ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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4 lições que o Uber pode te ensinar

Todos nós sonhamos em ter um negócio próprio, o grande problema é que criar algo do zero é muito complexo. Sempre acabamos, mesmo que sem querer, copiamos o que já há no mercado, modificando coisa ou outra apenas.

Sabemos que inovar é para poucos, mas se você quer ter um negócio de sucesso, precisa se diferenciar e fazer diferente. Senão, você será apenas mais um no mercado.

Se você parar para pensar em qual empresa mais revolucionou o mercado nos últimos tempos, certamente, o Uber entraria para a lista, não é mesmo?

Criada em 2009, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas que ela conseguiu modificar por completo a locomoção em todos os cantos do mundo, tornando possível a locomoção particular a todos.

Em um evento que aconteceu na última terça feira, dia 16 de maio, o diretor geral da empresa no Brasil, Guilherme Telles conversou com o participante sobre esse assunto:

“No mundo, somam-se um total de 1,2 bilhões de carros. Só em São Paulo, normalmente, perdemos 3 horas em média no trânsito. Se a gente colocar mais pessoas dentro de um mesmo veículo, podemos diminuir nosso tempo de comoção.”

Durante o evento, HSM Summit 2017, Guilherme falou um pouco sobre a trajetória da empresa, sobre a ideia de criação e some como conseguiu fazer que o Brasil se torna-se tornasse o 2º país que mais usa o aplicativo no mundo. Ficando atrás, apenas dos Estados Unidos.

Ao ouvir que o ele tinha a dizer, o blog do Mestre do Adwords conseguiu extrair as 4 lições que o Uber pode te ensinar sobre negócios!

Vale a pena a leitura com máxima atenção!

 

4 lições que o Uber pode te ensinar

 

# Lição 1 – Inovando, você terá espaço!

Guilherme conta que quando criaram o Uber, a ideia de seus fundadores surgiu de uma situação inusitada. Eles estavam andando na rua à noite, na verdade, passeando em Paris e queriam voltar ao hotel. Já era de madrugada e não tinha qualquer taxi ou meio de transporte para isso.

Então, pensaram que se existisse um aplicativo que possibilitasse a união entre passageiros e motoristas disponíveis, qualquer hora do dia ou da noite, as duas partes sairiam ganhando.

Esse é o passo mais básico para você iniciar um negócio: oferecer ao seu cliente a resolução de uma dor que ele tenha. Pode ser com a ajuda de um produto ou de um serviço.

Oferecer algo em que as pessoas não tenham qualquer interesse é algo sem lógica.

# Lição 2 – Conheça bem o local que aplicará seu negócio

Nós sempre falamos sobre tomar cuidado com a oferta de mercado, pois não adianta criar algo revolucionário que não atende as demandas de mercado. É como se você quisesse vender casaco de frio no nordeste do Brasil. Não haverá saída.

Mesmo que você acredite que sua ideia é muito interessante, você precisa pesquisar e entender se o local que quer aplicar tem demandas necessárias.

O diretor da Uber comenta que boa parte das viagens, 22% delas começam em uma estação de transporte público. Ou seja, o serviço passou a ser usado no dia a dia da população como mais uma alternativa de transporte.

Por mais que muitos ainda sejam contra, a plataforma garante que tenta se entregar ao dia a dia de cada cidade, inclusive entendendo a necessidade dos passageiros. É justamente esse o caso do Uber Pool que visa uma diminuição de tarifa com viagens compartilhadas.

Esse tipo de viagem acaba sendo de 30% a 40% mais barata, uma vantagem e tanto para quem utiliza o serviço.

 

lições-que-o-Uber-pode-te-ensinar

 

# Lição 3 – Escute o que seu público quer

Não adianta nada oferecer um serviço no escuro, você precisa sentar e escutar as necessidade de seu público alvo e principalmente, qual a principal carência, a principal dor, entende?

Uma das grandes reclamações dos usuários do aplicativo é o aumento de tarifas em horários de picos ou a falta de motoristas em horários de baixa procura. O Uber deixa bem claro que procura sempre trabalhar ações dinâmicas para que os dois lados saiam ganhando.

Por exemplo, em horários de picos, acrescenta um valor a mais nos ganhos do motorista, isso incentiva que ele busque mais passageiros. Na contra mão disso, em horários de baixa procura, ele oferece cupons de descontos e vantagens para que os passageiros se sintam motivados a utilizar o serviço.

Outra questão na visão do Uber é saber a necessidade especial que cada região tem. Por exemplo, em locais que estão perto de terminais de ônibus ou metrô, as viagens ficam 50% mais baratas através do Uber Pool. Um incentivo para que o transporte coletivo seja mais utilizado.

 

Uber-2

 

# Lição 4 – Atenção especial aos valores cobrados

Se você tornar sua marca confiável, porém pouco acessível, dificilmente você terá um fluxo de vendas interessantes. Seus valores precisam estar dentro da realidade das pessoas.

Acreditamos que o grande diferencial do Uber seja o valor cobrado. O brasileiro sempre soube que uma viagem de taxi custava caro, então boa parte da população não utilizada esse tipo de serviço.

Quando o Uber chegou, o serviço se popularizou, por conseguir entregar um valor imenso com um custo benefício muito interessante.

Os responsáveis da Uber contam que o valor só é mais acessível porque o fluxo de passageiro é alto e normalmente, em viagens bem curtas. Dificilmente ou muito improvável, um motorista receber uma solicitação de passagem que esteja no outro extremo da cidade. Tanto que o tempo de espera por um carro varia de 4 a 6 minutos.

 

Acreditamos que essa lição te dará uma outra visão sobre o universo dos negócios e te ajudará a criar uma empresa que atenda as expectativas de seus clientes.

O que achou dessas lições? Queremos saber sua opinião!

Até logo!

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