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4 Dicas para Fechar Mais Negócios Através de Eventos Presenciais

Os eventos presenciais sempre trazem oportunidades para fechar mais negócios. Mas você sabe como extrair todo esse potencial?

A principal qualidade de um evento presencial é o fato de estar mais próximo de pessoas pertences à um universo potencialmente positivo para as conversões.

Além das experiências compartilhadas nos palcos, há aquelas que são contadas de forma mais particular entre grupos de profissionais, através do networking.

Na teoria, se você realizar bons networkings durante esses eventos, automaticamente fecha excelentes negócios. Certo?

Acontece que na prática, nem sempre acontece dessa forma. Na hora, os cenários se desenham de maneira diferente, favorecendo quem está mais preparado para o momento.

Se você sente que perde oportunidades de fechar mais negócios através de eventos presenciais, então pode ser que você não esteja se preparando adequadamente para o grande dia.

Mas, não se preocupe. O Mestre do Adwords está aqui para lhe ajudar!

Hoje, nós lhe entregaremos 4 dicas para fechar mais negócios através de eventos presenciais.

Sem dúvidas, depois de ler esse conteúdo, você nunca mais avaliará negativamente o seu investimento em um evento.

Vem com a gente e aproveite cada dica!

Dicas para Fechar Mais Negócios Através de Eventos Presenciais

Se não puder ir, monte uma equipe adequada para o evento

É sempre bom que você vá ao evento, mas se não puder ir, esse não é um motivo plausível para sua empresa não estar presente.

Monte uma equipe adequada para participar. Não sabe como avaliar essa questão?

Então, comece estudando o evento antecipadamente, entendendo do que se trata, qual o objetivo dele, que marcas e negócios estarão presentes.

Assim que descobrir as empresas que irão participar, faça um breve estudo sobre elas, só para entender se a equipe que você irá mandar deve investir em um networking com representantes dessas marcas no evento.

Será um evento muito focado no seu nicho, por isso, todas as empresas têm potencial para fechar negócios?

Então faça uma lista em nível de importância e compatibilidade com as suas soluções.

Quem tiver mais compatibilidade e perfil para fechar negócios com a sua marca deve estar em posições de maior destaque, ou seja, os primeiros à serem abordados na oportunidade de um networking.

A sua equipe deve ser formada por membros que tenham proximidade com o universo dessas empresas e do objetivo do evento. Além de saberem se comunicar e vender bem as soluções da sua marca.

Com as informações em mãos, oriente a sua equipe à se dividir, criando um grupo que iniciará o contato e outro que fechará o negócio, entregando informações mais profundas.

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Como iniciar o Networking com potenciais clientes?

A primeira coisa que você e sua equipe precisam ter em mente é que cada potencial cliente presente em um evento, provavelmente, apresentará uma necessidade diferente.

Então, a abordagem e o início desse networking deve ser condizente com a necessidade do alvo.

O que você deve estar pensando agora é:

  • “Mesmo estudando as empresas, talvez, eu tenha contato com quem eu não conheço as necessidades. Como eu vou descobrir isso na hora?

É muito simples! Basta fazer a pergunta certa no início dessa comunicação.

Algo como:

  • Você já conhece a nossa marca?
  • Você conhece o produto X ou serviço Y?

A partir da resposta, você terá noção da necessidade, mas se ela for curta e grossa, talvez você precise fazer outra pergunta.

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Se a resposta for não, ótimo. Já pode começar a apresentar a sua empresa. Claro, de forma sucinta e objetiva. Sem enrolar demais. Após terminar, passe a ouvir, pergunte ao potencial cliente sobre a marca dele e suas necessidades.

Se a resposta for sim, pergunte ao alvo qual solução mais lhe chama a atenção e porque, como ela se enquadraria dentro de suas necessidades, enfim…

Seja envolvente, sem parecer insistente demais ou interessado apenas em converter. Ouça mais e fale menos em momentos oportunos.

Como manter a comunicação produtiva e propensa ao fechamento de negócios?

Com as novas tecnologias, a comunicação presencial não é tão mais comum como antes.

Atualmente, as reuniões e contatos profissionais, em geral, são feitos massivamente via redes sociais, Skype, WhatsApp, por isso, muitas pessoas tem receio dos networkings dos eventos presenciais.

Se você sente que fica um pouco tímido demais na hora de se comunicar e isso faz com que você perca oportunidades de fechar negócios. Atente-se à três pontos essenciais para dominar a situação:

  • Tenha uma postura otimista e acessível: A atitude corporal fala muito sobre nós e, geralmente, é a primeira mensagem percebida pelo outro na hora de se comunicar. Então, se mostre simpático, tenha um sorriso amigável à oferecer, se postando sobre um otimismo contagiante. Isso fará com que as pessoas se sintam confiantes para conversar. Olhe nos olhos das pessoas enquanto tiver conversando, se mostre acessível, mas estabeleça o contato de forma organizada, oferecendo atenção exclusiva em cada networking que realizar.

 

  • Ouça antes de falar, pergunte sobre a marca do potencial cliente: Aqui, o potencial cliente ocupa a mesma posição de um lead que você captura pelas suas estratégias de marketing digital. Isso significa que ouvi-lo e entende-lo é essencial para que você possa “aconselhá-lo” de maneira assertiva, oferecendo soluções realmente condizentes com suas necessidades. Então, pergunte sobre a marca dele, suas soluções, dificuldades, dores, desejos, se aproximando do cenário que ele pertence.

 

  • Apresente sua solução de forma atrativa e interessante: Após entender tudo que o potencial cliente precisa, se colocando no lugar dele, chegou o momento, de forma natural, atrativa e interessante, de apresentar a solução a ele. Foque em abordar como o que você tem em mãos pode sanar as dificuldades que ele possui. Em um primeiro momento, se empenhe em atrair o interesse dele, não tenha tanta pressa, caso precise, marque um reunião para falar mais profundamente após o evento. Pegue o cartão do potencial cliente para ter meios de entrar em contato.

 

Bem, é importante que você anote no próprio cartão alguns lembretes sobre o que conversou no dia do evento com aquele potencial cliente.

Peguei diversos cartões no evento, como faço para transformá-los em negócios?

É comum que depois de um evento tenhamos diversos cartões sobre a mesa. Mas como transformá-los em negócios fechados?

Primeiramente, você olhará os cartões para checar as observações que você anotou em cada um deles.

Organize-os com o objetivo de classificá-los do maior para o menor potencial de fechar negócios.

Pegue os primeiros da lista e comece a entrar em contato. Seja por e-mail ou telefone. Não esqueça de se reapresentar e relembrar a conversa que tiveram.

Dessa forma, marque as reuniões que ficaram pré-acordadas. Caso não aconteça, não é hora de jogar os cartões fora.

Continue mantendo uma comunicação, fortificando a relação, pois um novo negócio pode surgir quando você menos imaginar.

 

Dúvidas? Escreva para nós!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Até breve.

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