de uma forma mais organizada e ágil.

O que você precisa ter em mente é que por mais que utilizemos a melhor ferramenta ou a melhor plataforma, nada nunca conseguirá substituir a relação entre marca/empresa e seu público, pois o que sempre fará a diferença é a relação que cada uma delas terá na conexão com o seu público.

Utilize as facilidades que a tecnologia te der com sabedoria e inteligências para conectar-se de uma forma muito mais próximas com o seu público, porém faça-se presente, mostrando o quanto você se importar com cada um deles.

A diferença é feita nos pequenos gestos e detalhes!

Por hoje é isso, acreditamos que com todas essas informações sobre o bot do Facebook, ficou muito mais simples de entender o que está por vir por aí, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida? Mande para nós, ficaremos muito honrados que pudermos ajudar você a evoluir ainda mais.

Aguardamos você de volta em breve!

Até mais!

 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog