ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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8 Mandamentos do que NÃO Fazer no Instagram

Podemos afirmas com toda verdade que existe em um trabalho que as redes sociais mudaram a forma com que as estratégias de marketing digital foram criadas. Antes, o que tínhamos eram marcas jogando conteúdo atrás de conteúdo em cima de seus possíveis clientes e caiam nessa tática quem tivesse mais interesse no assunto.

Atualmente, o canal de comunicação passou a seu bilateral, ou seja, hoje quem fala também pode ser ouvido e com isso, precisa estar preparado para escutar críticas, lidar com problemas abertos na rede e também desfrutar dos elogios que os fãs fazem questão de transmitir.

Essa história de quem o cliente não tem voz ativa perante a estratégia de uma marca ficou no passado, pois o que ocorre é que quem dita como será feito esse planejamento.

 

8 Mandamentos do que NÃO Fazer no Instagram

 

O poder das redes sociais passou a ser tão grande que até mesmo o engajamento por conteúdo pode ser gerado através de um relato do próprio clientes, já que ele tem em mãos um canal de comunicação aberto, durante 24 horas por dia para escrever o que bem entender.

Dentre as diversas redes sociais existentes hoje, 4 delas ganham um destaca ainda mais especial, pois são nelas que estão concentradas o maior número de pessoas diariamente.

Vamos conhecer quais são?

  1. Facebook: É uma das redes mais usadas do mundo e permite que sejam feitos diversos tipos de postagens e interações. O Instagram é muito utilizado dentro da plataforma, pois possui integração total;
  2. Twitter: Apesar de seu formato totalmente compacto é muito importante para os negócios, pois tem o poder de gerar um conteúdo rápido de fácil divulgação. Já é possível anunciar no Twitter e também, compartilhar fotos vindas do Instagram;
  3. Youtube: O Youtube é a famosa rede de vídeos que chegou para provar que o conteúdo animado converte muito bem. Desde a sua criação, não são poucas as estratégias em cima de vídeos, mas é preciso tomar muito cuidado com a forma de expor as informações para dar liga com o perfil do seu cliente;
  4. Instagram: Não poderíamos deixar de citar o Instagram, que é o foco desse material. Tem como o objetivo principal o compartilhamento de imagens e pequenos vídeos para um público segmentado. Com o novo formato de anúncio, ficou mais fácil fazer a divulgação de vídeos promocionais e campanhas publicitárias. Pela alta audiência de sua utilização, grandes marcas já tem utilizado o formato.

Sabendo da importância da utilização do Instagram em seus negócios, criei uma lista com os 8 mandamentos do que não fazer no Instagram da sua empresa. Tenho certeza que essas dicas irão te ajudar a ter um melhor resultado tanto em suas postagens orgânicas como em seus anúncios.

Preparados para anotar tudo?

 

1º Mandamento do Instagram – Nunca utilize uma imagem sem dar os créditos

Como sabemos, o Instagram é uma rede social totalmente visual, sendo assim o que mais você irá utilizar sem suas campanhas são imagens, fotografias e vídeos. Com toda a certeza, você irá fazer comparações com outras marcas e achar imagens bem bacanas relacionadas ao assunto que está abordando.

Existe uma lei para essa utilização que é o nosso primeiro mandamento, nunca ou em hipótese alguma copie uma imagem sem dar os devidos créditos a ela, uma vez que, você não quer a sua página repleta de comentários negativos denegrindo a imagem da sua empresa, não é mesmo?

O ideal é que todas as suas imagens sejam próprias, ou criadas a partir de algum programa de edição de imagem ou tiradas mesmo, no entanto, se você quiser postar uma imagem já utilizada, seja ético e utilize a ferramenta Repost, que permite que você compartilhe dando os devidos créditos.

 

2º Mandamento do Instagram – Não confunda sua conta da empresa com a sua pessoal

Por mais que você seja o fundador da empresa, jamais devem ser misturadas essas duas informações. No Instagram da empresa, poste assuntos relacionados com o seu nicho de mercado, imagens bacanas para seus seguidos que estejam diretamente ligado ao seu setor.

Deixe que as viagens de família, fotos de comida ou na academia para serem postadas em seu perfil pessoal, pois é o lugar mais certo delas.

Claro que toda a empresa precisa de um toque pessoal em seu material, aquele calor humano que  que mostra que existem pessoas por trás das máquinas, sendo assim, para resolver esse problema, publique fotos da rotina de trabalho da equipe, de ações sociais que vocês participam ou dos treinamentos. Tudo isso ajudará a engajar com seus seguidores.

 

8 Mandamentos do que NÃO Fazer no Instagram.

 

3º Mandamento do Instagram –Usar as hashtags sem moderação

Eu sei que quando descobrimos que é possível fazer a utilização de diversas hashtags para ganhar mais curtidas e seguidores ficamos encantados com a ação e queremos colocar milhares em cada foto nossa, mas eu sugiro que você tome cuidado com a utilização.

Isso porque, uma quantidade exagerada pode fazer com que sua imagem perca credibilidade com o seu leitor e assim, acabe muito mais prejudicando a sua estratégia do que ajudando, entende?

Estude bem quais são os termos mais procurados pelo seu público algo e sempre utilize como uma forma de marca registrada, pois dessa forma, você consegue fazer a sua utilização de uma forma totalmente natural.

 

4º Mandamento do Instagram – Nunca utilize imagens de qualidade ruim

Me explica uma coisa, se a principal finalidade do Instagram é ter uma rede de imagens interessantes e de muita qualidade para que seja possível dividir momentos legais com seus seguidores, qual é o real sentido de utilizar imagens de baixa qualidade?

Sabemos que os recursos já são limitados, as imagens não podem ser enormes e temos uma quantidade de filtros pré-determinados para melhorar a composição da imagem, então o melhor que tem a fazer é deixar a sua peça o mais bonita possível.

Selecione com cuidado cada imagem da postagem para garantir que a qualidade esteja muito superior as expectativas do usuário.

 

5º Mandamento do Instagram – Não faça promoções

Dentro do Instagram é permitido fazer uso de concursos culturais e promoções para aumentar o número de seguidores ou curtidas. Sabe aquelas coisas que aparecem seu diversos perfis: “ Para ganhar um jantar romântico, você precisa seguir o perfil @xyz e @anj, depois deve marcar 3 amigos homens em sua publicação e dar repost nessa imagem deixando o seu perfil aberto”.

Pois então, essa é uma forma de fazer promoções dentro da plataforma, logo se é permitido, sua empresa pode sim fazer uso. Mas como sempre, tenha moderação nesse tipo de postagens, cumpra as datas estabelecidas na divulgação e sempre mantenha todos os resultados de forma aberta.

 

8 Mandamentos do que NÃO Fazer no Instagram,

 

6º Mandamento do Instagram – Nunca tente vender através dessa rede

Gerar vendas através do Instagram todos nós queremos, não é mesmo? Mas a questão aqui é que esse não é o objetivo da plataforma. Entenda que ela é um meio de gerar engajamento com seu público alvo, dando as possibilidades de conseguir um canal de comunicação aberto.

Certamente, com a entrega de conteúdo de qualidade e com informações que solucionem os problemas de seus seguidores, as vendas vão ocorrer de forma certa, mas é claro, não deixe que isso seja o principal objetivo de sua utilização, senão você estará propenso ao fracasso.

 

7º Mandamento do Instagram – Postar de mais ou de menos

Essa é mais uma atitude que você não pode ter em relação ao Instagram, isso porque não é legal postar demais e nem deixar largado as moscas, concorda?

Você precisará encontrar o jeito ideal para suas publicações, procurando sempre deixar aquecido a sua lista de seguidores, mas também sem lotar a timeline  e assim fazer com que ele deixe de te seguir por conta do conteúdo excessivo.

Se você ainda não sabe como agir com isso, não tem problema. Comece com 2 postagens na semana e vá aumentando aos poucos, sempre tomando nota de todos os acontecimentos ( curtidas, número de seguidores e comentários.).

 

8º Mandamento do Instagram – Só colocar imagens institucionais

Acredite, nenhum seguidor seu quer ficar olhando imagens do logo marca da sua empresa ou de fotos de dentro do seu escritório. Eles querem calor humano, querem mensagens relacionadas ao seu nicho de negócio e até mesmo motivacionais.

Sempre trabalhe um conteúdo engajado e interesse com seu público alvo para que assim, você consiga atender as suas necessidades ao mesmo tempo que entrega material de qualidade.

 

Lembre-se sempre que o Instagram serve para divulgar soluções através de imagens e com a estratégia certa, sua empresa pode conquistar essa notoriedade de uma forma muito simples.

Tem alguma dúvida relacionado aos 8 Mandamentos do Instagram  que acabei de apresentar? Se sim, escreva para mim, terei o maior prazer em lhe ajudar!

Até mais!

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