ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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3 Erros Principais Que Fazem os Seus Clientes Te Abandonarem

É óbvio que todos os profissionais à frente de um negócio, independente, de sua área de atuação, buscam, cada vez mais, conquistar um volume maior de clientes.

O motivo para tal não é nenhuma novidade. Afinal, segundo a equação simples do sucesso, um negócio precisa captar leads e conquistá-los para que eles então um dia se tornem clientes.

Com o aumento de clientes, inevitavelmente, se alcança um maior número de conversões e por consequência, melhores ganhos financeiros.

Certo? Errado! Esse universo não é uma ciência exata, as variáveis são imensas e nem tudo é tão simples como parece.

Na verdade, o problema não está diretamente na fórmula, mas sim em como ela é interpretada na prática.

Sabemos que há milhares de técnicas para cada fase do processo, desde a captura do lead, até o pós-venda. Cada negócio e cada público funciona melhor com uma combinação das possibilidades existentes e isso faz toda a diferença.

Só que por outro lado, temos um enorme problema. Muita gente ainda acredita que para obter sucesso, basta vender.

Esse é um erro enorme que, sem dúvidas, faz com que você perca um número considerável de clientes. Sabia?

Nós, do Mestre do Adwords, sabemos que captar um lead e transformá-lo em cliente não é uma das tarefas mais fáceis e rápidas.

É preciso até meses de trabalho, oferecendo valor, conhecimento, construindo uma relação próxima, até que a confiança é estabelecida e a conexão marca/potencial cliente acontece.

É com base na relação de confiança, na autoridade, que uma compra é concretizada. Na maioria das vezes, o usuário precisa acreditar na sua indicação para converter.

Como dissemos acima você pode utilizar as mais diferentes técnicas do marketing para conseguir alcançar os objetivos dessa fase. Só que de nada irá adiantar usar links patrocinados, marketing de conteúdo, otimização do seu site, se você ainda acreditar que o seu objetivo maior e final é a venda.

Se você está percebendo que o seu negócio até gera vendas, mas está sendo frequentemente abandonado pelos seus clientes conquistados com tantos meses de trabalho e dedicação, esse conteúdo é para você.

Infelizmente, há grandes chances de que você esteja cometendo, ao menos, um dos 3 erros principais que fazem seus clientes te abandonarem.

Descubra quais são eles à seguir!

1º Erro – Você tem como objetivo principal e final as vendas

 

3 Erros Principais Que Fazem os Seus Clientes Te Abandonarem.

 

De acordo com pesquisas recentes, um dos principais motivos pelos quais os clientes abandonam uma marca é o fato de que eles sentem-se desprestigiados por ela.

Isso acontece, na maioria das vezes, em marcas que tem o objetivo de vendas como a última etapa do processo.

Entenda de uma vez por todas. A primeira venda concretizada deve ser só o início da relação com o cliente.

Você deve, ao invés de deixá-lo de lado, continuar investindo na relação, na conquista, na fidelização desse cliente.

Nós, aqui no Mestre do Adwords, já lhe falamos que o processo de fidelização é uma prática muito mais interessante para o seu negócio do que conquistar novos clientes. Lembra?

E isso em todos os aspectos. Desde o financeiro até se formos considerar o tempo.

2º Erro – Seu Atendimento é Pouco Desenvolvido

Um estudo especializado, divulgado recentemente, comprovou que 82% dos consumidores desistem de continuar fechando negócios com marcas por conta do seu péssimo atendimento ao cliente.

Isso comprova, mais uma vez, o quanto a relação e a comunicação é importante entre uma marca e o seu consumidor.

Se você tem um atendimento pouco desenvolvido, desalinhado com o marketing praticado por seu negócio ou, ainda, focado nos objetivos errados.

Certamente esse pode ser o motivo pelo qual você vem sendo abandonado pelos seus clientes.

 

Clientes-Te-Abandonarem

 

3º Erro – Você não tem um pós-venda

Mais uma vez, esse é um erro cometido em consequência do primeiro e agravado pelo segundo.

Se você foca em vender e apenas, isso, e ainda tem um atendimento pouco qualificado, essa junção já é o bastante para que seus clientes desistam de continuar fazendo negócios com sua marca.

Só que se além de tudo, você ainda não tiver um pós-venda, sentimos em lhe dizer, mas há grandes chances de que seu fracasso esteja bem próximo de acontecer.

Uma pesquisa mostrou que quase 55% dos clientes abandonam negócios que já conhecem e passam a procurar substitutos por simplesmente não manterem uma relação interessante, próxima, com a marca no período do pós-compra.

Assustador, não?

Quer saber como solucionar essas questões da melhor forma? Confira então as dicas que preparamos para você.

Dicas para Corrigir os Erros e Fidelizar Meus Clientes

 

3-Erros-Principais-Que-Fazem-os-Seus-Clientes-Te-Abandonarem

 

Se sua empresa não tem clientes fiéis esse é um sinal de alerta de que há algo de errado acontecendo. Clientes leais te levam mais longe, até mesmo na conquista de novos consumidores.

Por isso, se sua marca só gera relações frágeis, experimente implementar algumas dessas dicas.

  1. Escute e acompanhe com atenção as dores e os desejos: Como falamos no início, muitos clientes deixam de fazer negócios com uma empresa quando sentem-se pouco valorizados. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é ouvi-los mais de perto. Acompanhando com atenção suas dores, desejos, respondendo suas dúvidas e ajudando sempre que possível. A rapidez no retorno também é importante, pois isso mostra o quanto aquele cliente é visto com valor pelo seu negócio.

 

  1. Tenha um Plano de Fidelidade: Um cliente que já comprou de você, espera ser visto de maneira diferente pelo seu negócio, uma vez que a relação é mais próxima do que antes. Uma ótima maneira de oferecer certa exclusividade, tratamento diferenciado, é oferecendo recompensas e bônus através de um plano de fidelidade. Assim, também fica mais fácil conseguir que ele continue sendo fiel à sua marca.

 

  1. Invista em um bom atendimento: O atendimento, geralmente, é a voz da sua marca no processo de construção e manutenção da relação com o cliente. Quando você não tem um bom atendimento, essa comunicação fica frágil, com ruídos, o que faz o cliente ir embora. Por isso, não deixe essa área tão importante do seu negócio sem um bom investimento.

 

  1. Tenha um pós-venda: Agora que você já sabe que a relação não termina na concretização da venda, já deve entender o quão importante é ter um pós-venda de qualidade, certo? Então construa a sua estratégia, visando continuar mantendo o contato com o cliente, resolvendo possíveis problemas, recebendo feedbacks, enviando informações relevantes, novidades, promoções.

Resumindo, podemos dizer que a grande sacada para obter sucesso é não só gerar vendas, mas conquistar clientes e mantê-los fiéis, satisfeitos, encantados.

Esperamos ter lhe ajudado! Dúvidas? Mande sua pergunta.

Até breve!

Forte Abraço.

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