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Autocomplete do Google – Como Esse Recurso Pode Te Ajudar?

Você já está cansado de saber que entender quais são as necessidades do seu público alvo é essencial para que qualquer ação de marketing ou estratégia dê resultados positivos.

Sabe também, que quando trata-se desse assunto, as palavras-chave têm um papel extremamente importante. Afinal, elas são a conexão entre o usuário e você. Entre o interesse do potencial cliente e a solução que o seu negócio oferece.

Não há como negar, o Google é a plataforma à que todos recorrem quando estão precisando de algo, quando estão buscando uma solução, sejam para suas dores, desejos, sonhos…

É por isso que os negócios que querem atingir essa enorme fatia de potencial consumidores, precisam trabalhar com o SEO, a otimização para os motores de buscas, ao qual o pilar central são as palavras-chave.

Elas são capazes de lhe mostrar muitas informações importantes, além de ranquear suas páginas no topo das buscas. Pelo menos em tese.

Isso porque você não está sozinho na plataforma, pelo contrário, há milhares de concorrentes na disputa pelo termo. Sem contar que nem sempre é simples encontrar palavras-chave de qualidade em grande quantidade.

É preciso tempo e criatividade, que nem sempre estão disponíveis na prateleira mental. Certo?

Mas e aí, o que fazer para encontrar palavras-chave de qualidade. Que tenham potencial para driblar a concorrência. E ainda expressar a necessidade do seu público de forma mais fiel possível?

Difícil, não é?

Bem, você pode dizer que nem tanto! Já que há milhares de plataformas e ferramentas bastante desenvolvidas que ajudam nessa busca de palavras-chave de qualidade. Como a Keyword Tool, ferramenta do próprio Google.

Autocomplete do Google,

E se nós disséssemos que há algo livre, gratuito e bem ao seu alcance, capaz de lhe entregar tudo isso, sem grandes dificuldades?

Você pode se surpreender, mas estamos falando do buscador mais poderoso do mundo atual. É isso mesmo! O Google, ou melhor, o recurso dele, especificamente, o Autocomplete.

Não sabe como esse recurso pode te ajudar?

Então vem com a gente, iremos lhe revelar tudo que você precisa saber nesse conteúdo!

Autocomplete do Google – Como Encontrar Palavras-Chave de Qualidade?

Sem dúvidas você utiliza o buscador do Google em seu dia a dia, então, provavelmente conhece bem de perto o que é o Autocomplete, certo?

Para que não haja dúvida, vamos relembrar…

O recurso Autocomplete do Google são aquelas sugestões que aparecem a partir da busca principal.

Por exemplo:

  • Se você colocar na barra de busca o termo: “Adwords”.
  • O Autocomplete, completará a sua pesquisa automaticamente com sugestões, como: “Adwords Login; Adwords google; Adwords express, entre outros.

É claro que a inteligência artificial do Google é programada para gravar as suas experiências, afinal, a partir disso ele pode lhe entregar resultados mais relevantes, baseados no seu comportamento e interesses revelados por meio das buscas anteriores.

Por isso, não é indicado utilizar o Autocomplete logado. É mais interessante utilizar em uma navegação anônima, assim, os resultados não se basearão no seu perfil.

Tudo entendido até aqui?

Então, voltemos aos resultados entregues pelo Autocomplete, pois é ali que está o que você precisa.

Lembra do exemplo? Ao pesquisar “Adwords”, o Google sugeriu mais 3 termos, Adwords Login, Adwords Google e Adwords Express.

Essas sugestões representam as palavras-chave mais buscadas quanto ao assunto. Óbvio, tratam se de short e head tail, na maioria das vezes.

Aí você pode estar pensando:

  • “E as sugestões long tail?”.

Buscando Termos Long Tail com Ajuda do Autocomplete do Google

Autocomplete do Google

Não há segredo, é só você fazer uma busca mais restrita, utilizando termos específicos.

Por exemplo:

  • Se quiséssemos encontrar sugestões no Autocomplete para o “Blog Mestre do Adwords”, basta escrever o termo e verificar os resultados automáticos.
  • É claro que é mais difícil os complementos nesse caso, por ser um termo long tail muito específico.
  • Para solucionar essa questão, basta acrescentar à frente ou antes dos termos cada letra do alfabeto ou preposições e verificar as sugestões.
  • Para “Blog Mestre do Adwords + a” encontramos “Blog Mestre do Adwords Agência”.

Assim como:

  • “Blog Mestre do Adwords + e” = “Blog Mestre do Adwords Express”.
  • “Blog Mestre do Adwords + G” = “Blog Mestre do Adwords Google”.
  • “Blog Mestre do Adwords + T” = “Blog Mestre do Adwords Tiago Tessmann”.
  • “Blog Mestre do Adwords + para” = “Blog Mestre do Adwords para que serve”.

Já são muitas possibilidades e termos de boa relevância, concorda?

Só que você pode se aprofundar ainda mais, buscando sugestões de palavras-chave com base no Autocomplete de um termo inicial.

Autocomplete do Google.

Utilizando o exemplo anterior, nós buscamos “blog do mestre do Adwords + a” e achamos no Autocomplete o “blog do mestre do Adwords agência”. Certo?

Ao submeter esse resultado novamente à pesquisa, encontraremos mais respostas no Autocomplete, como:

  • “Tiago Tessmann Mestre do Adwords”
  • “Tiago Tessmann Reclame Aqui”
  • “Agência de Links Patrocinados”
  • “Links Patrocinados Google Adwords”.

Percebe como é possível encontrar inúmeras sugestões de qualidade para trabalhar uma boa estratégia de SEO?

É claro que você precisará selecionar os termos que mais têm ligação com o seu negócio, universo de atuação e analisar o que eles estão dizendo.

Dentro do nosso exemplo, podemos entender que:

  • As pessoas buscam o Tiago Tessmann dono do blog Mestre do Adwords.
  • Que esse blog é visto como uma espécie de agência de links patrocinados. (?).

Então, a conclusão é que oferecer conteúdos que falem sobre assuntos do universo de links patrocinados pode ser uma boa estratégia.

O título de um deles poderia ser:

  • Como uma agência de links patrocinados pode ajudar o seu negócio?

Identificar esses interesses também lhe entrega a oportunidade de encontrar mais micro públicos, possibilitando que você crie estratégias mais focadas que consequentemente converterão mais.

Sabe o que é mais interessante?

Quanto mais você consegue desvendar sobre as palavras-chave, mais espaço para adentrar esse universo você ganha.

Pois é possível desmembrar as pesquisas, submetendo a sugestão do Autocomplete à novas buscas e assim por diante.

Não se esqueça de utilizar o potencial do recurso quanto à definição de padrões de comportamento e interesse dos usuários que pertencem ao seu público alvo. Ok?

 

É bem verdade que esse processo pode lhe exigir um certo tempo, mas com certeza ele estará sendo bem investido.

Faça o teste e aplique, sem dúvidas, você se surpreenderá com os resultados.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você.

Dúvidas? Mande seus questionamentos para nós logo abaixo, no espaço para comentários.

Forte Abraço.

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