ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

7 tipos de influenciadores digitais

As personalidades digitais têm alterado a forma como as companhias têm se comunicado com os seus consumidores. Mas antes de fazer uma negociação com os influenciadores digitais e ver como essa estratégia funciona é preciso saber quais são os tipos de influenciadores e como cada um deles pode ajudar o seu negócio a conseguir mais autoridade, bem como aumentar as suas vendas.

Mas é preciso saber que não basta ter afinidades com o influenciador, nem somente saber quantos seguidores ele tem. É preciso saber muito mais e além disso definir e entender qual é o intuito do negócio para pesquisar os influenciadores com o perfil que ajudará a empresa a ter o resultado que espera.

Venha com o blog do Mestre do Adwords aprender tudo sobre o assunto!

 

influenciadores digitais

 

Mas você sabe o que é um influenciador digital?

Eles são grupos ou pessoas que produzem algum tipo de conteúdo, seja imagem, vídeo ou texto em diferentes fontes de canais e que conseguem além de alcançar, influenciar e encantar, mudando o comportamento de um público segmentado.

E quais são os tipos de influenciadores?

Atualmente existem 7 perfis de influenciadores digitais, que foram traçados a partir de alguns itens, tais como:

  • Ressonância: capacidade de engajamento junto a audiência ou repercussão
  • Relevância: com o assunto ou valores da marca
  • Alcance: audiência

Abaixo trouxemos a lista dos 7 tipos de influenciadores digitais, bem como um pouco sobre as suas características:

  1. Top

Esse tipo de influenciador tem uma grande ressonância, bem como um poder de alcance, mas, infelizmente, sua relevância é baixa. Eles são chamados de Top Celebridades também e tem por costume falar sobre vários assuntos, mas de uma forma bem geral, conseguindo agradar pessoas com diferentes gostos. Um bom exemplo é Whindersson Nunes que conta com mais de 20 milhões de seguidores, no YouTube, e já foi garoto propaganda de marcas como Oi, Tele Sena e Bob’s. Mas, é preciso saber que ele não tem relevância direta com a sua marca e por conta disso, não é o mais indicado para gerar vendas.

 

influenciadores digitais..

 

  1. Fit

A relevância, bem como a ressonância e o alcance do influenciador digital Fit Celebridade é muito alto. Esse pode ser o sonho de qualquer tipo de negócio: conseguir conversar com muita gente e ainda gerar vendas, leads e engajamento. Um destes perfis é Thassia Naves que tem muitos seguidores tanto em suas mídias sociais, quanto em seu blog, contando até com participação em programa de televisão. O foco ela é moda e por conta disso, muitas companhias fecham parceria para conseguir falar com seu público e ainda chegar a uma resposta direta e rápida na conversão. Mas, a problemática está no valor que pode ser cobrado nesta negociação com as marcas.

  1. Autoridade

A indicação para investir no perfil Autoridade é para as empresas que procuram uma conversão em escala menor e uma percepção do negócio, mas com muita qualificação para a sua marca. A audiência nesse tipo de perfil é baixa, mas pode acabar gerando engajamento, com alta taxa de relevância. Este influenciador digital pode ser dominante de um assunto e é muito respeitado em sua região, comunidade e segmento.

  1. Ecossistema

O chamado Ecossistema trabalha não só com um influenciador digital, mas com um conjunto de influenciadores dentro de um segmento, podendo fazer a promoção de uma marca, confirmando a soberania da companhia neste segmento. Este perfil de influenciador digital tem relevância alta, baixo alcance, mas ressonância média. São pequenos influenciadores que preparam um conteúdo de forma segmentada e que tem fit com companhias da mesma área.

Atualmente existem influenciadores que comentam sobre o mesmo tipo de assunto. Um exemplo são os blogs Limão na Água, Organize sem Frescuras, Casinha Arrumada e Homens da Casa que falam sobre design, decoração e organização do lar. Eles podem chegar a fechar parcerias com uma marca que em troca oferece seus serviços ou produtos.

 

influenciadores digitais,

 

Dessa forma, essa companhia consegue fazer o seu posicionamento e se apresentar, uma vez que vários influenciadores falam desta marca e conseguem atingir ao público bem qualificado para se chegar a conversão.

  1. TrendSetter

Este tipo de perfil é bem conhecido por liderar discussões e causas. Ele é considerado autoridade em um assunto e costuma ser o primeiro a propor uma atitude, na defesa de um ponto de vista. As companhias que tem como foco trabalhar o seu posicionamento podem realizar parcerias com o TrendSetter. Mas, o que é preciso saber é que dificilmente eles irão criar vínculos com companhias que não mostrem ter os princípios iguais ao dele. A YouTuber Jout Jout é conhecida por ser uma das primeiras a falar sobre relacionamento abusivo. Algumas empresas pensam em tê-la como embaixadora por conta de seu alto poder de engajamento do público.

  1. Jornalista

É fato que o jornalista tem um poder muito alto de alcance, mas tanto a sua relevância, quanto a sua ressonância, podem depender do quanto engajado ele está com o assunto. Este perfil de influenciador digital costuma ser analítico e pode contribuir para trabalhar com informações inéditas de seu mercado. A questão é quem nem todos os profissionais desta área arriscam a sua imparcialidade e dessa forma pode-se posicionar de forma amiga frente ao Jornalista e mostrar que a empresa e autoridade em um assunto e pode ser fonte na preparação de pautas.

  1. Público interno

Este tipo de perfil de influenciador digital são, na verdade, os próprios colaboradores da empresa que contribuem para divulgar e humanizar os valores e cultura da companhia. Esses são os primeiros influenciadores de qualquer marca e que devem ser cuidados com muito carinho. Se não há na empresa funcionários que confiam e acreditam algo não esta certo. A sua ressonância e o seu alcance podem ser baixo, mas contam com muita relevância, já que não há quem conheça a empresa tão bem quanto um colaborador. Este é um dos motivos de tornar a comunicação interna eficaz e contar com planos de carreira e políticas que sejam claras.

Curtiu as dicas?

 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog