ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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6 práticas comuns que afetam seus anúncios Facebook Ads

Criar anúncios Facebook Ads já não é nenhuma novidade, afinal muitas marcas e empresas já utilizam essa rede social como parte de sua estratégia para atrair a atenção do seu público alvo.

Desde a sua criação, ela foi planejada para ser uma ferramenta de fácil manuseio e utilização, por isso abriu a oportunidade para que qualquer pessoa utilize a plataforma para criação de anúncios.

Se você já anunciou alguma vez, conseguiu perceber que as possibilidades de formatos são as mais diferentes possíveis, isso para conseguir atender a necessidade de cada modelo de negócio.

Podemos afirmar, com toda a certeza, afinal fazemos diversos testes internos, que o Facebook é uma excelente ferramenta na busca de melhores resultados, porém algumas práticas podem estar interferindo diretamente na sua campanha.

Sabemos que nem todos os tipos de negócios podem fazer uso de uma mesma estratégia, afinal, precisa levar em consideração características próprias de seu segmento.

Por outro lado, alguns anunciantes aplicam práticas comuns que afetam seus anúncios Facebook Ads e é justamente nesse ponto que queremos chegar…

O blog do Mestre do Adwords quer ajudar você a não cometer esses erros e, assim, melhorar positivamente as métricas de seu campanha no Facebook.

Venha com a gente!

 

Facebook Ads

 

1º Prática Comum – Objetivo Mal definido

Tudo no marketing digital pede planejamento, desde os primeiros passos até estratégias mais complexas e quando você não tem isso, já tem que enfrentar problemas bastante sérios.

Só que quando você começa uma ação de publicidade, em nosso caso, inicia a criação de anúncios Facebook Ads, sem um objetivo muito bem definido, a situação pode se agravar ainda mais e tudo o que você planejou, pode nem chegar a acontecer.

Antes de você iniciar o seu anúncio, decida muito bem qual o objetivo de sua campanha. Lembre-se de que um objetivo por vez é o ideal, não misture as coisas para que a obtenção de resultados não fique comprometida.

O ideal é você ter vários anúncios, um focado em cada objetivo, pois dessa forma, você conseguirá atingir assertivamente o seu público alvo. Afinal, não adianta criar um anúncio que tem como objetivo captação de leads e trabalhar todo o conteúdo da campanha com base na divulgação da sua marca, concorda?

Tenha muita certeza do que você está fazendo, de seguir corretamente seus planos iniciais e de estar anunciando para o público alvo certo, dessa forma, você será capaz de avançar mais rapidamente.

 

2º Prática comum – Definição de orçamento baixo demais

Apesar de não existir um valor mínimo de investimento, muitos testes mostraram que o seu ROI, ou seja, retorno de investimento, é praticamente proporcional ao valor investido.

Isso acontece porque a cobrança feita pelo Facebook acontece no formato custo por clique, como é chamado dentro da plataforma: pay-per-click. A conta é simples, quanto mais verba você disponibilizar, maior será as vezes que o seu anúncio será mostrado e, com isso, maiores são as chances do usuário fazer uma conversão com você.

Então, conclui-se que se a sua verba for baixa, ela se esgotará rapidamente e não possibilitará o alcance de todos os seus fãs, correto?

Mais ou menos!

Nós já falamos e procuramos sempre reafirmar, que se você está dando os seus primeiros passos com os anúncios do Facebook Ads é melhor testar.

Isso mesmo! Teste o seu público alvo, formatos de anúncios, dias e horários de melhor conversão, imagens mais adequadas e o que mais você achar interessante, pois tais ações lhe darão um direcionamento mais focado e adequado para um futuro investimento mais grandioso, entende?

Ao anunciar, você irá perceber que mais ou menos 12% dos seus fãs irão ter acesso aos seus anúncios, o que é um número muito baixo para quem visa uma estratégia de alcance, no entanto o que determina esse fator é o Edgerank do Facebook que é o algorítimo que determina o que dará uma boa experiência ao usuário, baseado em seu interesse.

O Edgerank do Facebook leva em consideração, de forma mais pesada, 2 fatores:

  1. O engajamento que suas publicações tem com o público. Por isso, publicações que tem mais curtidas, comentários e compartilhamentos têm um alcance muito maior;
  2. A relevância que esse conteúdo tem para o público, ou seja, se é a da mesma área de interesse dos usuários.

Para obter uma melhora nesses dois pontos, o investimento em anúncios se faz bastante necessário.

 

anúncios Facebook Ads

 

3º Prática comum –  Anúncios segmentados para o público errado

Esse é um das práticas comuns que afetam seus anúncios Facebook Ads. Pode começar a esquecer, agora mesmo, a questão de que é possível com um único formato de anúncio atingir todos os tipos de público.

Isso não existe e é algo que só irá te fazer perder dinheiro. É sério!

Uma campanha precisa ter o foco no público alvo que pretende atingir, precisa estar segmentada de acordo com o interesse, dores, localidade e o que mais puder ser usado para traçar o perfil das pessoas que tem interesse em seu produto ou serviço.

Por mais que você tenha disponível uma alta verba em dinheiro para aplicar em anúncios no Facebook, não desperdice esse dinheiro anunciando em um único formato para todos os tipos de usuários.

Será muito melhor para os seus resultados se você desmembrar essas campanhas, criando diversos tipos distintos, sempre baseado no interesse de quem está lá do outro lado.

Caso ainda não saiba quem são essas pessoas, teste! Coloque uma campanha para rodar com base nas informações que você já captou ou que acha que fazem parte do perfil de seu público e fique de olho nos resultados. Eles serão capazes de te levar muito mais longe do que você imagina.

Avisamos sobre isso para você, pois quando o usuário informa ao Facebook que “Não tem mais interesse em ver isso”, pontos são tirados da campanha, podendo prejudicar a estratégia, entende?

Atenção especial a esse ponto!

 

4º Prática Comum – Campanhas muito iguais

Por vezes, nem fazemos por mal, mas acabamos vendo uma campanha de um concorrente ou mesmo de uma empresa parceira no segmento e logo queremos fazer uma parecida ou até mesmo igual, apenas adaptada para o nosso modelo de negócio, não é mesmo?

Bom, deixe a gente te avisar que isso não vai dar certo!

Usuários do Facebook são muito visuais e gostam de novidades. Se ele bater o olho em algo que já viu anteriormente, ele pode até não se lembrar de onde já teve contato com aquilo, porém vai passar direto sem executar qualquer ação.

Invista fortemente em anúncios criativos e inovadores que se destaquem de tudo que já existe na rede, você perceberá que o investimento irá valer a pena, pois o retorno acontecerá de forma impressionante.

Caso esteja com problemas em criar esse tipo de campanha, contrate pessoas que possam te ajudar com isso. Atualmente, existem milhares de especialistas em anúncios do Facebook que, certamente, conseguirão dar um rumo melhor às suas campanhas.

 

call to action anúncios Facebook Ads

 

5º Prática Comum – Anúncios de longa duração

É comum criar diversas campanhas e deixar elas rodando por um ou dois meses. Existem plataformas que permitem que isso seja feito com muita qualidade, pois a obtenção de resultado continua o mesmo ou até mesmo sendo obtido de forma crescente, porém não é o caso do Facebook.

Como dissemos no tópico acima, o usuário é muito visual e se uma campanha fica rodando por muito tempo, ela passa a não chamar mais atenção e consequentemente, não converter mais.

Planeje para que seus anúncios sejam de curta duração ou, pelo menos, vá fazendo modificações ao longo do período, isso irá garantir uma renovação constante na busca dos melhores resultados.

 

6º Prática Comum – Não prestar atenção aos resultados

Serão os resultados que vão te mostrar o caminho a seguir ou então, a necessidade de uma pausa em sua campanha para replanejamento de métricas.

Deixar a coisa correr solta é ter a certeza de não estar conseguindo aproveitar as vantagens e benefícios que o Facebook tem para você.

Acompanhe de perto e atente-se a qualquer sinal negativo!

 

Curtiu as dicas?

Coloque-as em prática e prepare-se para os melhores resultados!

Até mais!

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