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Publicidade do Adwords em 3 Etapas – Como Funciona?

É muito natural que fiquemos, um tanto quanto, perdidos com a velocidade das atualizações nos dias atuais.

São tantas inovações, informações e funções que acabamos não conseguindo acompanhar tudo como gostaríamos, não é verdade?

O interessante é que a velocidade da tecnologia acomete todos os pontos da nossa vida, desde a simples ação de ver um filme com a família, até na execução de um projeto profissional de alta complexidade. Não tem jeito, a tecnologia veio para ficar e trouxe com ela as altas velocidades de modificação e uma tonelada de informação.

Como não poderia ser diferente, esse movimento chegou ao marketing e consequentemente na publicidade. Quase que instantaneamente transformou parte do que era físico em online. Foi justamente por essa rapidez, que muita gente ainda tem dúvida sobre o que é a publicidade online e como ela funciona.

Como eu sei disso?

 

Publicidade do Adwords em 3 Etapas – Como Funciona

 

Simples! Constantemente recebo perguntas de pessoas que se interessam pelo mercado do marketing digital, mas sentem dificuldades para fazer parte dele por não conhecer o seu funcionamento.

Agora eu te pergunto:

  • Você imagina qual é uma das perguntas mais feitas?

Ou melhor…

  • Qual é a dúvida mais frequente entre os profissionais iniciantes e interessados no marketing digital?

É isso mesmo que você suspeita. A principal dúvida está ligada com o funcionamento da publicidade do Adwords.

Acredito que se você chegou até aqui, essa deve ser uma dúvida que você também tem.  Acertei? Não precisa se envergonhar, afinal, como eu lhe disse acima, é muito natural que fiquemos perdidos com tanta informação chegando.

Tem mais! Você está no lugar certo, pois nesse material eu vou te contar de maneira bastante simples como a publicidade do Adwords funciona.

Pronto para descobrir?

 

A Publicidade do Adwords em 3 Etapas – #1 O Buscador

Para que você comece a entender como a publicidade do Adwords funciona, nós precisaremos voltar um pouquinho no tempo para chegarmos até o Google, o Buscador.

Não sei se você sabe, mas o Google, o site que você tanto acessa para buscar informações diversas no seu cotidiano, nasceu, apenas, há 18 anos.

A ideia de seus idealizadores ao criar o Google era e, ainda é, oferecer uma melhor experiência para o usuário da internet. Para isso, eles apostaram na informação.

A fórmula perfeita para esse sucesso foi a seguinte:

  • Informação + Tecnologia = Qualidade de Experiência em Navegação

O objetivo, hoje alcançado, era entregar opções de informações de qualidade para qualquer usuário, em qualquer local do mundo, em pouco tempo, à qualquer tempo, sempre que fizessem uma pesquisa a partir de uma palavra-chave.

 

Publicidade do Adwords em 3 Etapas – Como Funciona.

 

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que um usuário com acesso a internet queira saber mais informações sobre o tempo em SP, mas ele está na China.
  • Com a tecnologia do Google presente, basta que ele acesse o buscador e digite: “Previsão do Tempo em SP” ou um termo similar.
  • Em poucos segundos, haverá milhões de resultados na página de retorno.

Certo?

Você consegue imaginar algo parecido com essa facilidade no acesso a informações, se não houvesse buscadores como o Google?

Incrível, não é? Mais incrível do que isso é a capacidade de alcance que o buscador possui. Hoje, ele lidera absoluto em quantidade de tráfego de pesquisa, ostentando cerca de 97% do volume total da internet.

Essa foi a grande sacada de sucesso, mas não é tão simples como parece. A publicidade do Adwords começa já nesse estágio. Sabia? Você entenderá melhor a seguir.

 

A Publicidade do Adwords em 3 Etapas – #2 A Plataforma

Como você viu, o Google começou sua trajetória como um grande buscador, entregando informação de qualidade para os usuários que pesquisavam na rede, mas com o crescimento exorbitante e a alta aceitação da ferramenta, os donos do Google tiveram que encontrar uma maneira para rentabilizar esse tráfego que chegava aos montes.

Desse modo eles poderiam continuar fazendo melhorias e entregando ainda um maior nível de qualidade na experiência.

Como você já deve imaginar o que aconteceu, a ideia, então, foi a tão boa e velha conhecida publicidade.

Isso for sacramentado com a compra de uma plataforma que seria batizada de Google Adwords.

Essa plataforma é o canal de publicidade do Adwords, é por meio dela que os anunciantes criam e veiculam suas campanhas para milhões de usuários interessados.

Você deve estar querendo perguntar:

  • “Ok, Tiago! Eu entendi que o buscador e o Adwords são do mesmo dono, mas o que um tem em comum com o outro?”.

Eles têm tudo em comum. Como eu te disse, o Adwords surgiu para rentabilizar o tráfego do buscador. Certo? Portanto, as duas plataformas trabalham integradas.

Funcionando mais ou menos assim:

  • O usuário entra no Google e faz uma pesquisa baseada em uma palavra-chave.
  • O Google busca em sua base de dados os conteúdos que podem servir como resposta para a pesquisa do usuário. Obviamente há diversas tecnologias envolvidas para selecionar o que é mais relevante.
  • Na página de resposta, serão exibidos diversos links para que o usuário escolha o que mais lhe interessar. Entre esses links, também estarão os links patrocinados, que são os anúncios criados através da plataforma Adwords.

Captou a ideia?

O Google direcionará o tráfego do buscador, para as campanhas de publicidade Adwords, sempre que houver algum anúncio relevante para a pesquisa.

Você deve estar curioso para saber onde é que o anunciante entra. Vamos ver a seguir.

 

Publicidade do Adwords em 3 Etapas – Como Funciona,

 

A Publicidade do Adwords em 3 Etapas – #3 O Anunciante

Uma das maiores dúvidas que os iniciantes tem sobre a publicidade do Adwords está ligada a:

  • Como o anunciante consegue ganhar dinheiro ou obter conversões?

Eu preciso lhe dizer que esse ponto depende do objetivo da campanha de cada anunciante. Por outro lado, posso lhe assegurar com toda a certeza de que é sim possível gerar conversões e ganhar dinheiro fazendo publicidade no Adwords.

O anunciante é o dono do negócio, o prestador de serviço, o cara que quer expandir as fronteiras do seu alcance. É o profissional que está querendo captar mais interessados, vender mais e ter uma presença forte na internet.

Quando ele escolhe entrar no mundo do marketing digital e, portanto resolve fazer publicidade no Adwords, ele estará automaticamente escolhendo anunciar para 97% de todo o tráfego de pesquisa da internet.

Afinal, o simples usuário que está pesquisando através do buscador é transformado no potencial cliente do negócio que está anunciando no Adwords.

Conseguiu entender a ligação?

Bom, ao optar pela publicidade do Adwords o anunciante poderá fazer dentro da plataforma:

  • Anúncios direcionados para um público alvo específico.
  • Selecionar a veiculação por região, características demográficas, por tipo de dispositivo e ainda por interesse.
  • Anunciar na página de pesquisa do Google, no Google Shopping, no Youtube, em sites e blogs parceiros, entre outros.

Praticamente todos os tipos de negócios podem anunciar através da publicidade do Adwords e não é só isso, com a quantidade de tráfego que o buscador capta diariamente, dificilmente, um anunciante não encontrará público para o que ele está divulgando.

Como se não bastasse as diversas vantagens desse recurso, ainda tem mais. A publicidade do Google Adwords é acessível, ou seja, você não precisa investir absurdamente para ter condições de captar o seu público, inclusive, não há valor mínimo estabelecido para investimento.

Basicamente, para começar, o anunciante precisará:

  • Ter uma conta Google e se cadastrar no Adwords. (Tudo gratuitamente).
  • Escolher as palavras-chaves que deseja utilizar.
  • Criar os seus anúncios e fazer as configurações adequadas para atingir o público que deseja. (Dentre as configurações estão segmentação, canal de veiculação, tempo de exibição, tipo de conversão, etc.).
  • Selecionar o tipo de cobrança, que pode ser por CPC, CPM, CPV ou CPA. Todas elas trabalham com o sistema de cobrança por conversão, você só pagará ao Google, quando sua meta de conversão for atingida.

Simples, não é? Pronto! Agora você sabe perfeitamente como funciona a publicidade do Adwords.

É claro que existem milhares de outros fatores por traz desse sistema, mas acredito que podemos falar mais sobre esse assunto em uma próxima oportunidade. O objetivo desse material é esclarecer, sem complicar.

Espero que esse conteúdo tenha sido relevante para você. Desejo que as informações entregues tenham sido claras e, sobretudo, tenham suprido suas expectativas e necessidades.

Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

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