ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 Dicas para Criar e Implementar Uma Estratégia Omnichannel

Há pouco tempo, aqui, no Mestre do Adwords, nós tivemos uma conversa bastante relevante sobre o que é Omnichannel e a sua grande importância no cenário atual.

Lembra?

Após diversos pedidos, nós resolvemos criar um conteúdo especial recheado de dicas valiosas para lhe ajudar a criar e implementar uma estratégia Omnichannel eficiente.

Com certeza você já ouviu falar nesse termo, certo? Só que se você não souber exatamente do que se trata, nós recomendamos, que antes de ler esse conteúdo, você confira o material ao qual nos referimos anteriormente. Ok?

Vamos começar?

Então siga com a gente!

Qual é o Objetivo Central de Uma Estratégia Omnichannel?

Estratégia-Omnichannel o que é

Antes de lhe entregar as dicas, é imprescindível que você entenda o objetivo central da estratégia Omnichannel.

Isso porque essa informação lhe guiará melhor na hora da criação e implementação. Ok?

Bem, de modo geral, podemos dizer que a estratégia tem como objetivo central melhorar a experiência do seu público alvo, tornando a jornada de consumo mais prazerosa, simplificada, com menos barreiras que impedem a fluidez da progressão das fases.

Com tudo isso, a Omnichannel visa satisfazer os clientes, além de fidelizá-los.

A ideia é muito simples. Entregar valor imensurável agregado na comunicação com o cliente, via canais de atendimento integrados, que se complementam e torna a experiência geral excelente, seja pela espontaneidade ou continuidade, por exemplo.

Enfim!

Agora você já sabe quais são os pontos chaves da estratégia certo?

  • O seu público alvo
  • E a integração dos seus canais de comunicação.

Então vamos em frente, pois o quanto antes você criar e implementar a sua estratégia Omnichannel, maiores são as suas chances de garantir uma boa fatia dos benefícios.

Lembre-se, atualmente, há uma forte crescente na adesão dessa estratégia pelas mais diversas empresas.

Você não vai deixar para depois, certo?

Afinal, o seu concorrente pode estar consumindo esse conteúdo agora mesmo, se preparando para dar o passo primeiro que você.

Vamos às dicas!

1ª Dica – Conheça Seu Alvo Antes de Criar Uma Estratégia Omnichannel

Estratégia-Omnichannel

Como estávamos conversando acima, um dos pontos focais da sua estratégia é a satisfação do seu público alvo.

Então, não há como criar e implementar uma estratégia eficaz, se você não conhecê-lo profundamente.

Por isso, o primeiro passo que você precisa dar é estudar o seu público alvo e definir as personas do seu negócio.

Entenda qual é o perfil do seu potencial consumidor. Que faixa etária ele se encontra, qual o gênero, poder aquisitivo, estilo de vida, cargo que ocupa.

Além de Quais são suas principais necessidades, dores, desejos, sonhos…

Nesse primeiro passo o seu objetivo é entender melhor como o seu potencial cliente se comporta.

Afinal, só dessa maneira você vai conseguir definir quais são as estratégias mais adequadas para atingi-lo e satisfazê-lo.

2ª Dica – Rastreie a Jornada de Consumo do Seu Alvo (Follow-up)

Para que você consiga adotar uma estratégia de Omnichannel ainda mais eficaz, será muito importante que você saiba como personalizar a comunicação com cada persona.

  • Você deve saber que um público alvo pode ter mais de uma persona, não é?

Nesses casos, o rastreamento da jornada de consumo do alvo é ainda mais necessário, caso queira fazer com que seu cliente sinta-se único ao entrar em contato com a sua marca.

A melhor forma de conseguir esse grande objetivo, ou seja, descobrir como cada consumidor de seu negócio se comporta durante a jornada, é utilizando o Follow-up.

Isso quer dizer, “segui-lo” de perto em cada etapa dentro dos processos definidos na sua estratégia de Omnichannel.

Você deve estar preparado para rastreá-lo desde o primeiro contato com a sua marca e continuar o acompanhando até a aquisição do item.

Essas informações adquiridas via Follow-up vai lhe ajudar bastante também na fidelização do cliente. Uma vez que ficará muito mais nítido o que aquela persona tem interesse.

Lhe dando ideias de que tipo de oferta pode mais assertiva.

3ª Dica – Integre Seus Canais de Comunicação e Atendimento

Estratégia-Omnichannel,

Você viu no primeiro tópico que um dos pilares da estratégia Omnichannel é a integração dos seus canais, visando a melhor experiência de consumo do seu potencial cliente. Certo?

Então, aqui, chegou o momento de pensar sobre o assunto. Em como você vai estruturar essa integração.

O seu principal objetivo é fazer com que esses canais tenha uma progressão natural na visão do seu consumidor, evitando, claro, passos desnecessários.

Existem diversas maneiras de facilitar os passos dentro do funil de vendas.

Por exemplo:

  • Permitir que o usuário compre algo na loja online e possa retirar na loja física em poucos dias, sem complicações.
  • Possibilitar que o usuário visualize o produto no carrinho tanto na loja online desktop, quanto no aplicativo mobile.

O seu desafio nessa integralização é tornar a experiência do usuário única e de qualidade, independente, dos canais que ele utilizar durante essa jornada de consumo.

4ª Dica – Utilize as Informações Captadas Pela Integralização dos Canais

A integralização dos seus canais dentro da estratégia Omnichannel é muito poderosa quando o assunto é captar informações mais detalhadas sobre o seu potencial cliente.

Só que será preciso que você saiba aproveitar essa oportunidade!

Para tal, confira com cuidado os detalhes, como, por exemplo, o histórico de busca interna do usuário.

Isso poderá fazer com que você se torne mais assertivo na hora de fazer ofertas de soluções, afinal, haverá informações valiosas sobre o estilo do potencial consumidor registradas ali.

Quanto mais você conseguir personalizar o atendimento e a comunicação, melhores serão seus resultados.

Pode apostar!

5ª Dica – Acompanhe as Métricas com Frequência

Por se tratar de uma ação de marketing, você já deve ter em mente que precisará acompanhar as métricas de desempenho com frequência.

Se você já havia pensado assim, está totalmente correto!

Esse acompanhamento será imprescindível para que você consiga chegar à implementação de uma estratégia eficaz e ainda mais otimizada ao longo do tempo.

Isso porque os dados de desempenho lhe mostram com testes práticos e confiáveis o que está dando certo e o que precisa ajustado.

 

Não tem jeito! Se você quer continuar atraindo bons resultados, uma hora ou outra, terá que adotar uma estratégia Omnichannel.

Afinal, como já falamos, trata-se de uma estratégia que vai totalmente de encontro com as necessidades e os desejos do consumidor atual. Que clama por praticidade, personalização e, sobretudo, a boa experiência.

Por hoje é só. Agora é o momento de você realizar testes e começar a colocar a mão na massa.

Ficou com dúvidas? Mande suas perguntas para nós.

Até breve!

Forte Abraço.

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