ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

5 aplicações ideias para chatbots

Os chatbots são a grande tendência do momento. Já falamos sobre isso aqui no blog, mas se você ainda não tinha tido contato comesse termo, prepare-se para vê-lo sendo usado por muitos durante todo o ano.

Na verdade, talvez você já tenha até se comunicado com um, mas de tão real que ele parecia ser, você acabou nem percebendo.

Os chatbots é a abreviação do termo em inglês que significa robôs que fazem as funções de chat. Sabe aqueles atendimentos que você tinha com empresas através do atendimento via chat? E que as vezes, demorava muito para ser atendido?

Pois então, os chatbots chegam com a promessa de facilitar o atendimento e acelerar diversos processos.

Algumas grandes empresas já adoram a sua utilização para algumas funções em especial ou para uma interação com o público alvo.

A Netflix, por exemplo, para promover algumas séries de produção própria, fez uso do chatbot para interagir com os seguidores da página oficial. A ação fez tanto sucesso que acabou viralizando em toda a rede, depois disso, outras marcas seguiram a mesma linha.

O que você precisa entender é que os chatbots não substituem o atendimento humanizado, ou seja, você ouvir seu público alvo ou então seus clientes, porém a automatização desse chat acaba lhe trazendo benefícios a curto prazo, como:

  • Reduz consideravelmente o abandono de comunicação, afinal aquela fila de espera para aguardar um atendente vir falar com você é desanimadora. Com o chatbot, você faz o primeiro contato instantaneamente;
  • Permite que você filtre melhor para qual área o usuário deve ser direcionado, afinal basta uma programação bem feita para que diversas soluções possam ser dadas antes do atendimento “humano”.

O blog do Mestre do Adwords sabe muito bem que esse assunto lhe interessa, então resolvemos separar algumas aplicações em que os chatbots se encaixam perfeitamente.

Anote com atenção, pois você pode aplicar isso em seu negócio!

Vem com a gente aprender!

 

5-aplicações-ideias-para-chatbots

 

1º Aplicação – Para gerar leads

Como através da utilização de um chatbot bem programado, você conseguirá manter um diálogo bem convincente com seu público, essa ferramenta torna-se uma excelente captadora de leads.

Faça uma programação bem humanizada onde você questiona sobre o nome, e-mail, área de atuação e etc, e prepare-se para reter um número gigantesco de leads.

Um conselho é que você não tente manter diálogos muitos aprofundados, pois por mais que os chatbots sejam bem desenvolvidos, eles são programados e não são capazes de interpretar. Então, em algum momento pode ser que algo fique vago ou repetitivo.

Opte por captar as informações do usuário e entrar em contato em um outro momento.

 

2º Aplicação – Ação de marketing ou de vendas

Muitas empresas já estão utilizando os chatbots para fazer campanhas de marketing ou de vendas. Nós aqui do blog do Mestre do Adwords, já nos deparamos com alguns empreendedores divulgando seus produtos ou eventos através da ferramenta.

Tudo bem dinâmico com a utilização de diálogo, imagens e até mesmo vídeos. Em alguns casos, o programa até questionava se o usuário precisava que ele ligasse pessoalmente para ajudar a fazer a aquisição.

Obviamente, se o usuário apontasse que sim, a equipe de atendimento receberia o alerta e seguiria o atendimento.

Com relação a empresas, a Oi já tem vendido produtos e serviços de forma bem rápida através desse sistema.

 

sinais-de-que-a-sua-empresa-precisa-de-chatbots

 

3º Aplicação – Uso em pesquisas de satisfação

Sabe aqueles formulários chatos e maçantes que muitas empresas entregavam para fazer pesquisa de satisfação? Ou até mesmo o passo a passo em um aplicativo, pode ser substituído pela utilização de chatbots.

Essa é uma das aplicações mais interessantes, pois você consegue manter um diálogo bem divertido, interessante e sem deixar a pessoa do outro lado entendiada com tantas perguntas.

 

4º Aplicação – Realização de reservas

Uma das grandes aplicações dos chatbots tem sido em estabelecimentos e negócios que precisam fazer reservas com frequência.

Pense em como é uma das soluções mais incríveis para esses locais, afinal não é mais necessário ter uma pessoa ali durante todo o expediente atendendo ao telefone ou então, olhando os e-mails.

É claro que até seus clientes atuais se adaptarem com essa nova modalidade, você precisa de um pouco de paciência. No entanto, quando pegarem confiança, vão perceber que é bem simples a utilização.

Obviamente, você terá que preparar o seu sistema para que ele dê baixa automática no agendamento, senão poderá ocorrer algum problema. Certifique-se de seu pleno funcionamento.

 

5-Ways-to-Improve-Your-Customer-Service-with-Chatbots

 

5º Aplicação – Tirar dúvidas

Algumas unidades de ensino tem utilizado o chatbots em parceria com professores. Então, são programadas as principais dúvidas que os alunos tem e ali mesmo, pode-se tirá-las.

Para isso, é preciso um filtro antecipado, mas a longo prazo e conforme o sistema for sendo alimentado, tudo torna-se mais simples e viável.

O interessante é que você pode conversar com seus alunos sobre questões específicas, por exemplo, um bate papo em inglês, como também com assuntos mais abrangentes.

Basta que você analise o que melhor se adequa ao perfil de seu negócio.

 

Conseguiu perceber como a utilização dos chatbots em algumas situações podem fazer uma grande diferença em seus resultados?

É claro, como falamos no início do artigo, que eles ainda estão longe de substituir o atendimento humano, no entanto eles podem ser uma ferramenta incrível se você precisa de agilidade nesse primeiro atendimento.

Nossa dica é que você vá adaptando aos poucos as perguntas e questionamento de acordo com o retorno de seu público, assim você conseguirá ser muito mais assertivo com relação a suas perguntas e respostas.

Tem alguma dúvida sobre a utilização de chatbots?

Mande pra gente!

 

 

 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog