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APP Store Optimization – O que é e porque você deve utilizá-lo?

Ultimamente estamos presenciando um grande crescimento dos dispositivos mobile. Não é mesmo?

Se você for um pouquinho na história recente da evolução da tecnologia digital, vai perceber que toda essa conflagração dos dispositivos móveis começou por volta de 2008. Quando os primeiros aplicativos para smartphone foram lançados.

Se você não sabe, foi no início de julho desse ano, 2008, que a pioneira Apple, apresentou ao grande público, o App Store.

A revolução dos aplicativos nasceu ali, tornando eles cada vez mais indispensáveis e populares na vida dos usuários. Mas não foi só isso, os smartphones se tornaram mais acessíveis, do ponto de vista financeiro, além de poderosos.

Basta olhar para o lado agora mesmo e ver que é muito raro ver uma pessoa, sequer, sem um smartphone.

É possível fazer qualquer coisa na internet hoje, através desses equipamentos que estão ao alcance das mãos. De pesquisas à compras, em poucos cliques.

Considerando que o consumidor atual exige praticidade, rapidez e boa experiência, não há ainda melhor solução que essa. Concorda?

Por isso, ao que tudo indica, muito em breve, veremos um domínio completo deles no ambiente digital, o que certamente impactará de forma ainda mais poderosa a maneira como praticamos o marketing.

E, claro, haverá mudanças também no ranqueamento, nos acessos, na forma como os usuários consomem e convertem.

APP Store Optimization.

Agora responda com sinceridade:

  • Seu negócio já está preparado para esse novo cenário?
  • Você já possui um aplicativo da sua marca?

Se a sua resposta foi não, sugerimos que o faça o mais rápido que puder, pois você está perdendo muitas chances de converter.

No entanto, antes de ir elaborá-lo, fique conosco e leia esse conteúdo que irá lhe ajudar a ganhar maior visibilidade com seu App, deixando seus concorrentes para trás.

Agora, se você já tem seu App, mas não vê o que ele está lhe trazendo de resultados positivos ao seu negócio, talvez, esteja pecando na otimização dele.

E, nesse caso, é muito importante que você conheça o ASO, ou melhor, o App Store Optimization.

Não fique parado aí!

App Store Optimization – O que é?

Também muito conhecido por ASO, o App Store Optimization, sem dúvidas, é o que você precisa para tornar seu aplicativo um grande sucesso.

Bem, é muito provável que você ainda esteja se perguntando do que se trata, afinal, nunca, sequer, ouviu falar nesse termo.

Não se preocupe! Nós, do Mestre do Adwords, vamos esclarecer tudo de forma simples e direta.

O App Store Optimization, como você deve desconfiar, está diretamente relacionado com o nosso velho conhecido SEO, Search Engine Optimization.

O ASO está baseado nos preceitos do SEO, ou seja, conquistar melhores posições no ranqueamento, por meio de técnicas que promovem a facilitação do reconhecimento dos motores de busca.

A grande diferença é que o App Store Optimization é voltado para os aplicativos em especial.

APP Store Optimization

Ele tem o objetivo de otimizar o seu app para que ele conquiste melhores posições no ranqueamento e ganhe maior visibilidade. Porém, o alvo é o ranking das lojas de aplicativos, como a Google Play Store e a App Store, da Apple.

Resumidamente, podemos dizer que o ASO é um conjunto de técnicas de SEO voltadas ao ranqueamento do seu aplicativo em lojas especializadas.

Interessante, não é mesmo?

Porém…

Quais São As Técnicas do App Store Optimization?

Assim como no SEO, as técnicas são diversas e exigem cuidado e atenção na hora de aplicá-las em seu aplicativo.

De maneira geral, um dos pontos principais que você deve analisar, antes de adotar qualquer ação, é o seu público alvo.

Como sempre, a maneira como eles se comportam impacta fortemente nos seus resultados, à começar pela percepção que possuem do seu aplicativo.

O que estamos tentando lhe dizer é que você vai ter que descobrir quais são os critérios que os impulsionam a escolher o aplicativo do seu concorrente ao invés do seu, por exemplo.

Será o design? O conteúdo? A navegação? A percepção?

Após traçar de forma bem detalhada o perfil do seu usuário, é possível saber quais ações adotar para otimizar seu App, conquistado posições de maior destaque.

Veja algumas delas à seguir:

Nomeie seu Aplicativo Com Estratégia e Critérios

Ter um App em meio à milhares dentro de uma loja é como ser só mais um, em muitos casos.

É por isso que você deve dar atenção à tudo, inclusive, aos detalhes que lhe parecem de pouca importância.

Isso lhe ajudará a ganhar maior destaque, mesmo que de início seja só na mente de quem já teve a sorte de lhe encontrar na busca.

Uma dessas coisas que parecem mero detalhe na hora de criar um aplicativo é a escolha do nome dele.

Você sabia que o nome da sua marca está diretamente relacionada à sua posição no ranking?

Provavelmente não, mas agora já sabe e, por isso, não pode ignorar mais a importância dessa tarefa.

Segundo uma pesquisa da TechCrunch, um aplicativo que tenha um nome memorável ou de simples pronúncia, que proporciona uma melhor experiência para o usuário, mesmo que de aspecto sensorial:

  • É achado de forma mais fácil por meio das buscas dentro da loja.
  • As buscas diretas são responsáveis por volta de 65% dos downloads.
  • É mais simples de ser recomendado, o que cresceria as chances de mais downloads.

Diante disso, tenha cuidado e critérios na hora de nomear o seu aplicativo. Ele irá compor o seu logo, outro elemento muito importante, capaz de chamar a atenção do usuário e fazê-lo lhe identificar, lhe destacando dos seus concorrentes.

APP Store Optimization,

Tenha Uma Estratégia de Palavras-Chave

Assim como no SEO, o ASO também tem sua base firmada nas palavras-chave.

Por isso é tão importante que você selecione termos de relevância na hora de elaborar seu App. São elas que farão a ponte entre o interesse do usuário e seu aplicativo. Além de lhe ajudar a ganhar melhor posicionamento no ranking.

Mas atenção!

Cada loja tem suas especificações para tal e você deve conhecê-las para não acabar infringindo regras que podem arruinar a sua estratégia.

Vamos às principais:

  • Play Store da Google: Nela você têm cerca de 700 palavras ou 4 mil caracteres para elaborar uma descrição relevante do seu aplicativo. Nesse caso, você deve fazer um texto claro e direto que informe ao seu usuário do que se trata o seu App, mas não pode esquecer de inserir as palavras-chave de forma natural.

 

  • App Store da Apple: Na loja da Apple a descrição é bem reduzida, são apenas 100 caracteres. Por isso, não cabe espaço para descrição do aplicativo e sim a inserção de palavras-chave para enquadrar seu App em uma “classificação”.

Além dessas dicas, é importante que você não esqueça de:

  • Categorizar seu aplicativo de forma precisa.
  • Utilizar fotos ou vídeos de qualidade máxima.
  • Investir em anúncios em plataformas externas, especialmente, promovendo campanhas que incentivem a interação e avaliações.
  • Sempre analisar as suas métricas de desempenho.

E, por último, mas não menos importante, manter seu aplicativo sempre atualizado.

É importante que você saiba que todos esses aspectos podem impactar na posição do seu aplicativo no ranking das lojas, ok?

Agora chegou o momento de colocar a mão na massa!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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