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Aumente sua taxa de abertura de e-mails usando emojis

Tenho certeza que você está dizendo mentalmente: “Cara, esse Tiago pirou de vez! Onde já se viu usar emojis para aumentar a taxa de abertura de e-mails?” Sabia que você iria pensar isso, mas o que eu vou apresentar para você hoje são informações quentes de uma pesquisa que tem dado o que falar no mercado estrangeiro.

Acredito que não seja novidade para ninguém que o uso de emojis vem se popularizando e ganhando força já faz alguns anos, correto? Em status do Facebook, comentários no Twitter, legenda de fotos e até mesmo para comunicação rápida através de chat ou Whatsapp, os emojis ganharam o coração dos usuários, por serem simples, engraçados e por transmitirem experiências que facilitam a comunicação.

Agora não sei se você vai lembrar, mas os emojis já tiveram sua fase de ascensão, seu declínio e agora, tem voltado ao mercado de forma mais branda e usada com inteligência. Isso porque, utilizar essas carinhas tão expressivas, bem como símbolos que transmitem informações geram um engajamento incrível.

 

taxa de abertura de e-mails usando emojis.

 

Não existem muitas informações sobre esse assunto aqui no Brasil, até porque os emojis são usados muito de forma descontraída. No entanto, eu quero levar esse poder de engajamento a um nível mais elevado fazendo com que você consiga melhorar seus resultados de forma rápida.

Escolhi falar de emojis relacionados com a taxa de abertura do e-mail marketing. Acredito que você nunca deva ter feito essa ligação, não é mesmo? Isso aconteceu pelo uso demasiado desse material que acabou fazendo com que seu uso fosse tão popularizado que acabou se tornando uma coisa negativa, porém não precisa ser assim e você pode aproveitar as vantagens que o uso dessa ferramenta pode lhe oferecer.

Que as imagens chamam muito mais atenção do que conteúdos escritos, não é nenhuma novidade. Até porque, a popularização dos vídeos no Youtube e o aumento do número de infográficos para transmitir informações importantes aumentaram muito nos últimos tempos, logo isso só comprova o que estou falando, pois posso te garantir que será muito mais fácil engajar usando essa estratégia.

Vale lembrar que não são todos os projetos que cabem a utilizam de emojis no titulo das campanhas de e-mail, uma vez que, a seriedade pede que não seja usado esse tipo de artificio, bem como outros como linguagem, padrão de texto e etc. No entanto, você já deve ter percebido que muitos ecommerces têm usado dessa função para atrair maiores olhares e assim fazer com que aumente sua taxa de abertura.

Esse assunto não é nada complexo, muito pelo contrário é muito simples de ser compreendido, porém o que quero explicar para você é quais são os momentos ideias para a sua utilização, pois se fizer errado poderá colocar todo o seu trabalho em jogo, entende? Sendo assim, vou pedir que você concentre suas atenções aqui para que tudo fique claro e bem dinâmico.

Está preparado para começar? Então, vamos lá? Creio que esse assunto será bem descontraído e interessante para você!

 

Qual a forma certa de usar emojis no e-mail marketing?

Para entender a necessidade da utilização do emojis, você precisa ter claro alguns pontos do cenário atual, tudo bem? Bom, hoje boa parte dos brasileiros tem um smartphone conectado a internet, seja no wi-fi ou em planos 3g, sendo assim acabam usando o celular para troca de informações. Todos os celulares já vem configurados com um teclado repleto de emojis e os que não vem podem obter essa função baixando aplicativos através da plataforma referente ( IOS ou Android).

 

taxa de abertura de e-mails usando emojis

 

Pense comigo, se todos utilizam emojis entre si para troca de informações, não seria muito mais fácil conversar com nosso público alvo se utilizarmos também? Pois é, se você concordou está no caminho certo, porém pode ainda ficar com o pé atrás em sua utilização, não é mesmo?

Fique tranquilo que eu te entendo perfeitamente, pois também fui relutante em sua utilização, porém acabei percebendo que quando faço a utilização em alguns projetos tenho um aumento na taxa de aberto de minha campanha de e-mails. Para chegar a essa conclusão tive que testar bastante, uma vez que, existe uma linha extremamente tênue entre o agrado e a imagem de spam.

Para você ter uma ideia de como a utilização se emojis tem crescido em todo o mundo, a Sales Force, referência no mercado internacional, fez uma pesquisa de mercado com empresas que trabalham com B2C e percebeu que quando utilizavam esse símbolo, a taxa de abertura dos e-mails aumentava em 2% ou mais.

Como eu disse no inicio, para que você consiga que aumente sua taxa de abertura de e-mail usando emojis, você precisa ter alguns princípios bem claros na sua mente para que assim, não coloque tudo a perder. Vou listar alguns pontos para que você nunca mais esqueça, ok?

 

Devo tomar cuidado ao usar emojis porque…

  1. Pode colocar em risco a credibilidade de seu projeto, uma vez que, uma mensagem cheia de carinhas, joinhas, carros, bolas e qualquer outro símbolo, acabam não transmitindo a imagem de uma forma profissional. É preciso usar o bom senso em sua utilização para que assim, a sua mensagem gere o engajamento necessário.
  2. Ao visualizar um e-mail do smartphone, por exemplo, o espaço na tela é reduzido, logo se você usar uma sequencia de emojis grandes em seus títulos, seu lead não irá conseguir ler o assunto do e-mail e assim, mandará sua mensagem para spam.
  3. Alguns emojis não são educados assim, se é que você me entende, sendo assim, escolha com cuidado quais são as impressões e itens que você quer transmitir com sua marca para que isso não acabe se tornando algo negativo.
  4. Existem alguns modelos de emojis que só são possíveis de serem visualizados através de dispositivos IOS e outros, apenas de Android. Por esse motivo, você precisa se certificar de que a visualização é universal, senão corre o risco de parte de seu público ver apenas
  5. Como disse no decorrer do artigo, nem todos os projetos tem a necessidade de utilização de emojis, por isso vale a pena avaliar se o seu público alvo aceita bem sua utilização.

 

taxa de abertura de e-mails usando emojis,

 

Acredito que tenha ficado bastante claro alguns pontos, não é mesmo? Então, antes de terminar eu queria deixar registrado um detalhe, uma vez que, aconselho que você use emojis no titulo do e-mail e no decorrer na mensagem, se você julgar necessário. Digo isso, pois talvez você perceba que obtém melhores resultados quando usa emojis apenas no titulo e que outras vezes, os melhores resultados surgem colocando-os no corpo do e-mail.

O importante aqui é que você aumente sua taxa de abertura usando os emojis, não é mesmo? Logo, você terá que colocar a mão na massa para testar, pois você precisa ver se o seu público alvo aceita essa metodologia de trabalho. Normalmente, adolescentes e pessoas mais jovem tem a tendência de aceitar melhor esse tipo de técnica, pois já nasceram em uma geração que utilizava com frequência, porém não existe uma regra.

Sei que esse é um conteúdo meio polêmico e que pode gerar opiniões divergentes, porém me senti na obrigação de trazes essa informação até você para que assim, você possa julgar se é ou não interesse para o seu negócio.

Preciso saber de você: Qual a sua opinião sobre o assunto? Você acha que vale a pena usar emojis para que assim, aumente sua taxa de conversão?

Vou ficar aguardando seu comentário!

Quero te ver em breve novamente!

Boas conversões.

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