ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Estratégia de precificação está impactando os cliques no seu anúncio?

É bem verdade que há diversos pontos que podem prejudicar o desempenho das suas campanhas Adwords se não estiverem bem enquadrados, como por exemplo, o texto do anúncio, a mensagem, o canal de veiculação, as palavras-chave, as extensões, a segmentação, a quantidade de vezes que você analisa as métricas e otimiza as suas estratégias com base nelas, enfim…

A questão é que muita gente, mesmo que esteja fazendo tudo corretamente quanto à esses fatores, ainda assim sente que seus resultados não estão à altura do seu investimento.

Então, alguns questionamentos vêm à tona…

  • Porque meus clientes preferem os anúncios dos meus concorrentes, ao invés dos meus?
  • O que posso fazer para receber um volume maior de cliques e, assim, ter mais chances de converter?
  • O que estou fazendo de errado em minhas estratégias de links patrocinados?

É complicado dar uma resposta global para todos os casos por conta das variáveis de cada modelo de negócio, no entanto há uma grande ladra de resultados que muita gente nem conhece.

  • Você sabia que a sua estratégia de precificação pode estar impactando o volume de cliques do seu anúncio?

Não? Tudo bem, você não está sozinho, muito pelo contrário.

Estratégia de precificação está impactando os cliques no seu anúncio..

Porém, é muito importante que você comece a considerar essa possibilidade, uma vez que ela tem grande chance de ser a vilã de seus cliques e conversões via links patrocinados.

Quer entender melhor como os preços sugeridos pelos seus produtos/serviços podem impactar os resultados das suas campanhas?

Então vem com o Mestre do Adwords!

A importância de construir uma estratégia de precificação assertiva

Como você pôde perceber, é fato que a estratégia de preços que você utiliza em seu negócio pode mudar e muito o desempenho dos seus anúncios.

Primeiramente, porque muitos públicos consideram a economia que conquistam diante das aquisições online um grande motivo para decidirem comprar em uma loja ao invés de outra.

Isso quer dizer que grande parte dos usuários analisam a questão economia na hora de converter, portanto se o seu preço está fora da média do mercado, talvez, esse seja um grande motivo para os seus clientes não clicarem no seu anúncio.

É claro que obter lucros é o objetivo de todas as marcas. Mas você já parou para pensar que ter um ticket médio alto por conta do seu objetivo de lucratividade pode fazer o interesse cair?

O que estamos tentando dizer é que embutir taxas altas sob o seu custo de produção pode lhe tirar do mercado, inviabilizando não só os cliques nos seus anúncios, mas também os seus resultados.

Na verdade, o que você precisa fazer é considerar que provavelmente preços mais baixos lhe beneficiarão mais.

Afinal, será um atrativo que elevará o volume do interesse, gerando mais vendas que, no acumulado, lhe trará mais lucros.

Além disso, com o interesse em alta, sua marca se torna mais popular, o Google ao perceber o aumento da taxa de cliques começa a lhe valorizar mais, considerando que sua empresa oferece uma boa experiência ao usuário.

Percebe o quanto uma simples mudança pode impactar toda a estrutura do seu negócio?

Que tal vermos algumas premissas básicas para construir uma estratégia de precificação assertiva?

Estratégia de precificação está impactando os cliques no seu anúncio

Dicas para acertar na estratégia de preços

Para acertar na estratégia, não deixando que os preços sugeridos pelos itens que sua marca comercializa lhe prejudiquem, você precisa considerar:

  • Custos de produção
  • Frete
  • Armazenamento
  • Mercado
  • Concorrência

Provavelmente, isso não é uma novidade para você. No entanto, pode ser que esteja esquecendo de avaliar seu público alvo, a recorrência de consumo do seus produtos/serviços, o CPC das suas campanhas no Adwords, entre outros.

A ideia é simples, você deve trabalhar com base no seu mercado, além dos seus custos e traços do público, como seu poder de aquisição, afinal, sua marca deve ter, no mínimo, preços competitivos.

Não tem ideia de como precificar seus produtos/serviços?

Então saiba que o Adwords lhe oferece um relatório capaz de lhe dar 5 sugestões de preços, como base em referências do item. Ele chama-se relatório de Variedades do Merchant, e está disponível para quem anuncia via Shopping.

É importante ressaltar que, talvez, o seu tipo de negócio não seja adequado à uma estratégia de precificação que aposte em preços mais acessíveis.

Por isso, é muito importante que você faça uma análise profunda, com base em estudos e métricas.

Por exemplo, um negócio com produtos voltados ao mercado premium ao adotar preços baixos, provavelmente, acabará passando a mensagem errada ao público alvo, que olhará para marca com olhar de desconfiança.

Enfim… para que você não se limite apenas a estratégia de preços promocionais, vamos lhe apresentar outras opções.

Estratégia de precificação está impactando os cliques no seu anúncio.

4 Principais Estratégias de Preços

O que iremos lhe apresentar agora são estratégias de precificação bastante utilizadas nos mais diversos tipos de mercados ao redor do planeta.

Concentre em identificar a que mais combina com o seu nicho e negócio, afinal, aqui pode estar a solução para melhorar o desempenho dos seus anúncios, além de aumentar o volume de suas conversões.

  1. Estratégia de Precificação Premium: Esse é o tipo de estratégia que geralmente é utilizada por marcas de grife, de alto padrão. Elas costumam adotar preços altos por conta do público que pretendem atingir, usuários de alto poder aquisitivo, que preferem consumir itens seletos, vips, com excelente qualidade e exclusividade. Os preços altos também acompanham um posicionamento de marca de alto valor, para poucos, sofisticada.

 

  1. Estratégia de Precificação de Entrada/Penetração: Como você já deve imaginar, esse tipo de tática é adotada por marcas que estão em fase de lançamento, onde precisam atrair maior visibilidade. Nesse caso, o preço mais baixo entra como atrativo, como promocional, oportunidade, de forma limitada, podendo se elevar posteriormente.

 

  1. Estratégia de Precificação Skimming: Essa, talvez, seja uma novidade na teoria, uma vez que como consumidor, provavelmente, você já foi atingido por ela. Sabe quando um ultra tecnológico smartphone é lançado, chegando com um preço inflado ao mercado? E aí, após alguns dias, um novo lançamento faz com que o preço desse item caia? Não é por acaso, trata-se do Skimming. Onde se aproveita a forte demanda e desejo no momento do lançamento e após a apresentação de um novo modelo, o foco é atribuído à outro produto.

 

  1. Estratégia de Precificação Emocional: Trata-se da estratégia que leva em consideração o comportamento do consumidor, gatilhos mentais e técnicas que estimulam o pensamento não só lógico. Quer um exemplo? Utilizar valores quebrados (R$397) nos preços ao invés de cheios e arredondados (R$400,00).

Conhecer as estratégias de precificação é interessante e importante, pois você pode utilizá-las em momentos diferentes do seu negócio. Ou até mixando-as, potencializando seus resultados.

É isso. Aproveite as informações e aplique-as. Esperamos que tenha curtido o conteúdo.

Até Mais!

Forte Abraço.

 

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