ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Medo de Perder Dinheiro no Adwords? – Conteúdo Especial

Se você está adentrando o mundo digital agora e começou a conhecê-lo mais fortemente faz um certo tempo, com certeza sua cabeça deve estar borbulhando de informações, ideias, sacadas e dicas para implementar em seu negócio.

Apesar da visão favorável e da projeção positiva esse deve ser um momento bastante complexo, não é verdade? Afinal é difícil distinguir o que vale à pena e o que não vale.

A quantidade de atualizações e de informações disponibilizadas no mercado digital são extremamente grandes e esse é mais um desafio a vencer. Claro, isso não deve servir de desmotivação, pelo contrário, se você seguir com determinação, muito trabalho e foco em seus objetivos, você terá grandes possibilidades de encontrar o sucesso.

Em meio esses mistérios presentes em nosso segmento, há um que sempre gera controvérsias e de longe é um dos que mais geram medo no profissional iniciante.

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords,

 

Você sabe bem do que eu estou falando, não é?

Preciso te perguntar:

  • Você tem medo de perder dinheiro no Adwords?

Calma, não precisa dar dois passos para trás. Você não é o único. Muitas pessoas que tomam conhecimento da plataforma e de suas vantagens passam um tempo se questionando se investir no Adwords realmente vale à pena.

Eu não vou mentir para você, para obter lucros com o Adwords é preciso conhecimento, tempo e persistência.

Não é simples extrair resultados grandiosos, você terá que gerenciar suas campanhas com muito cuidado, sempre de olho nas métricas e em como o seu publico alvo reage as suas investidas publicitárias.

Por outro lado, posso te garantir que é perfeitamente possível conseguir um dos melhores retornos que o seu negócio já pôde usufruir. Desde que você saiba o que está fazendo.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que para obter altas conversões, são necessárias altas ações. Certo? Porém, você está iniciando, e para que tudo corra bem, o indicado é que você almeje resultados de modo escalonável.

Não adianta ir com muita sede ao pote. É necessário ir galgando aos poucos e, tem mais, o Adwords não é uma roleta premiada, onde você ganha dinheiro a cada rodada.

É preciso entender que os ganhos que você vai conseguir com o Adwords nem sempre será o financeiro em primeira instância. Tudo dependerá do objetivo da sua campanha, é claro, mas muitas vezes você poderá captar leads que possivelmente se transformarão em clientes e aí sim gerarão dinheiro.

Foi pensando em tudo isso e no quanto é necessário aprender para obter sucesso com o Adwords, que eu resolvi criar esse conteúdo especial para você.

Está disposto a aprender muito? Então vamos juntos.

 

Dinheiro no Adwords – Conhecendo Um Pouco A Plataforma

Se você tem medo de perder dinheiro no Adwords é importante que você saiba que a plataforma é bastante conhecida pela sua forma de cobrança, na verdade, por ela ser uma das que apresentam o melhor custo/benefício do mercado.

A modalidade mais conhecida é o custo por clique, onde você só paga ao Google, quando o seu anúncio receber um clique.

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords

 

Se ter um investimento com base na sua conversão não é o bastante para que você comece a perder o medo de perder dinheiro no Adwords, que tal descobrir que ele é um produto Google e, ainda a maior plataforma de anúncios online do mundo?

É isso mesmo, o Adwords hoje ostenta um faturamento de mais de 38 bilhões de dólares com cerca de um milhão de anunciantes ativos.

É incrível, não é? Esses números só mostram o quanto o Adwords é eficiente, e mais de um milhão de profissionais enxergaram as oportunidades que a ferramenta oferece aos seus negócios.

Uma das principais coisas que o Google Adwords entrega aos seus anunciantes é a possibilidade de chegar a trilhões de potenciais clientes que navegam pelos sites parceiros da rede e ainda pesquisam no maior buscador do mundo, o Google, é claro.

Você pode estar se perguntando:

  • “Será que meu negócio terá oportunidades no Adwords, eu trabalho em um nicho muito específico!”.

Eu posso te responder, sem sombra de dúvidas, de que sim, seu negócio terá grandes oportunidades no Adwords. Sabe por quê? Porque quem hoje não acessa a internet para realizar pesquisas?

A maioria das pessoas está presente na internet hoje e o Google se tornou uma extensão no dia a dia delas. Na primeira dúvida que surge, o Google é aberto para saná-la!

Concorda?

Bem, são esses incessantes pesquisadores diários, ou seja, pessoas como eu você e todo mundo, quem serão os alvos dos seus anúncios.

Começou a diminuir o medo de perder dinheiro no Adwords?

Então vamos avançar um pouco mais! Quero te mostrar como você pode agir para diminuir os riscos do seu investimento na publicidade online.

 

Dinheiro no Adwords – Diminuindo os Riscos do Investimento

Como você viu, o ambiente é amplamente favorável, porém é preciso deixar muito claro que anunciar no Adwords demanda trabalho duro se o seu objetivo é alcançar resultados positivos.

Como temos diversas possibilidades na plataforma, é comum que quem está iniciando cometa erros na criação de seus anúncios e na estruturação das campanhas como um todo.

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords.

 

Esses erros vão acontecer inevitavelmente, até porque você aprenderá por etapas e até mesmo com os próprios erros, não se desespere por isso! O que você precisa focar é em evoluir durante todo o processo.

Se você ficou preocupado, pode começar a relaxar. Eu vou te ajudar nessa etapa também.

A seguir, você verá uma série de ações que você deve evitar para diminuir os riscos do seu investimento no Adwords. Ok?

Sempre que houver dúvidas na criação de uma nova campanha, você poderá consultar esse conteúdo para lhe auxiliar.

Prepare-se, pois vamos colocar as mãos na massa já!

 

Dinheiro no Adwords – Atalhos Inteligentes para Chegar ao Sucesso

O erro mais fatal de qualquer anunciante, seja ele iniciante ou experiente, é acreditar que existem atalhos inteligentes para chegar ao sucesso.

Não existem! E toda vez que você resolve testar esse tipo de coisa são alguns passos que você volta para trás na caminhada do sucesso, isso se você não estiver jogando o seu dinheiro no lixo.

Outra coisa, no Adwords, a famosa frase “A pressa é inimiga da perfeição” faz todo o sentido.

Isso porque estamos falando de um investimento, não só financeiro, mas de trabalho e tempo. Correto?

Então, jamais, crie campanhas correndo e as coloque para rodar. Isso só desperdiçará o seu orçamento.

Para criar uma campanha com chances de atrair retornos positivos é preciso selecionar palavras-chaves com potencial atrativo, além de classificá-las dentro de combinações que garantem que elas vão ser acionadas por seus potenciais consumidores.

Certamente, conhecendo um pouco de otimização dos motores de busca, você sabe do que eu estou falando, não é?

As palavras-chaves podem ser classificadas dentro de 4 tipos de alcance, são elas:

  • Ampla: A correspondência ampla, assim como o nome sugere, acionará os seus anúncios sempre que o usuário utilizar a palavra-chave utilizada no seu anúncio em qualquer ordem e até mesmo palavras-chaves relacionadas, sendo elas com erros de acentuação ou ortografia.

Por exemplo:

Vamos imaginar que a palavra-chave que você utiliza é calça masculina. O seu anúncio poderá ser acionado por pesquisas que utilizam: “Comprar calças masculinas”. “Modelo de calça masculina”. “Calsa masculina jeans”. Entre outras variações.

Quando Utilizar?

Você deve optar pela classificação ampla, quando o objetivo da sua campanha for exibir o seu anúncio o maior número de vezes possível. Mas, você deve ter cautela, isso porque você deve ponderar a qualidade com a quantidade. Não acredite que a quantidade será mais vantajosa, isso é um tremendo erro, cometido muito por quem está iniciando.

 

  • Ampla Modificada: Na ampla modificada você poderá selecionar qual palavra-chave exata acionará o seu anúncio, mas ainda o seu anúncio continuará sendo exibido em pesquisas que utilizem as outras palavras, individualmente, independente, da composição da frase.

Por exemplo:

Utilizando o mesmo exemplo de palavra-chave acima, ou seja, +calça +masculina, o seu anúncio poderá ser exibido para pesquisas que utilizam frases como “Calça para Homens”.

Quando Utilizar: Você pode utilizar essa opção para campanhas que tenham o objetivo de atrair altos volumes de tráfego, mas como a opção acima, é preciso utilizá-la com cautela. O Foco é atrair usuários, realmente, interessados. Uma boa opção é utilizar esse tipo de opção quando você já tiver maior conhecimento em cima das palavras-chaves exatas.

 

  • Ampla de Frase: Nessa opção o seu anúncio será acionado por pesquisas que utilizam a frase exata estipulada por você.

Por Exemplo:

Utilizando a palavra-chave “tênis masculino” e classificando essa como a frase da correspondência, os seus anúncios poderão aparecer para usuários que pesquisarem por “Comprar tênis masculino” ou “Modelos de tênis masculino”.

Quando Utilizar: A ampla de frase também funciona da mesma forma que as duas opções acima, porém ela consegue restringir um pouco a abrangência, atraindo um tráfego mais qualificado. Também deve ser utilizada em harmonia com as outras opções.

  • Exata: Nessa opção o seu anúncio será exibido quando o usuário pesquisar pela palavra-chave exata utilizada por você.

Por Exemplo:

Vamos imaginar que a palavra-chave utilizada por você é [Tênis Feminino], desse modo, seu anúncio só aparecerá para usuários que pesquisarem por Tênis Feminino.

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords..

 

Quando Utilizar: A correspondência exata é excelente para campanhas que almejam a conversão, mas o volume de alcance pode ser muito baixo e a concorrência extremamente alta. Por isso é imprescindível que você saiba utilizar as opções de modo que se complementem.

Existe ainda uma quinta classificação de alcance, mas essa é um tanto diferente, pois ela restringe a exibição do anúncio em alguns casos. Olha só:

  • Negativa: Quando você classifica uma palavra-chave como negativa, você estará dizendo ao Google Adwords que você não autoriza que o seu anúncio seja exibido quando essa palavra-chave for pesquisada pelo usuário, por mais que ela tenha uma espécie de ligação com o que você está anunciando. Esse tipo de opção é utilizada quando a palavra-chave tem ligação com o seu negócio, mas não expressa exatamente algo que você oferece ou que levam o usuário ao erro, trazendo, consequentemente, um tráfego desqualificado para você.

Por Exemplo:

Vamos supor que você venda tênis femininos exclusivamente, então seria interessante que você bloqueasse a palavra-chave -tênis masculinos-. Isso porque quem está buscando tênis masculinos não comprará de você, certo?

Tudo entendido? Então vamos falar sobre grupos de anúncios.

 

Dinheiro no Adwords – Não Criar Grupos de Anúncios

É muito comum que anunciantes que estão iniciando, com muita vontade de começar a ver a engrenagem funcionar, criem poucos anúncios e já os coloquem para rodar.

O problema é que esse é um erro que pode comprometer e muito os seus resultados.

Bem, o Google Adwords, sempre pensando na boa experiência do usuário, possibilita que o anunciante crie 10 mil campanhas por conta e o dobro em grupos de anúncios. Agora, me diga:

  • Porque você criaria, apenas, um ou dois?

Não! Você deve aproveitar a liberdade que o Google te entrega para estruturar e organizar suas campanhas da melhor maneira.

Quando digo estruturar e organizar suas campanhas, não falo por questão de preferência, longe disso, essa organização e boa estrutura é um quesito importante em sua conta, inclusive, ela influência diretamente no seu índice de qualidade, fator decisivo para o seu sucesso.

A melhor forma de fazer essa organização é criando grupos de anúncios para cada tipo de produto/serviço e também para o objetivo da campanha.

Pode ser que você tenha produtos semelhantes, mas que não poderão pertencer ao mesmo grupo de anúncios, pois eles são destinados a perfis de usuários diferentes entre si, ou seja, que precisarão ver anúncios diferentes.

O melhor de tudo é que criar um grupo de anúncios não tem nada de complicado, basta que você:

  • Faça login na sua conta Adwords.
  • Depois vá até a sua campanha e a abra.
  • Vá até o botão vermelho escrito “+ Grupo de Anúncios” no topo da página e clique nele.
  • Você verá que uma página se abrirá, nela será necessário preencher as opções pedidas.

Dica: Na aba em que você deve colocar o nome do seu grupo, procure escolher um nome que mostre claramente do que se trata o grupo, pois isso lhe ajudará a se manter organizado.

 

Dinheiro no Adwords – Não Avaliar as Métricas

Se você tem medo de perder dinheiro no Adwords, você nunca, jamais, poderá esquecer-se de avaliar as métricas.

Como eu te disse no início desse conteúdo, para obter sucesso na plataforma de anúncios do Google é de extrema importância que você avalie os dados, o desempenho de sua campanha.

Lembre-se! Por mais que você acredite estar certo e que a sua ideia é a melhor do mundo, você deverá se basear nos dados gerados pelos relatórios, pois eles jamais se enganam.

A sorte de principiante pode atingir você e sua primeira campanha ter um resultado incrível, mas não se empolgue demais, avaliar as métricas continuará sendo imprescindível, inclusive para que você verifique o que fez dar tudo certo.

É muito importante que eu te diga que em diversos momentos você terá vontade de continuar insistindo em algo que não está dando certo, mas como tudo na vida, existe o momento de insistir e de desistir.

Para nunca perder a mão e diminuir suas perdas, estabeleça um tempo e um orçamento para atingir a meta sempre que iniciar uma nova campanha.

Se você não conseguir atingir a sua meta dentro do tempo ou com o orçamento estabelecido, pare para reavaliar seu projeto e se vale à pena seguir em frente.

Pode ser que seja o momento de desistir, mas somente da campanha em si. Siga em frente com os seus projetos, inicie novas campanhas, analise as métricas e realize testes.

Lembre-se! É muito importante aprender com os erros e evoluir em cada etapa.

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords...

 

Dinheiro no Adwords – Não Ter Listas de Palavras-Chaves Negativas

No começo desse material, eu lhe falei sobre as classificações de abrangência das palavras-chaves, correto?

Entre as classificações, eu lhe entreguei uma leve noção sobre as palavras-chaves negativas.

Se você achou que íamos parar por ali, se enganou! Isso porque um dos erros mais cometidos pelos anunciantes iniciantes e até experientes está ligado diretamente às palavras-chaves negativas.

Acredite! Muita gente não utiliza listas de palavras-chaves negativas na composição de suas campanhas e isso pode te levar ao nocaute em poucas horas.

Como você já sabe, esse tipo de classificação serve para melhorar a qualidade do tráfego que chega ao seu anúncio. Eles indicarão ao Google que o seu anúncio não deverá ser exibido quando algumas palavras-chaves forem utilizadas, mesmo que elas tenham uma espécie de ligação com o que você anuncia ou com o seu negócio.

Quando você faz isso, você evita que pessoas cheguem até você por engano, melhor, que elas cliquem no seu anúncio, gastem o seu orçamento, sem ao menos, terem interesse de consumir algo que você oferece.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que estamos procurando por livros gratuitos de marketing digital.
  • Nesse momento, vamos até o Google e digitamos esses termos “Livros gratuitos de marketing digital”.
  • Certamente, aparecerão diversos negócios de marketing digital entre os anúncios na página de pesquisa. Pode fazer o teste aí.

Se eu clicasse em cada um deles, eu estaria, apenas, gastando o orçamento deles, pois nenhum desses anúncios tem relevância para o que eu procuro.

Consegue perceber o que eu quero dizer? Independente do quão inteligente seja o conteúdo, o título, a imagem, esse anúncio não irá converter dentro da pesquisa que eu fiz.

A palavra-chave utilizada deve ser avaliada, as configurações de abrangência devem ser ajustadas. Caso contrário, você pode ficar com muito medo de perder dinheiro no Adwords.

Sem contar que a cada vez que você faz isso, você torna a experiência do usuário frustrante e ele terá uma má impressão da sua marca.

A reputação é muito importante nesse setor, até mais do que em outros. Por esse motivo, não brinque com a sua credibilidade digital.

Tem mais, quando você torna a experiência do usuário ruim, o Google Adwords pode te punir, atribuindo notas ruins ao seu índice de qualidade. Isso acontece porque o Adwords tem um sistema avaliativo que verifica o quão relevante você está sendo para o seu alvo.

Um dos pontos mais avaliados é a sua página de destino. Basicamente, o Google tenta descobrir se o usuário encontrou o que ele procurava na página de destino. Por isso, nesses casos, você pode se prejudicar muito, inclusive, ter custos mais altos para anunciar.

Dica Extra: Utilize as palavras-chaves negativas para melhorar o desempenho do seu anúncio, diminuir o seu CPC e melhorar a sua taxa de conversão. Muitas vezes, elas podem lhe ajudar a qualificar o tráfego captado pelas outras palavras-chaves que você selecionou.

 

Dinheiro no Adwords – Não Trabalhar de Modo Escalonável

Você se lembra de eu ter lhe falado sobre trabalhar de maneira escalonável? Pois então chegou o momento de explorarmos um pouco mais esse assunto.

Isso porque há diversos pretendentes a anunciar no Adwords, hoje, que estão imaginando como vão criar 100 campanhas de uma só vez.

Se eu posso lhe dar um conselho é: Tenha Calma!

Não adianta você querer abraçar o mundo com as pernas, é necessário crescer aos poucos, adquirindo experiências em cada etapa.

Ninguém consegue escalar uma montanha pelo topo, é necessário iniciar das bases e com o conhecimento do terreno e a experiência adquirida é possível avançar com segurança para que haja possibilidade de chegar ao cume.

No Adwords a situação não é diferente. Você deve começar a anunciar, primeiramente, com o objetivo de conhecer a ferramenta, de conhecer o seu público alvo e como esses elementos se comportam.

Uma ótima maneira de começar com grandes chances de alcançar o sucesso é saber que o seu propósito maior deve ser entregar a melhor experiência para o usuário através de suas campanhas.

Então, antes de criar diversas campanhas, antes de ter ideias mirabolantes e grandiosas, atente-se para o valor do seu CPC e o índice de qualidade dos seus anúncios, pois eles influenciarão e muito no seu desempenho.

Um dos seus primeiros objetivos deve ser elevar ao máximo o seu IQ, pois quanto maior a sua pontuação, menor será o seu custo para anunciar e isso lhe abrirá um grande leque de possibilidade.

Você pode querer me dizer:

  • “Tiago, mas o mais importante não é que eu apareça em primeiro no Google? Eu deveria me preocupar com o valor do lance!”.

Não! Esse é mais um dos erros que são cometidos no Adwords. Aparecer na primeira posição não significa que você terá maiores lucros. Tudo dependerá da composição da sua campanha.

Lógico que estar ali na primeira posição, pode atrair mais cliques, mas isso não significa que essa é a melhor estratégia. Segundo estudos, as posições 3, 4 e 5 são as que atraem melhores ROI.

Será que é necessário gastar tanto para obter esse volume de cliques? Ou melhor, esses cliques estão gerando conversões o suficiente para lhe dar um bom retorno sob o investimento?

Avalie muito bem o objetivo da sua campanha e mais uma vez: Vá com calma!

 

Medo de Perder Dinheiro no Adwords,

 

Como você viu é possível ter ótimo retorno sob o investimento estando na posição 3, 4 ou 5. Correto? Utilizando essa tática, você ainda pode receber o volume de cliques da posição 1 e 2, bastando melhorar a sua campanha ao máximo durante um tempo e depois aumentar o CPC Máximo para ganhar as primeiras posições.

Dica Extra: Na Keyword Tools, o planejador de palavras-chaves do Google, você pode ter uma ótima noção sobre os valores máximos dos lances por palavra-chave.  A minha indicação é que você estude como balancear esse custo, priorizando sempre o seu IQ. Realize testes com lances menores do que os indicados no planejador de palavras-chaves, você poderá ter uma grata surpresa.

Obviamente, é muito importante que você avalie as métricas de desempenho dos seus anúncios para saber o quanto você está sendo relevante.

 

Dinheiro no Adwords – Não Estudar Os Concorrentes

Talvez você esteja entrando em um setor muito maior do que você imagina. Isso porque enquanto você se pergunta se o Adwords é para o seu negócio, existem milhares e milhares de concorrentes seus anunciando nesse exato momento.

Parece exagero, não é? Afinal, seu nicho é tão específico, não é possível que já tenha empresas do mesmo ramo anunciando.

Eu não duvidaria, mas se você quer tirar a prova, vá até o Google e faça uma breve pesquisa.

O que eu quero dizer com tudo isso é que esse simples e, aparentemente, ingênuo pensamento, leva muitos anunciantes a cometerem um erro que pode custar muitos dias de trabalho. Esse erro ao qual me refiro é o de não estudar os seus concorrentes.

Nesse caso, ter concorrentes é uma excelente vantagem que você adquire. Pode acreditar! Eu digo isso, porque eles serão uma grande fonte de informações valiosas para a criação de suas campanhas, sem ao menos, saberem que estão lhe entregando ouro.

Através de programas como o SEMRUSH, você poderá colher diversas informações sobre como são baseadas as campanhas de seus maiores e mais poderosos concorrentes.

Obviamente, eu não estou lhe dizendo para sair copiando tudo. A grande sacada aqui é avaliar, realizar testes e encontrar o modelo perfeito para se destacar entre tanto e por fim obter lucros.

Para ter bons resultados dessa ação, procure conhecer por meio de pesquisas de mercado, quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Vá até o Google mesmo, olhe os anúncios, colete alguns sites e depois vá até uma ferramenta como o SEMRush.

Por meio dessa ferramenta, você poderá verificar:

  • Quais são as palavras-chaves utilizadas por eles.
  • Quais são as palavras-chaves que mais trazem retorno positivo.
  • Qual é o custo médio com Adwords que eles possuem.
  • Qual é a principal fonte de tráfego do anúncio e do site, ou seja, você terá informações tanto do tráfego pago, quanto do orgânico.
  • Qual é o tempo da conta do Adwords.

Entre outras, milhares de informações, que lhe ajudarão a criar campanhas mais poderosas.

É importante deixar claro que esses programas são pagos e que os dados exibidos nem sempre tem confiabilidade de 100%, mas certamente te dará uma boa noção das ações.

 

Dinheiro no Adwords – Não Realizar Testes

Se você quer ter sucesso constante com suas campanhas Adwords, a sua preocupação deve ser, além de avaliar as métricas, realizar testes e mais testes.

Pode parecer besteira o que eu vou lhe falar agora, mas pode ter certeza que eu não tocaria no assunto, se não fosse importante.

Muitos anunciantes têm seus ganhos perdidos logo após terem feito uma campanha extremante lucrativa e isso se dá pelo excesso de confiança e pela falta de testes.

Isso mesmo! Ao alcançar um bom resultado, a primeira coisa que vem à cabeça, principalmente dos iniciantes no Adwords, é aumentar o investimento para dobrar o retorno.

É bastante comum eu ouvir perguntas, mais ou menos assim:

  • “Tiago, para conseguir dobrar as minhas conversões, eu preciso dobrar meu investimento, não é?”.

A resposta para essa pergunta é não necessariamente. Isso porque você precisa entender primeiro o que te trouxe esses resultados.

E tem mais, não é porque a campanha X converteu muito que a mesma campanha X com maior investimento vai continuar trazendo resultados positivos.

O seu foco nesses casos deve ser em otimizar a sua campanha lucrativa, para, apenas, depois investir mais. E a melhor maneira de fazer isso é avaliando as métricas e realizando testes com base nelas.

Os testes A/B são excelentes escolhas para essa ocasião. Para fazê-los basta que você crie variações do seu anúncio campeão em conversões.

Claro, você deve estudar o público alvo e avaliar os dados do seu anúncio base para ter uma melhor noção do que pode funcionar.

Na hora de criar, pense em:

  • Variações de títulos.
  • Variações de texto do Anúncio.
  • Variações de palavras-chaves.
  • Variações de imagens.
  • Variações da url de destino.

Entre outras coisas que podem fazer diferença no comportamento do seu público perante o anúncio.

Jamais se esqueça de que para fazer um teste A/B de qualidade, dois modelos de anúncios devem rodar ao mesmo tempo, com modo de exibição alternada para o mesmo público alvo.

Além disso, é indicado que você realize um item modificado por vez. Por exemplo:

  • Crie um anúncio A e um B.
  • Para realizar um primeiro teste, crie dois títulos.
  • Atribua o título 1 ao anúncio A e o título 2 ao Anúncio B.
  • Coloque os para rodar ao mesmo tempo, com exibição alternada para o mesmo público alvo e pelo mesmo período.

Após o anúncio ter passado pelo período de teste é o momento ideal para avaliar os relatórios e depois iniciar um novo teste, nas mesmas bases, mas agora modificando outro elemento, como a imagem, por exemplo.

Esses testes pequenos que parecem não fazer sentido são muito eficientes e conseguem lhe entregar ótimas informações capazes de turbinar os seus resultados.

Posso lhe dizer isso por experiência própria, eu mesmo cheguei a duvidar do poder dessas modificações que parecem imperceptíveis e quando apliquei em meus negócios, lamentei por não ter feito antes.

 

Dinheiro no Adwords – Não dar Atenção Para A Página de Destino

Se você acompanhou com atenção tudo o que foi dito até aqui, certamente já tem noção da gravidade desse erro, não é mesmo?

Descuidar da página de destino pode ser um verdadeiro desastre, principalmente, porque ela é um dos itens mais avaliados pelo Google na hora de te pontuar quanto ao índice de qualidade.

É triste dizer, mas muitos anunciantes não dão a devida atenção para a página de destino e acabam tendo custos elevados e um retorno nada agradável.

Se você não quer sofrer do mesmo mal, sugiro que você cuide muito bem da sua página de destino, a começar pelo link de direcionamento inserido no anúncio.

Primeiro de tudo, tenha uma url amigável, isso quer dizer, uma url que mostre ao usuário para onde ele está indo. Por exemplo:

Além de entregar uma melhor experiência ao usuário e tornar a navegação mais segura e transparente, você ganhará pontos com o Google.

O segundo passo é direcionar o seu potencial cliente para o local certo. O que eu quero dizer é que não adianta você anunciar um produto e direcionar o interessado para a página principal do seu site.

Além de complicar a navegação, você pode ter seu índice de qualidade rebaixado.

O ideal é que você tenha uma página específica para cada produto ou serviço anunciado. Nessas páginas devem contem fotos e informações relevantes sobre o produto e tudo que ajude o usuário a se decidir sobre a aquisição.

Claro, nessa mesma página, deve conter o botão visível para que o usuário realize a compra em poucos cliques.

É muito importante que você torne a experiência do usuário incrível e não será o fazendo dar voltas e voltas que você conseguirá atingir o seu objetivo.

E tem mais, quando o potencial cliente encontra uma situação como essa, há grandes possibilidades dele simplesmente fechar o seu site e voltar as buscas, levando a sua taxa de rejeição para a lua.

Atenção!

 

Dinheiro no Adwords – Achar que Vai Ficar Preso à Plataforma

Se o seu medo de perder dinheiro no Adwords é superado pelo medo de ficar preso à plataforma você já pode se despreocupar.

Isso porque o Adwords é muito conhecido e admirado pela liberdade que ele entrega ao anunciante.

Para começar, o Google não estipula nenhum valor mínimo a ser investido para começar a anunciar. Isso mesmo que você leu, será você quem estipulará o valor do seu orçamento.

Segundo, você terá o total controle das suas campanhas, podendo iniciá-la, pausá-la, reiniciá-la e excluí-la quando e quantas vezes você quiser.

Quer a palavra-chave X ou Y? Basta verificar a disponibilidade e os valores sugeridos dos lances em tempo real e selecioná-las para a sua campanha.

Quer pagar por cartão de crédito, boleto ou paypal? Você pode, basta escolher a opção que mais se adéqua as suas necessidades.

Achou que o Adwords não era o que você esperava? Basta paralisar tudo e simplesmente não utilizar mais a plataforma.

Incrível, não é verdade?

 

Dinheiro no Adwords – Concluindo

Ao longo do conteúdo podemos verificar que o Adwords é uma ótima opção para quem deseja fazer o seu negócio vencer barreiras e chegar mais longe, concorda?

Por outro lado também pudemos perceber que para chegar lá são necessários conhecimento, tempo e experiência.

Por isso, se você deseja começar a anunciar no Google Adwords, mas não tem experiência, vale à pena começar devagar, ir evoluindo aos poucos até ganhar domínio da ferramenta.

Se você não quiser fazer tudo sozinho, existem diversas empresas e profissionais especializados que podem trazer resultados de forma mais rápida para você. Tudo dependerá de suas necessidades.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa tarefa e que o conteúdo apresentado tenha sido imensamente relevante para você.

Ficou com dúvidas, precisa de ajuda? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Conte comigo! Terei enorme prazer em lhe ouvir e lhe retornar.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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