ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 Dicas Para Atrair Mais Tráfego com o Pinterest

Talvez, você não saiba, mas o Pinterest é sim uma excelente plataforma para atrair mais tráfego para o seu negócio.

Embora essa rede social não receba tanta atenção como o Facebook e o Instagram, por exemplo, há milhares de pessoas que a classificam como uma das preferidas quando o assunto são as imagens.

Isso porque trata-se de uma plataforma altamente organizada, onde é possível encontrar conteúdos relevantes dentro das mais variadas categorias.

Agora você pode estar querendo perguntar:

  • Como uma rede social de fotos pouco evidenciada pode me trazer mais tráfego?
  • Não seria melhor continuar trabalhando com o Instagram, por exemplo?

Bem, a primeira grande vantagem de apostar em estratégias no Pinterest é que a sua concorrência será muito menor do que em outras redes sociais similares.

Afinal, ainda são poucos os profissionais e marcas que se atentaram que ali tem um mercado promissor.

Além disso, o público presente nessa plataforma é muito interessante, engajado e também enorme, já são 170 milhões de contas ativas. Segundo informações oficiais:

  • 93% dos usuários da plataforma a utilizam para fazer planejamento de suas compras.
  • 87% dos usuários fizeram uma compra por influência do conteúdo consumido no Pinterest.
  • Quase 75% dos usuários dizem que o Pinterest é excelente para conhecer novas empresas, produtos e serviços.
  • Por meio da rede social, são feitas, diariamente, mais de 10 bilhões de recomendações.

E agora? Continua achando que o Pinterest não é capaz de impulsionar a sua atração de tráfego?

Não, você não precisa trabalhar dentro dos setores de moda e beleza para se dar bem no Pinterest, a gente garante.

Todas os negócios, das áreas mais diversificadas que existem, podem obter resultados com estratégias aplicadas nessa rede social.

Claro, você deve saber como agir, quais técnicas utilizar, mas isso não significa que trata-se de algo extremamente difícil.

Quer aprender como tudo funciona e ainda conferir 5 dicas que você já pode começar a aplicar?

Então vem com a gente!

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Você sabia que o Pinterest tem um algoritmo próprio?

Poucas pessoas sabem, mas o Pinterest tem um algoritmo próprio que possibilita que os usuários vejam em seus feeds conteúdos mais relevantes.

Chamado de Smart Feed, o algoritmo trabalha selecionando potenciais conteúdos do seu interesse, com base em que você segue, em compartilhamentos e outras características do seu comportamento dentro da rede.

Além disso, o Smart Feed também tem como fatores para decidir o que exibir:

  • Qualidade da URL de domínio.
  • O nível de qualidade do PIN, isso é definido com base na popularidade.
  • A qualidade do usuário como produtor e compartilhador de conteúdo. (Aqui, eles levam em consideração o seu histórico, se posta e compartilha materiais relevantes ou não, além também da sua frequência.).

Há outros fatores, mas esses são os principais. Geralmente, eles são todos analisados, antes que o seu conteúdo comece a ser exibido para outros usuários da rede.

Agora que você já entendeu como funciona. Confira as dicas para atrair mais tráfego com o Pinterest que separamos para você.

1ª Dica – Otimize Seu Perfil no Pinterest

Não adianta você tentar aplicar as mais diferentes técnicas para atrair tráfego se o seu perfil no Pinterest não estiver otimizado.

Afinal, como vimos anteriormente, você precisará ser classificado como um usuário de qualidade. Além disso, sem otimização, dificilmente você será encontrado pelo seu público alvo na rede social e também através das buscas do Google.

Então, a primeira dica é: Otimize Seu Perfil no Pinterest!

Comece escolhendo um nome claro, fácil de entender e digitar. Se você já estiver presente em outras plataformas, talvez seja interessante utilizar o mesmo nome.

Escolha uma imagem atraente para o seu perfil. Que conecte e automaticamente o usuário perceba que aquele espaço é o da sua marca.

Analise um pouco a rede e escolha categorias para trabalhar. Óbvio, não queira abraçar o mundo, prepare-se para disponibilizar conteúdos dentro da sua área de atuação, no máximo, expandido à áreas relacionadas.

O Pinterest também é uma plataforma em que a segmentação perfeita é a melhor estratégia.

Se você é uma marca, prefira optar pelo perfil corporativo. Isso lhe garante mais recursos, como acesso ao Pinterest Analytics, e um poder maior de gerar autoridade.

No perfil de negócios, não esqueça de verificar a sua conta, pois com isso, logo de início, você conseguirá ser visto com maior confiabilidade. O que é imensamente importante para atrair tráfego de qualidade.

2ª Dica – Aplique SEO nas Suas Fotos

Atrair Mais Tráfego com o Pinterest

Como você já deve imaginar, o algoritmo do Pinterest consegue ler todo conteúdo postado em sua plataforma. Selecionando-os por parâmetros e critérios para que você apareça ou não para outros usuários e também seja encontrado via buscas.

Por esse motivo, é muito importante que você aplique SEO em suas fotos. Fazendo descrições claras e objetivas, com palavras-chave e tags.

3ª Dica – Não Deixe de Redirecionar Os Usuários para o Lugar Certo

Quando você posta um novo conteúdo no Pinterest, há uma lacuna chamada “source”, onde você deve colocar a URL de destino. Ou seja, para onde o seu tráfego será redirecionado ao clicar para ver mais.

Por isso, não deixe de preencher essa parte corretamente, pois caso contrário seus esforços serão perdidos.

4ª Dica – Pense Nos Usuários Mobile

Segundo pesquisas, o Pinterest tem usuários que seguem a tendência de outras redes sociais na hora de acessar a plataforma.

Isso quer dizer que a maioria das contas ativas do Pinterest são acessadas via dispositivos móveis.

Levando em consideração essa informação, é muito importante que você pense nesses usuários.

Uma sacada excelente para agradar e melhorar a experiência do usuário é apostar em fotos em formato de painel, ao invés da paisagem.

Parece simples, mas isso já garante uma melhor legibilidade visual do conteúdo oferecido.

5ª Dica – Tenha Frequência Em Postagens de Conteúdos Relevantes

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É muito importante que você saiba que o usuário do Pinterest passa mais tempo dentro da plataforma do que os usuários de outras redes sociais.

Uma estudo da Quintly revelou que, em média, o usuário faz cerca de 18 postagens por dia, chamadas de pins, no Pinterest.

Bastante, certo?

Então, você precisa aproveitar essas característica se fazendo presente com mais frequência através dos seus conteúdos.

Como lhe dissemos no início, o algoritmo da rede social tem a sua frequência como fator de elegibilidade para exibição dos seus materiais.

Por isso, procure ter um planejamento de conteúdo, fazendo postagens frequentes, interaja, ao menos, 10 minutos na rede social, e, claro, fique atento à relevância dos seus materiais.

Procure fotos de qualidade, chamativas, mas não precisa se limitar a isso. Você pode e deve aplicar pequenos textos nas imagens ou fazer um infográfico, por exemplo.

Inove e capte a atenção do seu público alvo pela qualidade do seu conteúdo.

Ah, não se esqueça! Tenha sempre o Pinterest Analytics como seu aliado. Será analisando as métricas que você conseguirá chegar à estratégia perfeita.

Dúvidas? Conte com a ajuda do Mestre do Adwords, mande sua pergunta para nós!

Forte Abraço.

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