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ABC do Marketing Digital – Gírias, Siglas e Vocabulário

Hoje nós vamos falar de algo que tem dificultado um pouco a vida dos iniciantes, nesse mercado digital magnífico e, incrivelmente, atualizado.

Tenho notado que muitas são as dúvidas acerca do vocabulário falado nesse segmento, ou melhor, muitas dúvidas estão ocorrendo por conta de gírias, siglas e vocabulário do setor.

Eu mesmo, já vi, por exemplo, pessoas ficarem com os rostos assustados após uma simples explicação sobre algo do marketing digital, tudo por causa das palavras utilizadas.

Se você já se viu nessa situação e até já desanimou de adentrar esse mercado por conta disso, é hora de voltar à luta. Isso mesmo, a partir desse conteúdo eu vou descomplicar tudo para você.

 

ABC do Marketing Digital

 

Chega de fugir de conversas com profissionais da área, chega de faltar a eventos, chega de não poder ler aqueles materiais e fazer o curso que você tanto quer.

A partir de agora, você vai conhecer o ABC do Marketing Digital e, claro, de uma forma muito descomplicada e simples de entender.

Vamos embarcar juntos nessa?

 

ABC do Marketing Digital – Adwords

Você já deve ter visto muito essa palavra nos materiais de marketing digital por aí, inclusive no vocabulário de muitos profissionais da área. Estou certo?

Se você durante muito tempo não sabia do que se tratava essa palavra tão presente, eu te digo agora.

O Adwords é uma plataforma de publicidade online, onde anunciantes dos mais variados segmentos criam seus anúncios com o intuito de exibi-los para milhares de pessoas. Por outro lado ela não é simplesmente qualquer plataforma, pois ela é do Google, além de ser uma das maiores e mais importantes do mundo.

 

ABC do Marketing Digital – Call To Action

Tenho certeza que você já ouviu a seguinte expressão:

  • Faça Call To Action e venda muito mais!

O que eu não tenho tanta certeza assim é se você realmente entendeu o que deveria fazer, mas não se preocupe, vou te dizer:

O Call To Action é a famosa expressão inglesa que em português significa chamada para ação.

Quando você se depara com essa expressão no marketing digital, muito provavelmente, ela estará ligada à vendas. Isso porque o call to action é uma técnica utilizada nesse mercado para negócios mostrar ao cliente em potencial o que fazer.

Exemplo:

  • Sabe aquelas “chamadinhas” que existem em anúncios diversos, do tipo “Inscreva-se Aqui” ou “Compre Aqui”?

Esses são os famosos Call to Actions.

 

ABC do Marketing Digital – Campanhas

As campanhas estão diretamente ligadas as plataformas como o Adwords, ou seja, plataformas de publicidade online.

Geralmente, no marketing digital, as campanhas se referem ao conjunto de anúncios que almejam um mesmo objetivo, ou ainda, a base principal de seus anúncios.

 

ABC do Marketing Digital.

 

ABC do Marketing Digital – Conversões

Esse é um dos termos mais utilizados, isso porque ele é o objetivo de todos os profissionais do marketing digital.

As conversões são as ações que o potencial cliente realiza quando está em contato com um negócio. A definição de conversão dependerá do objetivo do negócio em questão.

Exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem uma loja de tênis e o seu objetivo é vendê-los.
  • Nesse caso, podemos dizer que a sua conversão é a venda e você a alcançará quando um potencial cliente executar a ação de compra.

Ok?

Com base nisso, podemos dizer que a conversão é qualquer ação feita pelo cliente em potencial, definida como objetivo pelo negócio. Podendo ser uma inscrição na lista de email, curtida na página, comentários, visitas, compartilhamentos, entre outros.

 

ABC do Marketing Digital – E-book

Os e-books se tornaram muito conhecidos nos últimos tempos, e, muito provavelmente, esse é um dos termos que você já desconfia sobre o que se trata, mas para não deixar dúvidas, vou esclarecer.

Os E-books são os livros digitais. Quando esse termo aparece no Marketing, há grandes chances, de você estar diante de algum conteúdo relevante e denso sobre determinado assunto.

 

ABC do Marketing Digital – E-commerce

O E-commerce é uma das maiores potenciais do Mercado mundial atualmente. Sem dúvidas, você já deve ter visitado ou até consumido em um e-commerce, mas não deve ter ligado o nome à pessoa.

O E-commerce é uma loja online de produtos ou serviços. Por meio dela você realiza compras e faz pagamentos, sem necessidade de uma visita física para escolher os produtos.

 

ABC do Marketing Digital – Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais fazem parte de uma técnica de vendas. Geralmente estão relacionados com anúncios e campanhas de marketing digital.

Os gatilhos consistem em uma metodologia persuasiva para ativar as sensações do potencial consumidor.

Se você já se deparou com anúncios que utilizavam a frase “Ultimo Pacote” ou ainda “Desconto mantido por, apenas, 5 minutos”. Você estava diante de uma técnica que utilizava gatilhos mentais.

 

ABC do Marketing Digital – Landing Page

Sempre que você estiver fazendo uma campanha no Adwords, você precisará de uma landing Page. Isso porque ela é a página de saída do usuário captado pelo anúncio.

O termo Landing Page se refere àquela página, para onde o seu visitante será redirecionado.

Exemplo:

  • Vamos imaginar que você anunciou um perfume no Adwords.
  • Quando o seu potencial cliente clicar no anúncio, ele será levado a uma página de destino, no caso à página do perfume. Certo?

Essa é a Landing Page.

 

ABC do Marketing Digital – Leads

Os Leads estarão em meio ao seu público alvo, muito provavelmente, eles serão os seus prospects também.

Isso porque o termo Lead se refere ao usuário que tem o perfil do seu negócio e que demonstrou um primeiro interesse no que você está oferecendo, mas ainda não consumiu e, portanto ainda não é o seu cliente.

 

ABC do Marketing Digital – Links Patrocinados

Os links patrocinados é, basicamente, um termo para designar a modalidade de publicidade online.

Essa expressão se refere à prática de oferecimento de links, ou seja, quando você anuncia pelo Adwords, por exemplo, os seus anúncios aparecerão para o usuário como uma espécie de link.

Você também poderá ver esse termo sendo usado no mesmo sentido dos termos “Publicidade Online” ou “Google Adwords”.

 

ABC do Marketing Digital.

 

ABC do Marketing Digital – Métricas

As métricas são os conjuntos de dados que mensuram o desempenho de algo colocado em prática em seu negócio. Podendo ser desde técnicas, até volume de visitas do seu site.

Através das métricas você pode avaliar todos os pontos do seu negócio, trazendo a possibilidade de fazer melhorias seguras e baseadas em dados estatísticos.

 

ABC do Marketing Digital – Palavras Chaves

As palavras-chaves é o centro de tudo no marketing digital, são elas quem faz a ligação da busca do usuário com os conteúdos presentes na internet.

A técnica de SEO, que trabalha a otimização e o ranqueamento para motores de busca, como o Google, baseia-se muito na palavra-chave.

Como o próprio nome já diz, a palavra-chave é o termo que resume o conteúdo, é a palavra que resume o assunto tratado.

No Adwords, por exemplo, é necessário que você escolha uma ou mais palavras-chaves para anunciar e, consequentemente, para que seu anúncio seja exibido.

 

ABC do Marketing Digital – Persona / Avatar / Público Alvo

Se eu te disser que a persona, o Avatar, o Público Alvo e o Prospect, são as mesmas pessoas para o seu negócio, você acredita?

É isso mesmo, no marketing digital, você verá diversos termos para designar uma mesma coisa e não é para complicar, é porque alguns profissionais presentes nesse setor se diferenciam por terem sido criados em escolas diferentes.

Bom, nesse caso, todos esses termos estão se referindo ao cliente em potencial ou consumidor em potencial, aquele indivíduo que você deseja captar para o seu negócio.

Por outro lado, quando você visualizar alguns desses termos, eles poderão estar querendo se referir a um perfil de usuário específico, com faixa etária, gênero, localidade e padrão de comportamento.

 

ABC do Marketing Digital – Segmentação

O termo segmentação vem da palavra segmentar e significa fazer uma divisão por setores.

No marketing digital o significado da palavra não é diferente. Esse tipo de técnica é utilizada para otimizar as ações de marketing.

Por exemplo:

  • Vamos supor que você tem um negócio de suplementos esportivos.
  • Na sua loja, existem suplementos masculinos e femininos.
  • Na hora de criar anúncios, você deve fazer a segmentação por gênero, ou seja, dois grupos de anúncios, um para o feminino e o outro para o masculino.

Pronto! Agora você já conhece o ABC do Marketing digital. Espero que você tenha gostado desse material e que ele tenha sido imensamente relevante para você.

Tem algum termo do marketing digital que você gostaria de saber o que significa, mas não estava nessa lista? Mande nos comentários e eu te retornarei o mais breve possível.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo pelos comentários ou pelas redes sociais, será um imenso prazer lhe ouvir.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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